Mulher escolhendo modelo de calçados na vitrine.
Dicas ao Lojista

20 ações para Black Friday no varejo calçadista 2020

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O Brasil organiza ações para Black Friday desde 2010 e, ano após ano, a data se torna mais esperada pelos clientes, devido aos descontos, e pelos lojistas, graças ao aumento no faturamento. O evento, considerado um dos mais importantes para o comércio online, se estendeu para as lojas físicas.

A grande liquidação, que acontece em novembro, na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças comemorado pelos norte-americanos, demorou para obter êxito no Brasil devido à grande resistência dos varejistas. Hoje, já consolidada no país, a data está em sua décima primeira edição e acontece no dia 27 de novembro.

Com a proximidade da aguardada sexta-feira, o varejo calçadista precisa se preparar para a temporada de vendas. Para ajudar no planejamento, reunimos 20 ações para a Black Friday em lojas de calçados, discutindo a importância do evento para o comércio brasileiro. Confira!

Ações para Black Friday em lojas de calçados

Com a grande concorrência de mercado, é essencial que as lojas busquem soluções assertivas para impulsionar as vendas durante a data. No entanto, não basta decidir participar da Black Friday e colocar alguns descontos para que a ação seja um sucesso.

É preciso planejamento, análise e estudo antes de estruturar o que será feito. Cada informação e ideia devem ser observadas com atenção para estruturar uma campanha que faça sentido para o seu negócio e que traga bons resultados. Entenda como estruturar sua campanha:

1. Analise os dados antigos

Procure informações sobre a Black Friday em anos anteriores para entender como seu público-alvo se comportou durante a data. Dessa forma, você tem dados que guiam suas ações.

Em 2019, por exemplo, 81% dos compradores de calçados durante a Black Friday realizaram suas aquisições na loja física, segundo pesquisa realizada pela Mind Miners. Já o varejo online como um todo, segundo a Ecommerce Brasil, faturou R$ 3,2 bilhões na sexta-feira de promoção.

Pessoa analisando dados da ação de Black Friday.
Os dados do mercado guiam melhor suas ações, alinhando as expectativas com a realidade.

Para 2020, as expectativas já estão sendo criadas. Dados levantados pela Inteligência de Mercado da Globo apontam que 42% dos consumidores têm planos para comprar na Black Friday. A aposta é que essa seja a maior sexta de descontos desde seu surgimento em território brasileiro, principalmente para ações desenvolvidas utilizando marketing digital.

Além do comportamento de mercado, é válido olhar para o histórico do seu negócio. Caso você já tenha desenvolvido ações de Black Friday no ano anterior, analise quais trouxeram mais resultados para ter como referência. Afinal, o conhecimento individual sobre sua loja é muito relevante.

2. Crie descontos reais

Por algum tempo, a Black Friday ficou conhecida no Brasil por não ter descontos reais, mas sim preços mascarados. Hoje em dia, o cliente é esperto e faz pesquisas antes de comprar para ter certeza de que não será enganado.

Logo, evite criar um “Black Fraude” e ofereça produtos com preços reduzidos, esclarecendo o valor ou a porcentagem de desconto que está sendo concedida.

Dessa forma, você cria confiança no seu consumidor, que sabe que encontrará preços interessantes na sua loja de calçados.

3. Dê descontos progressivos

Os descontos progressivos são uma ótima opção para o varejo calçadista, estimulando o consumidor a adquirir mais produtos para receber um desconto maior. A estratégia pode ser aplicada de várias maneiras, com descontos para calçados do mesmo ou de diferentes segmentos.

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Eles podem funcionar da seguinte forma, por exemplo:

  • Até 3 pares – Desconto de 10%
  • 4 a 6 pares – Desconto de 15%
  • Mais de 8 pares – Desconto de 25%

Para não confundir o consumidor, o preço por unidade deve estar claro:

  • 1 unidade – R$ 50,00 (valor original)
  • 4 unidades – R$ 45,50 (cada par)
  • 6 unidades – R$ 41,50 (cada par)
Manequins na vitrine junto da ação para Black Friday oferecendo descontos.
A ação desenvolvida para a data deve aparecer na vitrine, chamando a atenção dos consumidores. Foto: Reprodução | Artem Bali

Ao optar por essa ação, é preciso analisar o mix de produtos que será ofertado, assegurando que os artigos oferecidos são desejados pelos consumidores da loja.

Outro ponto essencial é definir o valor mínimo de compra para aplicar o desconto, assim como a porcentagem que será oferecida a cada número de unidades, sem prejudicar sua margem. Para isso, é recomendado analisar o limite mínimo e máximo de compra.

4. Conceda ofertas por tempo limitado

É inegável que a data gera uma grande expectativa nos consumidores, principalmente quando se trata das categorias de produtos mais procurados, como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados.

A estratégia de vendas que diminui, temporariamente, o preço dos itens mais buscados é uma ótima oportunidade. Além de aumentar a competitividade, apresentando preços menores pelo mesmo produto, a ação gera um crescimento pontual no fluxo de pessoas.

Outra vantagem é a fidelização do cliente, que pode acontecer por meio da compra durante a data: segundo pesquisa feita pela Provokers, 78% dos entrevistados voltaram a comprar na loja depois de fazer sua primeira compra na Black Friday.

5. Use o gatilho de urgência

As ofertas por tempo limitado estão diretamente relacionadas com o gatilho de urgência, teorizado por Gustavo Ferreira no livro Gatilhos Mentais. Basicamente, as propagandas realizadas para a Black Friday são compostas de textos e de imagens que salientam o prazo da promoção.

Mulher escolhendo sapato durante ação de Black Friday.
Os gatilhos de urgência atraem o consumidor devido seu prazo de validade.

Dessa forma, o cliente é exposto à urgência em comprar, já que ele perderá o benefício do desconto se deixar para depois. Construções como “apenas nesta sexta-feira” e “promoção com tempo limitado” surtem, na cabeça do consumidor, a noção de que a vantagem deve ser aproveitada.

Novamente, é importante destacar que o gatilho de urgência precisa ser verdadeiro. Não rode suas campanhas com prazo de um dia se os preços forem durar um período maior. Enganar o seu consumidor pode afastá-lo no futuro.

6. Desenvolva parceria com fornecedores

Outro tipo de ação certeira para a Black Friday no varejo calçadista é apostar em parcerias com fornecedores. Essa maneira de se diferenciar dos concorrentes traz vantagens para ambas as partes, porém, a ação conjunta deve ser negociada e traçada estrategicamente.

Homens realizando parceira entre fornecedores para a ação de Black Friday.
Ações elaboradas juntamente com o fornecedor podem se tornar um diferencial competitivo. Foto: Reprodução | Rawpixel

Dessa forma, melhores prazos e preços diferenciados podem ser acordados em parceria. O gestor de vendas, que planeja e opera a ação, deve sensibilizar o fornecedor indicando quais serão as vantagens para ele: aumento da experimentação do produto, aumento de participação no mercado, incremento de vendas e maior amplitude na divulgação são algumas delas.

7. Revise seu estoque

Este é outro tópico de suma importância para a Black Friday. É esperado que o fluxo de clientes aumente na sua loja, assim como as vendas. Por isso, o seu estoque precisa estar abastecido para que nenhum produto falte.

Olhar estrategicamente para os calçados que estão em sua loja também auxilia na hora de kits de produtos para realizar vendas casadas. Itens parados podem ser combinados com novidades e oferecidos por um valor menor para o cliente caso ele adquira os dois juntos.

Revisar seu estoque permite que você tenha insights sobre o que precisa ser comprado e o que pode ser oferecido com excelente preço para dar vazão ao produto. Apenas lembre-se de fazer isso com antecedência, para que os calçados cheguem a tempo para serem expostos na vitrine.

8. Promova um programa de fidelidade

Baseado na premissa do consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, que diz que conquistar novos clientes custa de 6 a 7 vezes mais do que fidelizar quem já comprou, o programa de fidelidade aparece como uma ótima ação para a Black Friday.

Além de diminuir os custos com a captação de clientes, a estratégia aumenta a recorrência de compra e possibilita a coleta de dados sobre consumo, que ajudam a desenvolver uma comunicação mais eficaz.

A dica é investir em programas de fidelidade que ofereçam produtos que satisfaçam o desejo do consumidor, aumentando a possibilidade de relacionamento mesmo após a compra pontual durante a Black Friday. Para isso, defina a recompensa, como os clientes irão acumular os pontos e estabeleça as regras de participação.

Uma ideia é criar os clássicos cartões de benefícios. Cada vez que o consumidor realiza uma compra no seu estabelecimento, recebe um carimbo. Quando atingir dez deles, por exemplo, ele ganha um desconto ou até um brinde.

9. Divulgue a ação

Mais do que definir qual será a estratégia para a Black Friday, é necessário comunicar o quê, onde, como e quando as ações serão feitas. As redes sociais são grandes aliadas da divulgação nesse período, principalmente por influenciar as pesquisas do consumidor, que deseja levantar e comparar preços com o objetivo de fazer a melhor escolha.

Portanto, esteja presente nos canais e mídias em que seu público-alvo se encontra. Crie uma comunicação unificada e com o mesmo padrão de cores e imagens, facilitando o reconhecimento da empresa.

Redes sociais abertas no celular para realização da ação de Black Friday.
Para utilizar as redes sociais como canais de divulgação, defina os conteúdos e a periodicidade das postagens. Foto: Reprodução | Christian Wiediger

O WhatsApp também pode ser uma ótima fonte de divulgação. Grupos e mensagens pontuais, quando enviadas com o consentimento do consumidor, ajudam a veicular produtos, descontos e novas ações.

Meios tradicionais como telefone, panfletos e carro de som também podem ser usados na estratégia, caso o público-alvo seja local.

10. Prepare seus consumidores anteriormente

A divulgação deve começar semanas antes da Black Friday, para que seu consumidor tenha tempo hábil de pesquisar, conhecer os descontos e se familiarizar com o que a loja oferecerá.

Faça artes para as redes sociais, decore a vitrine pelo menos uma semana antes da data e, se for o caso, coloque o carro de som nas ruas. Certifique-se de que os benefícios oferecidos pelo seu negócio serão públicos e acessados com facilidade e clareza.

11. Entre em contato direto com os clientes

Além de divulgar a ação de forma passiva (ou seja, para que seu consumidor procure por ela), realize o contato ativo com seus consumidores.

Caso você tenha o telefone e um relacionamento com eles, crie uma escala para que os vendedores entrem em contato avisando da promoção. Semanas antes da Black Friday, personalize embalagens e entregue panfletos para quem visitar sua loja informando das promoções.

Pessoas segurando um celular com a tela para baixar o aplicativo do WhatsApp Business.
O WhatsApp é um dos melhores canais para avisar o cliente das promoções de Black Friday.

Se no cadastro do cliente ele tiver fornecido um e-mail para contato, crie um aviso e dispare para a caixa de entrada deles. Por fim, se você tiver listas de transmissão no WhatsApp com os consumidores, crie uma arte e uma mensagem convidativa informando dos benefícios oferecidos pela sua loja durante a Black Friday.

12. Decore a loja e a vitrine

A vitrine tem o poder de convencer o consumidor a entrar na loja e, portanto, deve despertar o desejo de compra de maneira assertiva. Durante a Black Friday, é preciso dispor os melhores produtos de acordo com o público-alvo que a loja deseja atingir.

Uma boa dica para elaborar a disposição dos calçados na vitrine é colocar os principais do lado direito, já que a tendência natural das pessoas é olhar primeiro para a direita.

Os produtos também devem estar sempre em ótimas condições, em bases altas, com etiquetas que exibam tanto o preço anterior como o novo. A iluminação também deve ser usada a favor da vitrine, por isso, crie focos de luz em cima e embaixo.

As cores dos produtos escolhidos para a vitrine devem estar harmonizadas com toda a campanha previamente divulgada. Para a Black Friday, é recomendado utilizar cores vibrantes e alegres.

Tons quentes, como vermelho, amarelo e laranja, costumam captar a atenção de mulheres e adolescentes; já as frias, como azul e roxo, passam a sensação de seriedade, e são mais indicadas para o segmento masculino.

Loja de calçados decorada e organizada para a ação de Black Friday.
A decoração do interior da loja, em sintonia com a vitrine, deve incentivar o consumidor a apanhar o produto que está à disposição. Foto: Reprodução | Rawpixel

Cartazes, balões e placas exibindo os descontos são ótimas ideias decorativas para a data. Se você for utilizar a estratégia de promoção progressiva, estampe-a bem grande, para que o consumidor compreenda o benefício de cara.

Pesquise e use a criatividade para criar uma decoração atrativa e assertiva para o seu público. Um ambiente agradável irá influenciar diretamente na experiência de compra, que deve estar alinhada com um bom atendimento.

13. Flexibilize as formas de pagamento

Diversificar as formas de pagamento é uma excelente maneira de encantar o consumidor, agradando a diferentes preferências. Potenciais compradores podem deixar de adquirir um produto caso a loja não ofereça o único meio de pagamento que pode ser utilizado por ele.

Portanto, apresentar as diferentes possibilidades ao consumidor é estar sempre um passo à frente de quem oferece apenas a opção de pagamento em dinheiro e cartão de débito, por exemplo.

Investir nessa ação para a Black Friday pode trazer diversos benefícios para a empresa, como o aumento do faturamento e a possibilidade de fidelização dos consumidores.

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Além do pagamento em dinheiro, cartão de crédito e débito, boleto bancário e pagamento mobile podem ser oferecidos na loja de calçados. A gestão financeira deve estar sempre atualizada sobre taxas e mudanças de mercado, a fim de atender o consumidor da melhor maneira, sem comprometer a saúde financeira da empresa.

Oferecer várias parcelas para compras no cartão é excelente para lojistas que atendem clientes que compram muitos produtos. Apenas atente-se às taxas da maquininha, para não sair no prejuízo.

A opção de desconto em pagamentos à vista também é interessante para ações de Black Friday. Dando uma porcentagem interessante, as chances do consumidor pagar em dinheiro ou no débito aumentam e a entrada monetária se torna mais imediata.

Existe, ainda, a possibilidade de prolongar o pagamento, oferecendo a vantagem de começar a pagar apenas em janeiro para compras acima de R$ 500,00, por exemplo. Nesse caso, certifique-se de estruturar a logística para receber no prazo e, novamente, não ter prejuízos.

14. Faça um acordo de colaboração com lojas de outros segmentos

Para o varejo de calçados, os produtos estão intrinsecamente conectados com o segmento de moda, em geral. Portanto, é possível aproveitar a data para colaborar com outras lojas.

Por exemplo, se existe um negócio parceiro de venda de roupas, a colaboração pode ocorrer por meio de uma divulgação mútua, com uma loja fazendo propaganda da outra. Dessa forma, pode-se atingir ainda mais consumidores interessados no seu produto.

Criar cupons de descontos com os parceiros também é uma boa. Caso o cliente adquira mais de R$ 250 na sua loja, recebe um cartão de 10% para compras no colaborador. Assim, os lojistas se apoiam para criar uma ação grandiosa.

15. Monte kit de produtos

Outra estratégia para aplicar na Black Friday é montar kits de produtos, ação conhecida como venda casada. Alinhada com o conceito de descontos progressivos, a loja pode selecionar combinações de produtos e oferecer pacotes prontos.

O kit deve ser coerente com as expectativas do público-alvo e, por isso, dependem de uma análise de mercado eficiente. Oferecendo preços diferenciados para quem adquirir o pacote de produtos, a loja pode aumentar suas vendas, mesmo diminuindo sua margem de lucro.

Pessoa preparando um pacote de produto para ação de Black Friday.
Kits de produtos são atraentes quando se oferecem descontos interessantes para quem adquirir mais de um calçado de uma vez. Foto: Reprodução | Bench Accounting.

Esse tipo de vantagem também é ótima para movimentar calçados parados no estoque, Crie combinações coerentes, com calçados da mesma marca ou com cores semelhantes, por exemplo, e ofereça ao cliente com um bom preço em cima do produto que precisa de vazão.

16. Ofereça bom atendimento

O atendimento ao cliente precisa estar preparado para a Black Friday. Espere um número maior de pessoas na loja, ou mesmo ligações com dúvidas sobre as promoções e os produtos. 

É importante que a qualidade do atendimento para todos os clientes seja mantida, de forma que a experiência de compra seja a mais satisfatória possível. Portanto, é preciso alinhar com a equipe uma estratégia para que a resposta seja imediata, não deixando os consumidores esperarem por muito tempo

No caso dos canais de atendimento online, como Facebook, WhatsApp e e-mail, vale a pena considerar a possibilidade de dedicar mais pessoas para a tarefa durante as vendas da Black Friday, já que a falta de resposta rápida pode levar à desistência da compra.

Contratar vendedores temporariamente e investir em um treinamento de equipe próximo à data é muito indicado. Dessa forma, garante que todos os clientes serão atendidos com qualidade.

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17. Prepare a audiência

Por meio da criação de canais específicos de comunicação, como grupos no WhatsApp ou listas de e-mail, é possível oferecer informações exclusivas sobre a Black Friday, além de promoções especiais para quem for participante.

A construção de uma audiência pode começar meses antes da data, fornecendo informações sobre as ofertas em primeira mão e, dessa forma, satisfazendo as expectativas dos clientes. 

Essa pode ser, também, uma boa oportunidade para receber feedbacks sobre o tipo de promoção ou os produtos que os consumidores mais esperam ver na Black Friday, por meio de pesquisas de interesse.

Caso você tenha uma loja virtual, pode trabalhar essa audiência de antemão e fornecer um desconto exclusivo para eles, aumentando a chance de fidelizar e de aproximar esse consumidor.

18. Ofereça guias de presente

Muitos clientes aproveitam a Black Friday para presentear outras pessoas. A loja pode, então, criar guias com sugestões de produtos para vários tipos de presente, com informações que possam ajudar os consumidores durante o processo de escolha.

Embalagem para presente com um laço envolvendo o pacote.
Pequenos guias informativos com dicas de presentes ajudam os clientes da loja que estão em busca de produtos para outras pessoas. Foto: Reprodução | Plush Design Studio.

Os guias podem ter diversos formatos, desde e-books, flyers impressos ou, até mesmo, um quiz, com perguntas sobre a personalidade da pessoa presenteada. Combinando essa estratégia com os kits de produtos, é possível oferecer pacotes específicos para presente.

19. Cuide do pós-venda

É esperado que o fluxo de clientes na loja de calçados aumente na Black Friday. Isso pode incluir um crescimento no número de clientes, com a entrada de novos consumidores que conheceram a sua marca por causa da data.

Dessa forma, é fundamental trabalhar muito bem o pós-venda, buscando saber como foi a experiência de compra dos clientes. O objetivo é conquistar o maior número de pessoas, trabalhando em conjunto com a estratégia dos programas de fidelidade.

Pessoa sendo bem atendida no caixa de uma loja.
O processo de pós-venda de uma loja de calçados é essencial para fidelizar clientes. Foto: Reprodução | Square

20. Aproveite a Cyber Monday

Não se pode esquecer dessa data, que também vem ganhando força no mercado brasileiro. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. O termo “cyber” se refere mais às compras online, mas o dia também pode ser aproveitado para inserir promoções nas lojas físicas.

Alguns clientes podem considerar essa data como uma alternativa aos preços da sexta-feira, sob a lógica de encontrar promoções ainda mais agressivas, com base no raciocínio de “últimas peças do estoque”.

Portanto, aproveite para planejar algumas ações específicas para essa data, com promoções visando esse perfil de consumidor. A gestão de estoque merece especial atenção, trabalhando com as expectativas de vendas nas duas datas.

O gatilho de urgência, na Cyber Monday, fica ainda mais forte, já que a data com possíveis promoções depois dela seria apenas o Natal. Portanto, use com força essa estratégia na divulgação da segunda-feira de promoções.

A Black Friday para quem começou no mundo virtual

Com a pandemia do coronavírus, muitos lojistas levaram suas lojas para a internet, seja por meio de redes sociais, de marketplaces ou até de e-commerces. Se você é uma dessas pessoas, precisa usar a novidade de forma ainda mais assertiva.

Ofereça preços excelentes, divulgue em todos os canais de comunicação que utiliza e crie uma espécie de “primeira Black Friday virtual”, com vantagens incríveis para seus consumidores. 

Investir em anúncios no Facebook e no Instagram também é uma excelente ideia. Lembre-se que estar no mundo virtual permite que você venda para pessoas de qualquer lugar do Brasil.

Tela de celular com aplicativos que geram engajamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Nas redes sociais, criar anúncios com suas promoções de Black Friday traz ótimos resultados.

Por isso, prepare o estoque pensando, também, nessa possibilidade. Estruture uma planilha ou um software ERP para organizar as vendas, os pagamentos e os envios dos calçados, garantindo uma organização excelente para que os clientes fiquem satisfeitos com o que receber.

Por que a Black Friday é importante para sua loja?

O receio dos varejistas em oferecer “megadescontos” antes do Natal, podendo comprometer os saldões de fim de ano, transformou-se em uma grande oportunidade de vendas, não só para a data, mas para toda a temporada, composta também pelo recebimento do 13º salário, Natal, Ano Novo e férias.

Em 2017, a Black Friday alcançou mais de R$ 2,1 bilhões em vendas, número relevante para o comércio. Em 2018, de acordo com levantamento do site Nielsen, essa marca foi superada, com uma receita de R$ 2,8 bilhões – um aumento de 23%.

Já em 2019, o varejo online faturou mais de R$ 3,2 bilhões de reais, como comentado, de forma que 418 mil brasileiros compraram na internet pela primeira vez durante a Black Friday, totalizando 2,85 milhões de consumidores virtuais, segundo o site do Ecommerce Brasil.

O evento, que inicialmente acontecia somente na sexta-feira, foi prolongado por diversas empresas, para uma semana inteira de descontos. Algumas, ainda, estendem as ofertas para todo o mês, uma estratégia que pode ser cogitada para colocar em prática na sua loja.

Atualmente, é fundamental que tanto os e-commerces quanto as lojas físicas planejem suas ações para a data. Segundo a mesma pesquisa da Provokers, as barreiras para comprar online são, respectivamente, o receio de fraudes, o desejo de conferir o produto pessoalmente e o custo com frete.

Esses dados devem ser levados em conta pelo varejo calçadista, que tem a possibilidade de suprir as diferentes necessidades e combater os receios dos consumidores a partir de boas estratégias de venda.

A Black Friday na Daniel Atacado

Na hora de renovar seu estoque, não deixe de conferir as promoções de Black Friday da Daniel Atacado. A loja atacadista de calçados Grendene promove, anualmente, descontos imperdíveis em seus produtos.

Dessa forma, você consegue levar as principais tendências e novidades para oferecer aos seus clientes durante a sexta-feira de descontos, garantindo que eles encontrarão os calçados desejados.

Para conferir as promoções, visite o site da Daniel Atacado na Black Friday e renove completamente seu estoque para o verão. Para já ir se familiarizando com nossa loja virtual e realizar seu cadastro, caso ainda não seja cliente, clique no banner abaixo!

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