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Dicas ao Lojista

Varejo calçadista: 7 ações para o Dia do Cliente

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O Dia do Cliente é uma das datas comemorativas que mais vem ganhando espaço nas estratégias de marketing dos varejos. Isso acontece principalmente por ser um ótimo momento para homenagear a razão de seu negócio, o seu cliente, e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de venda e fidelização.

Quem trabalha constantemente em busca da satisfação do consumidor sabe que essa não é uma tarefa fácil. É preciso estar atento para aproveitar todas as ocasiões e possibilidades que ajudam a estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa.

É hora de promover os atrativos de sua organização e encantar novamente o seu consumidor. Para te auxiliar nessa missão, reunimos cinco dicas de ações para o Dia do Cliente e explicamos a relevância da data para sua empresa. Confira!

O Dia do Cliente é importante para minha loja?

As datas com foco no consumidor e em descontos especiais são destaque no planejamento estratégico das empresas. O Dia do Cliente, criado em 2003 e anualmente comemorado em 15 de setembro, visa desenvolver uma relação de fidelidade entre comerciantes e o consumidores. A data proposta pelo especialista em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego, se apresenta como uma das maiores oportunidades do mês para os varejistas.

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O novo consumidor, que está melhor informado e mais exigente, precisa ser impactado por ações que ajudam a fortalecer sua confiança na marca.

Segundo a pesquisa do Google Trends, realizada em 2016, a busca pelo Dia do Cliente foi 64% maior do que em 2015. Esse crescimento, que também foi agressivo em 2017, com cerca de 19% de aumento, acontece porque os consumidores estão a procura de melhores condições de compras.

Ações para o Dia do Cliente

Assim como o Dia do Consumidor, a data deve ser usada para agradecer a lealdade do cliente e aprimorar sua experiência com a marca por meio de ações estratégicas. Para isso, é necessário analisar o cenário da empresa para adotar a ação que melhor se adequa à estratégia de marketing.

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1. Brindes

Oferecer brindes é uma das formas de demonstrar a importância do consumidor para sua marca. O cliente se sente valorizado e desenvolve um sentimento afetivo, mesmo que temporário, com a empresa. O desafio é manter vivo esse vínculo, e a estratégia contribui para que essa fidelização aconteça.

Com a ajuda dos “presentes”, você pode conquistar novos clientes e fortalecer a relação com os consumidores de casa. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público, para oferecer um presente que seja útil, funcional e adequado.

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O item deve fortalecer a marca e contribuir para sua reputação, portanto, escolha brindes relacionados à imagem que a empresa deseja transmitir.

Brindes personalizados oferecem maior chance para a conexão necessária entre empresa e cliente. Segundo a pesquisa de 2017 da PPAI, especialista em produtos promocionais, 82% dos consumidores que recebem brindes têm uma melhor impressão da marca. Essa ação para o Dia do Cliente pode ser assertiva se os objetivos, público e mensagem estiverem bem definidos.

Você pode oferecer canetas, blocos de anotações, meias, pen drives, entre outros itens. Que tal fazer uma parceria com outra empresa para que seu brinde seja ainda melhor?

2. Cupom de Desconto

A estratégia usada para atrair e fidelizar clientes por meio de cupons de descontos pode trazer grandes resultados. Além do mais, até o consumidor que fez apenas uma compra pontual pode ser impactado com a ação. Existem várias maneiras de oferecer o cupom. Confira algumas sugestões:

    • Por categoria: para não comprometer a rentabilidade de produtos que vendem bem, escolha uma linha de artigos que têm pouca saída. Ao invés de oferecer cupons para qualquer item da loja, escolha uma linha de acordo com seu público, como botas de inverno, por exemplo.
    • Pelo ticket médio: o cupom de desconto pode auxiliar no aumento do valor médio que o consumidor gasta em sua loja. Se o ticket médio for R$ 100, que tal oferecer um cupom de 10% nas compras acima de R$150?
    • Data específica: estabeleça a validade do cupom de desconto. Ele pode ser usado somente por um dia ou durante uma semana, por exemplo. Não esqueça de deixar claro a validade durante a divulgação.

O uso do cupom de desconto deve ser vantajoso para a empresa e para o cliente. Você pode criar um nome interessante e criativo para reforçar ainda mais a sua marca, por exemplo, #SouClienteSuaMarca.

Lembre-se que essa ação para o Dia do Cliente deve ser bem divulgada, portanto, utilize o e-mail, redes sociais e outras plataformas da marca para oferecer o cupom.

3. Sorteio

O sorteio é uma das estratégias de marketing que mais chamam atenção dos consumidores, principalmente quando o prêmio é um produto de grande interesse do público. A ação cria um efeito positivo na marca, que tem grandes chances de ser escolhida por oferecer o sorteio.

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Porém, isso não significa que a ação seja mais assertiva. Quando realizado apenas nas redes sociais, os sorteios atraem um grande público. No entanto, grande parte dessas pessoas estão interessadas somente no produto a ser sorteado, não interagindo com os demais conteúdos da página.

A dica é criar sorteios visando fidelizar o público, com foco em clientes que já compram em sua loja.

4. Eventos

Os eventos, quando bem organizados, têm o poder de causar euforia e felicidade no consumidor. Eles são grandes aliados para construir uma reputação e oferecer credibilidade à marca. Como ação para o Dia do Cliente, o evento pode transformar os participantes em consumidores.

Portanto, planeje um evento especialmente para o seu público. Por exemplo, se a maioria das pessoas que compram em seu estabelecimentos são mulheres, que tal oferecer uma tarde com dicas de moda e beleza? Ou ainda presenteá-las com serviços gratuitos como corte de cabelo e massagem?

Outra maneira de atrair novos clientes é apresentar atrativos em frente à loja, como pipoca, algodão doce ou até mesmo pinturas e bexigas para as crianças. Lembre-se de verificar se a empresa está preparada para receber um grande número de pessoas para a ação.

5. Agradecimento personalizado

O consumidor deve se sentir reconhecido e valorizado pela empresa. Por isso, o agradecimento por sua confiança e lealdade deve estar presente em todas as ações para o Dia do Cliente. Ainda que promoções e sorteios sejam adotados para a estratégia de marketing, é importante que a abordagem ao cliente seja personalizada e sincera, sempre acompanhada de um sorriso.

Mulher oferecendo calçado para um homem asiático na loja.
O atendimento personalizado garante que o cliente se sinta mais especial na sua loja.

Cada cliente apresenta um perfil, e, por isso, é preciso identificar suas particularidades para agradecê-lo da melhor forma. Caso a empresa tenha clientes fiéis, ou consumidores recorrentes, que tal planejar uma ação especialmente para eles?

Lembre-se de analisar o cenário da empresa para escolher a ação que melhor se encaixa em seus objetivos. O que não vale é perder a oportunidade de encantar seu cliente!

6. Utilize as redes sociais

Promova ações, descontos e bonificações para clientes que divulgarem sua loja no Dia do Cliente. Você pode, por exemplo, fazer uma campanha em que aqueles que compartilharam uma foto específica do seu comércio no Instagram ou no Facebook ganhará um presente especial, como um cupom ou um brinde simples. Dessa forma, aumenta a presença online do estabelecimento.

7. Crie uma experiência

Já pensou em como os seus consumidores se sentiriam caso chegassem à sua loja e fossem recebido com algo inesperado, como um café da manhã ou um espaço para massagem somente no Dia do Cliente?

Com planejamento, é possível oferecer um momento especial para quem frequenta seu estabelecimento. Antes de decidir, analise o segmento da loja de calçados e pense de acordo. Um comércio focado em crianças, por exemplo, pode oferecer pipoca e algodão-doce. Dessa forma, conquista quem passa em frente e pode promover vendas!

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