Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Análise SWOT de loja de calçados: o que é e como fazer

Um dos itens primordiais ao criar um planejamento anual para o varejo calçadista é conhecer a situação atual da empresa bem como entender o contexto na qual ela está inserida.

Nesse sentido, a análise SWOT de uma loja de calçados é uma ferramenta muito útil para mapear as forças e fraquezas internas, além de compreender as oportunidades e ameaças que o mercado oferece no momento.

Continue a leitura para entender como aplicar essa técnica na sua empresa, ter um diagnóstico rápido e aumentar a assertividade ao planejar as ações.

Análise SWOT: estrutura

O conceito por trás de uma análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA, é agregar as informações mais importantes sobre o estado atual da empresa em um só lugar.

SWOT é a sigla em inglês para Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). As iniciais das palavras traduzidas dão origem ao termo FOFA.

A estrutura é simples: uma área dividida em quatro partes (ou quadrantes) principais vai abrigar cada uma das letras da sigla. Os envolvidos nessa análise, então, preenchem os campos.

Estrutura básica da matriz SWOT.
Estrutura básica da matriz para análise SWOT, com os quatro quadrantes principais.

Do lado esquerdo, ficam os aspectos positivos, com os desafios à direita. Os dois espaços superiores são destinados a características internas de competência exclusiva da loja, enquanto os de baixo estão relacionados a fatores externos.

Como fazer uma análise SWOT

Agora que a estrutura da matriz foi exposta, vamos passar algumas dicas sobre como preenchê-la, a fim de obter os melhores resultados a partir da análise das informações.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Forças

Começando pelas Forças (Strengths): esse ponto diz respeito aquilo que a empresa tem de vantagens competitivas no âmbito interno. Ou seja, trata-se de tudo o que a loja de calçados faz certo e muito bem feito.

Alguns exemplos podem ser:

Fraquezas

Em seguida, é preciso listar os pontos fracos da empresa, referentes ao desempenho das atividades internas. Listar as Fraquezas (Weaknesses) de forma honesta é fundamental para traçar um panorama do que precisa ser ajustado.

Entre as opções, podemos listar:

Os pontos fortes e fracos de uma empresa de calçados envolvem desde a operação do dia a dia até os aspectos da administração geral, recursos humanos e a própria infraestrutura da loja.

Oportunidades

Terminada a análise interna, a matriz FOFA vai examinar o contexto no qual o negócio está inserido. As Oportunidades (Opportunities) reúnem tudo o que está acontecendo no mercado, que pode ser benéfico para a loja de calçados.

Exemplos de oportunidades:

Banner para a página de download do kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

Ameaças

Por fim, as Ameaças (Threats) ocupam o último campo da análise SWOT, com os elementos de mercado que podem representar algum perigo para o crescimento da loja de calçados.

Como ameaças, podemos listar:

Em um plano de ação, saber quais são os fatores externos de influência é essencial para guiar o planejamento no sentido de evitar os imprevistos e aproveitar os sinais favoráveis à empresa.

Depois de discutir entre a equipe da loja e encontrar todos os pontos, a análise SWOT deve produzir um documento semelhante ao seguinte:

Exemplo de matriz SWOT preenchida.
Exemplo de uma matriz FOFA com todos os campos preenchidos.

Por que aplicar uma análise SWOT?

Reunindo todas essas informações em um só lugar, a empresa terá em mãos um resumo dos pontos positivos e negativos do negócio. No futuro, os dados serão utilizados para direcionar os próximos passos.

A análise SWOT é o primeiro passo para entender a real situação da loja de calçados. Sua principal vantagem é a simplicidade: basta uma folha de papel dividida em quatro quadrantes, uma caneta e uma reunião entre a equipe.

Para empresas que estão começando sem recursos financeiros abundantes, essa é uma ótima alternativa para tirar ideias de ações a curto e médio prazo, corrigindo erros e potencializando acertos.

Se a sua empresa está na fase de analisar resultados e se preparar para um novo ciclo de planejamentos, experimente utilizar a matriz FOFA nesse processo. Se feita com sinceridade e isenção, com certeza a loja conseguirá boas ideias para o futuro.

O blog da Daniel Atacado conta com vários conteúdos sobre gestão de negócios. Há uma página exclusiva com materiais gratuitos, entre planilhas de cadastro de clientes e e-books com dicas de planejamento para lojistas. Clique na imagem abaixo e confira a seleção para download gratuito!

Banner para a página de materiais gratuitos do blog da Daniel Atacado.

4 Comments

Comments are closed.