Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

10 benefícios do marketing digital para sua loja de calçados

Os benefícios do marketing digital se enquadram em uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Para lojistas de calçados, ele tem papel primordial na atração de clientes e no sucesso das vendas de produtos.

No ambiente online, existe a possibilidade de alcançar um público maior, à medida que a sociedade se torna cada vez mais conectada. Nesse contexto, o marketing digital propõe práticas para otimizar esse processo. 

Confira, neste post, as 10 principais vantagens do marketing digital para varejo calçadista!

1. Poder de segmentação

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de segmentação do público, ou seja, criar ações que atinjam um grupo específico de pessoas, mais qualificadas e com maior potencial de compra do seu produto.

Diferentemente dos meios tradicionais, a Internet oferece diversos mecanismos para a prospecção do “cliente perfeito”. Seja com formulários, newsletters, envio de e-mail marketing e aplicação em mídia paga, é muito mais prático e certeiro apostar em campanhas no ambiente digital.

Banner para o kit de planilhas para lojistas.

Vamos supor que você deseja desenvolver uma ação para divulgar o lançamento de uma nova linha de chinelos de tira larga. É possível segmentar os usuários que fizeram pesquisas recentes sobre “como comprar chinelos”, “chinelos de tira larga em São Paulo” ou “loja de chinelos”, por exemplo.

Há a perspectiva de explorar ainda mais, como os últimos sites visitados, o histórico de cliques em anúncios do tipo e, até mesmo, as compras já realizadas na rede. Com todos esses dados, o processo de conversão nas vendas fica mais fácil, já que o direcionamento envolve usuários que precisam do seu produto.

2. Números mais concretos

Um dos grandes benefícios do marketing digital é ter uma maior precisão nos resultados. Ao contrário da inexatidão dos veículos tradicionais, o digital oferece, de maneira mais abrangente, o feedback de suas ações.

Tudo é extremamente mensurável, de acessos diários no seu site e redes sociais até resultados de pessoas impactadas por suas campanhas e ações. Os dados podem ajudar, também, a guiar o planejamento estratégico e os próximos passos da operação.

Tela de computador com gráficos e dados.
As ações de marketing digital geram dados completos com os resultados alcançados, facilitando o processo de análise.

3. Aproximação com o cliente

O ambiente virtual dispõe de muitos meios e canais para tornar o cliente próximo e engajado. As redes sociais são as melhores alternativas. Crie um perfil nas principais e mais acessadas plataformas de interação, de acordo com as preferências do seu público.

Estabeleça um panorama de como se posicionar nas redes sociais. Defina a linguagem, o conteúdo e a frequência de postagens. O essencial é poder se aproximar ao máximo das pessoas e torná-las engajadas. Instagram, LinkedIn, YouTube e um blog próprio também podem ser canais de forte presença da marca.

4. Alternativas para vender

Se você deseja abrir os horizontes de atuação para sua loja de calçados, o ambiente digital é a possibilidade mais viável. Mesmo que exija um investimento mais elevado, você pode criar um canal de vendas online e flexibilizar ao seu cliente outras formas de comprar os seus produtos.

Banner para o e-book com 7 ideias de ações de venda em lojas de calçados.

Em uma loja de calçados, oferecer mais opções de compra pode significar um aumento do alcance e do número de clientes, eliminando as fronteiras físicas do varejo presencial.

5. Automação

Qualquer empresa pode se beneficiar de softwares de gestão, para otimizar processos internos como vendas e estoque, por exemplo. Isso também se traduz no ambiente digital, com ferramentas de automação para o marketing.

Os processos de envio de e-mails, segmentando de acordo com o público-alvo e publicação em redes sociais podem ser auxiliados por softwares, diminuindo o trabalho manual e trazendo agilidade à operação.

6. Experimentação

No marketing digital para varejo, é muito mais fácil mudar de estratégia e testar novos formatos, campanhas de venda e comunicação. Mais do que isso, é possível medir os resultados assim que as mudanças forem realizadas.

Gestores desenhando estratégias em um quadro branco.

Mudar, ou “pivotar” a estratégia de marketing de uma empresa, é um processo muito mais dinâmico no ambiente digital.

Dessa forma, a loja de calçados ganha mais autonomia em suas decisões, planejando ações diferentes e podendo aplicar mudanças de forma rápida e assertiva, sempre buscando atingir o público ideal.

7. Competitividade

Entre as vantagens do marketing digital, para lojas de calçados, a presença online atua como ferramenta poderosa para aumentar a competitividade da empresa, em comparação com seus concorrentes.

Banner para o e-book sobre Datas Importantes para o Varejo Calçadista.

Esteja um passo à frente, bem posicionado na rede. Isso fará com que os clientes encontrem a sua marca, e não a do seu concorrente, garantindo mais notoriedade e prestígio para a loja.

8. Custos

Em geral, os custos envolvidos com estratégias tradicionais de marketing possuem um preço maior de entrada. No ambiente digital, para começar a impulsionar anúncios e campanhas de vendas, a margem de valores é mais acessível.

Isso traz grandes impactos em empresas menores, que ainda não atingiram um orçamento consolidado de marketing, permitindo que sejam realizadas ações nas plataformas online.

9. Reputação da marca

O ambiente digital, principalmente o das redes sociais, abre um campo de possibilidades para divulgar, não só os produtos, mas a própria loja, seus valores e princípios.

A criação e divulgação de campanhas sociais e educativas, por exemplo, ajuda a transmitir aquilo que a empresa acredita: sua visão de mundo. A partir daí, constrói-se uma conexão com os clientes, muito valiosa para o reconhecimento e reputação da marca. 

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

10. Visão de mercado

Da mesma forma que a loja pode aplicar ferramentas de marketing digital, os concorrentes não vão ficar de fora. E isso é, também, uma oportunidade para analisar o mercado.

Monitore as atividades de seus principais concorrentes no ambiente digital. Isso ajuda a traçar um panorama geral do mercado no qual a empresa está inserida. E, por meio dos meios de comunicação utilizados por outras empresas, também é possível conhecer mais o público, ao perceber como ele interage nas seções de comentários.

Os benefícios do marketing digital para lojas de calçados atuam nos pontos principais do sucesso nas vendas. Essa é uma oportunidade de experimentar novos formatos e, com todo o cuidado, testar novas estratégias de negócio.

Assine a newsletter da Daniel Atacado para mais dicas de gestão e conteúdos para lojistas de calçados. Para receber, diretamente por e-mail, preencha o formulário abaixo!

15 Comments

  • Erick , 29 de setembro de 2018

    Gostei do seu artigo. Muito bom, bem explicativo, com ótimas dicas. Meus parabéns

    • Daniel Atacado , 1 de outubro de 2018

      Que bom que podemos te ajudar, Erick.

      Inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas semanalmente!

  • Valeria Cristina , 17 de dezembro de 2018

    Sensacional artigo. Show!!!

    • Daniel Atacado , 18 de dezembro de 2018

      Que bom que gostou, Valeria.

      Inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas semanalmente!

  • Matheus , 13 de fevereiro de 2019

    Parabéns pelo conteudo, as dicas vão me ajudar muito;

    • Daniel Atacado , 14 de fevereiro de 2019

      Olá, Matheus.
      Que bom que podemos te ajudar.

      Inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas semanalmente!

  • juliano , 27 de março de 2019

    boa tarde. gostei muito do tema abordado.Muito bom o site principalmente tudo que foi detalhado na postagem ajudou a enriquecer muito meu conhecimento sobre o assunto. Abraços

    • Daniel Atacado , 9 de abril de 2019

      Muito obrigado, Juliano! Ao assinar a nossa newsletter, você recebe todos os posts, diretamente em seu e-mail. Ficamos felizes em poder ajudar. Abraços!

  • lifegoneintoreverse , 28 de maio de 2019

    Muito bom seu artigo, bem explicativo, com ótimas dicas. Meus parabéns

    • Daniel Atacado , 29 de maio de 2019

      Muito obrigado! Ficamos felizes em poder ajudar. Se quiser, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos do blog diretamente por e-mail.

  • […] do ano passado. Com o avanço da tecnologia, novas redes sociais surgindo a todo instante e a conexão cada vez mais presente na vida das pessoas, saber como vender calçados pela internet é de extrema […]

  • […] o avanço do marketing digital, muitos lojistas têm encontrado em canais como o Facebook e o Instagram novas possibilidades para […]

  • […] Marketing digital é o termo que agrega todas as campanhas realizadas pela internet. Junto com as redes sociais e o trabalho no site, o e-mail também faz parte dessa estratégia e é uma poderosa ferramenta para criar um relacionamento com os consumidores. […]

  • […] marketing digital e suas estratégias tornaram possível que os consumidores pesquisem sobre os comércios em […]

  • […] é formada por diversos momentos, e um dos elementos que a compõem é o embrulho, conhecido no mundo digital como experiência de […]

Comments are closed.