como definir o público alvo
Gestão de Negócios

Como definir o público-alvo de uma loja de calçados?

Conhecer o público-alvo é um fator primordial para o desenvolvimento de qualquer tipo de ação no varejo calçadista. Além de auxiliar no planejamento da empresa, direcionando esforços com mais eficiência, o conceito ajuda a compreender quem deve ser o foco das ações de marketing e vendas da loja de calçados.

Economizar tempo e recursos são algumas das vantagens de entender o perfil do consumidor ideal, que possui desejos e necessidades específicas. Portanto, para traçar estratégias eficientes e com melhores resultados, é preciso, primeiramente, responder algumas perguntas essenciais.

Neste post, reunimos diversas dicas sobre como definir o público alvo de uma loja de calçados. Confira!

Faça pesquisas de mercado

Ter curiosidade sobre o mercado pode promover grandes mudanças na forma de gerir uma loja de calçados, como ao definir o público-alvo, delinear os nichos trabalhados e acompanhar métricas. Por isso, é importante estudar e compreender a fundo o mercado de atuação, identificando padrões de comportamento, tendências e outras novidades.

como definir o público alvo
Foto: John Schnobrich

A pesquisa mercadológica ajuda a reconhecer problemas e oportunidades, indicando caminhos para obter sucesso nas vendas. Acompanhar quais são os sistemas de vendas, distribuição, qualidade de produtos e políticas de preços da concorrência também merecem atenção.

Dessa forma, é possível avaliar a lucratividade do segmento de sua loja, reconhecer novas tendências, avaliar a performance dos produtos e identificar a que preços esses artigos podem ser comercializados.

Realize pesquisas de público

Aplicar pesquisas com o público do segmento contribui para o entendimento de mercado. Como o produto é recebido, quem pode se interessar por ele e qual o preço que o consumidor está disposto a pagar são algumas das respostas que devem influenciar na elaboração das estratégias de marketing da loja.

como definir o público alvo
Foto: Tim Gouw

Para gestores que têm dúvidas sobre como definir o público-alvo, uma ótima dica é utilizar o cadastro dos clientes. Além de informações pessoais, como nome, idade, telefone, endereço, sexo, profissão, renda mensal, ocupação e localização, é importante conter também os produtos que os consumidores compram, o porquê e com qual frequência.

Portanto, defina o objetivo da pesquisa, quem será o público, quantas pessoas deverão responder e elabore um roteiro básico com perguntas simples e diretas, que já foram testadas e validadas internamente. Depois de aplicada, reúna as respostas e analise os resultados.

Crie estratégias assertivas

Com a definição do público-alvo em mãos, é possível traçar estratégias de marketing e comunicação que sejam realmente eficientes. Para isso, utilize os dados coletados sobre o perfil do consumidor de sua loja para criar campanhas, ofertas e promoções.

As necessidades e desejos identificados nas pesquisas devem ser utilizadas no planejamento anual de ações de vendas, que devem considerar também as datas comemorativas, ciclos de compra e tendências de comportamento.

O conteúdo foi útil para você? Não se esqueça de realizar pesquisas regularmente, a fim de identificar quais processos e atividades estão sendo mais efetivas.

Para te auxiliar na organização anual de sua loja, desenvolvemos um kit de planejamento para lojistas, com dicas e ferramentas de gestão. Clique no banner e baixe-o gratuitamente!

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