Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Como fazer pós-venda em lojas de calçados? Confira dicas!

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Quem pensa que os esforços do varejo terminam após a saída de um produto, com certeza não entende o valor do pós-venda. Para ir além das vendas pontuais e reforçar o relacionamento com o cliente, é preciso seguir as boas práticas de atendimento e assistência, a fim de conquistar e manter a lealdade do consumidor.

Após a aquisição de um calçado, se inicia o momento fértil para o pós-venda. Essa prática pode englobar diversas ações estratégicas – como pesquisas de satisfação, promoções exclusivas e serviços de assistência -, com o objetivo de fidelizar o cliente.

Neste post, reunimos diversas dicas sobre como fazer pós-venda em lojas de calçados. Confira!

Preze pelo bom relacionamento

O pós-venda mostra que é possível e mais rentável realizar novas vendas sem, necessariamente, conquistar novos clientes. Segundo Kotler, o guru do marketing, atrair novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual. Por isso, todas as ações e estratégias da loja devem priorizar o bom relacionamento com o consumidor.

Para conquistar sua confiança, mostre que ele é importante para a empresa. Mas lembre-se que o relacionamento se inicia desde a abordagem e irá abranger as experiências com o atendimento, satisfação com o produto e o tipo de contato após a venda.

Atendente demonstrando diferentes calçados para mulher.
Um pós-venda de qualidade se inicia durante o atendimento entre vendedor e cliente.

Após a venda do calçado, agradeça a compra e a preferência. Esteja sempre à frente dos desejos e dificuldades do seu público-alvo, oferecendo soluções e evitando que ele se lembre da empresa somente quando houver problemas com o produto.

Investir em fidelização de clientes por meio do pós-venda irá melhorar a reputação da loja, inserir a marca no dia a dia dos consumidor e gerar indicações espontâneas – quando os consumidores sugerem a loja para sua rede de contatos.

Esteja sempre disponível

Um pós-venda de qualidade deve levar em consideração as mudanças no comportamento de consumo e valorizar a experiência de compra do consumidor. Para estar sempre próximo aos clientes, entendendo de perto suas necessidades e motivações, é preciso estar sempre disponível – de preferência, em diferentes canais de atendimento.

Conhecendo a fundo o perfil do seu público-alvo, é possível definir quais são os melhores canais que a loja deve estar presente, seja para divulgar campanhas, sanar dúvidas e resolver problemas. Por isso, em todos os momentos, demonstre competência e interesse em solucionar conflitos.

como fazer pós venda

Faça pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma maneira simples e eficaz de descobrir se a empresa está oferecendo o que seu público-alvo procura. Por meio dela, sabemos quais são os pontos fortes e o que precisa melhorar – os feedbacks dos clientes são ótimos indicadores de qualidade!

Mulher segurando celular liberando ícones de curtidas.
Captar o que o seu cliente pensa sobre seu negócio é fundamental para continuar nutrindo bons resultados.

Portanto, pesquise e verifique qual o formato de pesquisa de satisfação é mais indicado para seu público. As pesquisas online e as que são elaboradas por consultorias especializadas são as mais recomendadas para empresas que desejam investir em fidelização. Além disso, a prática de pós-venda em lojas de calçados é uma estratégia inteligente para superar os concorrentes.

Mantenha contato com o cliente

Para inserir a marca no dia a dia do consumidor, mantenha um contato frequente. Seja por e-mail, ligações, SMS, redes sociais ou outros canais, aplique estratégias que antecipem as necessidades e interesses, a fim de surpreendê-lo.

Dessa forma, você irá ganhar credibilidade e autoridade para falar sobre assuntos relevantes para o nicho. Uma boa dica para estreitar o relacionamento com clientes de lojas de calçados de pequeno e médio porte é utilizar o WhatsApp Business para responder as mensagens.

As listas de transmissões, recurso disponível na mesma plataforma, são também uma ótima forma de enviar promoções, novidades e conteúdos de uma só vez para diversos clientes.

Invista em tecnologias

Ter cadastros de clientes, com informações relevantes sobre eles e seus hábitos de consumo é essencial para colocar as ações de pós-venda em prática. Assim, manter o contato frequente com a sua base será mais prático e eficaz, já que os dados irão orientar quais os melhores conteúdos ou mensagens a serem enviados.

Pessoa analisando diferentes gráficos em um tablet.
A tecnologia pode auxiliar o trabalho de realizar uma boa pós-venda.

Por isso, use a tecnologia a seu favor. O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, plataforma usada para gerenciar e analisar as interações com os consumidores, é recomendada para todos os tipos de empresas. Ela dispensa os esforços manuais e ainda fornece recomendações e insights que visam o crescimento da sua loja.

Agora que você sabe como fazer um pós-venda eficiente para lojas de calçados, que tal ficar por dentro de todas as novidades do segmento calçadista? Assine nossa newsletter e receba conteúdos semanalmente no e-mail!

 

2 Comments

Comments are closed.