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Dicas ao Lojista

Como liderar uma equipe de vendas: dicas práticas

Saber como liderar uma equipe de vendas pode trazer uma série de benefícios para sua loja de calçados. Esse time é o principal responsável por lidar com as necessidades dos clientes, garantindo um bom atendimento e uma experiência de compra satisfatória.

Mais do que isso, vendedores que trabalham com excelência possuem grande influência na fidelização dos consumidores. Na época do crescimento das lojas virtuais, o elemento humano é cada vez mais um diferencial.

Neste texto, discutimos algumas dicas para auxiliar na liderança de equipes, abordando também os principais processos de vendas e as estratégias que podem ser aplicadas em lojas de calçados. Confira!

Entenda o significado da liderança de equipes

Líder de vendas é quem cuida de todos os envolvidos com a atividade diária de oferecer os produtos de uma loja. Isso implica se responsabilizar por todos os aspectos desse processo de negócio, desde as metas até o relacionamento entre os funcionários.

Liderar não significa apenas delegar tarefas. Há elementos subjetivos do dia a dia, além dos eventuais imprevistos. Líderes precisam de sensibilidade para lidar com momentos de crise, encaminhando as ações corretas para cada caso.

As posições de liderança nas empresas transformam pessoas em pontos de referência. Diante de qualquer problema, todos devem ter consciência de que podem pedir auxílio aos líderes.

A seguir, elencamos algumas características que contribuem para um trabalho de liderança de sucesso.

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Acompanhe o desempenho e trabalhe a visão estratégica

Manter atenção e avaliar o desempenho da equipe é um dos pilares para liderar com excelência. De acordo com as metas estabelecidas pelo planejamento estratégico da empresa, os líderes devem permanecer de olho nos indicadores de vendas.

Um olhar atento aos resultados é característica da visão estratégica, que garante uma melhor preparação para momentos de dificuldade, por exemplo, quando as vendas estiverem muito abaixo do esperado em um determinado período.

Nesses casos, a liderança pode aplicar novos modelos de atendimento, realizar treinamentos ou, simplesmente, reunir a equipe e discutir o que pode ser feito para reverter a situação desfavorável.

Pessoas desenhando estratégias em um quadro branco.
A visão estratégica permite que os líderes possam lidar com momentos de crise, uma vez que concentram as informações mais importantes.

Trabalhe a motivação para a equipe de vendas

Cada loja de calçados possui uma realidade única. Para empresas com modelo de negócios reduzido a poucos funcionários, por exemplo, as pessoas responsáveis pelas vendas também podem acumular outras funções dentro da loja.

Empreendimentos maiores, por outro lado, chegam a agrupar uma equipe exclusiva para cuidar das vendas, composta por um número grande de pessoas. Dessa forma, o perfil de liderança exigido pode variar, dependendo da situação.

No caso da motivação para equipe de vendas, trata-se de garantir que todos os membros se sintam confortáveis para realizar seus trabalhos. Mais ainda, essas pessoas precisam estar cientes das metas.

Compartilhar a importância de cada venda, traduzindo o impacto que ela carrega no faturamento geral e na saúde da empresa, pode ajudar a integrar a equipe em um objetivo comum de crescimento.

Uma equipe motivada vai trabalhar com mais união, tornando-se uma verdadeira força de vendas. Isso atrai melhores resultados e reflete no próprio atendimento aos clientes. Portanto, esse também é um ponto essencial na liderança.

Outra ponta da motivação está conectada com a realidade de cada funcionário. Todos os vendedores estão suscetíveis a problemas pessoais, que acabam repercutindo no trabalho.

Cabe aos líderes atenção para cuidar dessas situações, oferecendo suporte para que tudo se resolva da melhor forma. Com relação ao impacto sobre os resultados, é preciso estar preparado para realocar funções e redistribuir tarefas, se necessário.

Para colocar em prática a motivação, um modelo de gestão inovador é o da gamificação (ou gamification). A técnica busca criar modelos de interação entre os membros da equipe, que simulem os desafios e recompensas de um jogo.

A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, sem restrições quanto ao tamanho da empresa. Porém, em geral, monta-se um sistema de atividades, com pontuações associadas para cada atividade.

A partir do sistema de pontos, os funcionários são incentivados a se envolver em uma série de tarefas, que podem ser projetos de inovação, grupos de discussão sobre a empresa e a sociedade, campanhas de arrecadação de alimentos, dinâmicas de grupo, entre outros.

Membros de uma equipe unindo as mãos em círculo.
A união de uma equipe pode impulsionar a produtividade e os resultados da empresa como um todo.

Também é possível incluir desafios para as metas do próprio trabalho de vendas, formando grupos entre os membros da equipe e registrando os melhores resultados do trabalho.

É preciso associar cada tarefa a uma quantidade de pontos, que serão acumulados e somados ao final de um determinado período.

As maiores pontuações, então, resultam em algum tipo de bonificação para os vencedores, como descontos na loja, brindes, bolsas de estudo em cursos ou, até mesmo, prêmios em dinheiro.

A gamificação é apenas uma das técnicas para motivação de equipes. Seu destaque vai para a versatilidade de ações, que não demandam custos elevados, mas que devem ser bem planejadas.

As campanhas de engajamento dos funcionários fazem com que a interação entre todos seja maior, com todos os incentivos para vencer e conquistar prêmios e bonificações.

Mantenha um ambiente de trabalho seguro

Existem diversas formas de convencer as pessoas a obedecerem ordens de trabalho. Quando falamos em liderança, uma palavra faz toda a diferença para a equipe liderada: segurança.

Para que as pessoas se dediquem ao máximo, o ambiente de trabalho não pode ser controlado por meios opressivos. Pelo contrário, o potencial é liberado quando a equipe se sente segura e consciente dos altos e baixos do dia a dia.

Para um bom líder, esse é um ponto essencial. Funcionários que trabalham pelo medo de errar e sofrer punições vão produzir resultados inferiores, quando comparados aos que sabem que, diante das falhas, não serão desprezados.

Na rotina das operações diárias, para que a empresa consiga lidar com todas as instabilidades naturais do trabalho humano, os líderes precisam desenvolver capacidades interpessoais consistentes.

Mas como fazer isso? O primeiro passo é estabelecer laços de confiança. Os responsáveis pela equipe precisam demonstrar, diariamente, que estão dispostos a se sacrificar pelo bem maior de todos.

Isso implica saber ouvir, ser paciente para acolher os problemas das pessoas e elaborar soluções que sejam boas para ambos os lados, empresa e funcionário. O equilíbrio emocional é essencial para o sucesso dessas ações.

Além disso, os próprios sistemas de trabalho também podem ser otimizados, de modo que não sofram quando houver falhas de natureza humana. Dessa forma, o ambiente consegue projetar crescimento, juntamente com a segurança.

Equipe reunida discutindo ideias.
É papel dos líderes criar um ambiente de trabalho seguro para a equipe, para que os membros possam executar suas tarefas em direção aos melhores resultados.

Continue se preparando e aperfeiçoando a liderança

Na busca de uma resposta sobre como liderar uma equipe de vendas, há muita informação disponível na Internet, além de cursos de capacitação e palestras de líderes famosos, explicando suas próprias estratégias de sucesso.

Porém, como foi discutido anteriormente, cada loja de calçados possui uma realidade diferente. Dessa forma, não há como estabelecer uma fórmula exata para o sucesso na liderança de equipes.

O que pode ser feito, de fato, é manter um ritmo de preparação e melhoria constante. As estratégias de vendas podem ser pensadas e testadas na rotina de trabalho, na forma de projetos.

O mais importante é manter um olhar atento e uma atitude disposta para mudanças e adaptações.

Outra maneira de se preparar para a liderança é procurar ouvir a opinião da equipe, sempre que possível. O feedback dos vendedores pode indicar pontos que não foram percebidos, além de contribuir para um bom relacionamento com a equipe.

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Podemos concluir que, de tudo o que foi apresentado, o que faz uma boa liderança para equipes de vendas é a preocupação com as metas, com a motivação dos funcionários e a busca constante de aperfeiçoamento.

Um bom líder deve ser exemplo, estar sempre disponível para tirar dúvidas e responder pelos resultados, sejam eles positivos ou negativos. Assim, será possível conquistar a confiança da equipe e buscar a excelência.

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