Sapatos casuais em loja de calçados.
Dicas ao Lojista

Saiba como montar uma loja de sapatos com pouco dinheiro

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Iniciar no segmento calçadista sempre é um desafio que pode se intensificar em situações sem muitos recursos financeiros. Essa falta de orçamento, porém, pode ser compensada com um planejamento eficaz e muito trabalho.

Neste post explicamos como montar uma loja de calçados com pouco dinheiro. Confira as dicas!

1. Entenda quem é o seu público-alvo

O ramo calçadista é muito vasto e envolve todas as faixas etárias, o que pode se tornar um obstáculo quando se olha para o valor do investimento no negócio. Por essa razão, para atender a todos os públicos, é necessário aplicar mais capital.

Portanto, segmentar o público-alvo é muito importante, principalmente em um cenário com poucos recursos financeiros. Dessa forma, é possível focar em um nicho mais específico e tornar as contas mais enxutas.

2. Faça pesquisas de mercado e concorrência

Essa etapa é inevitável para qualquer empreendimento. Só será possível avaliar a viabilidade real de um negócio a partir de uma boa pesquisa de mercado e concorrência.

Não poupe esforços em pesquisar sobre os produtos que estão sendo mais vendidos no seu nicho, quais preços estão sendo definidos pelos concorrentes, e fique atento às tendências e às novidades como um todo.

Pessoa realizando uma análise de dados digitais.
A pesquisa de mercado é fundamental para entender como o seu negócio poderá se encaixar no cenário atual de produtos e concorrentes.

3. Seja estratégico na escolha da localização

Quando se está pensando em abrir uma loja de calçados com pouco dinheiro, a localização escolhida faz muita diferença.

Se o lugar for muito movimentado, com ótimo fluxo de pessoas e consumidores, provavelmente há uma chance maior de existir concorrência nos mesmos produtos. Por outro lado, se a loja ficar em um local mais isolado, o número de passantes será menor.

Por isso, a estratégia deve estar bem alinhada. Com um bom estudo do mercado e do segmento, estimativas podem ser levantadas para auxiliar na escolha de um local que faça sentido de acordo com o planejamento da empresa.

Localidades afastadas de áreas centrais da cidade podem ser ótimas oportunidades para a marca. No entanto, sem um estudo abrangente sobre o fluxo de pessoas e ações de marketing, a aposta é inviável.

4. Estabeleça um plano de negócios

O planejamento de uma loja de calçados é fundamental para o sucesso desse empreendimento. Alinhado aos outros fatores já discutidos anteriormente, o plano de negócios consolida essas informações e garante a base para a estratégia da empresa.

Para uma loja de calçados de pequeno porte, quando se tem pouco dinheiro para começar, elaborar um planejamento eficaz ajudará a evitar custos, principalmente aqueles relacionados a possíveis imprevistos.

É importante, nessa etapa, considerar cada detalhe que esteja relacionado com o mercado de atuação. No plano financeiro, por exemplo, busque os dados mais recentes sobre todos os custos envolvidos, de produtos a salários.

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Há uma série de ferramentas para auxiliar no autodiagnóstico do empreendimento. Uma delas é a análise SWOT (ou FOFA), que permite ter uma ideia rápida do cenário da futura loja de sapatos.

Essa sigla significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esse recurso é um dos métodos mais rápidos para construir um cenário geral de viabilidade da empresa.

Para aplicar essa técnica, é necessário apenas um papel em branco — ou qualquer superfície em que se possa escrever, como um quadro ou um arquivo de texto no computador. Dividindo o espaço em quatro quadrantes, cada um abrigará uma “letra” da palavra SWOT.

Matriz para análise SWOT.
Instruções de preenchimento da matriz SWOT (FOFA).

Além de ferramentas como essa, o site do SEBRAE conta também com um passo a passo para elaboração de um plano de negócios, que traz vídeos didáticos e informações muito bem apresentadas.

5. Verifique todas as exigências legais

Uma parte que não deve ser ignorada são os aspectos legais envolvidos. Informe-se de todas as autorizações necessárias para que seu negócio funcione tranquilamente.

Alvarás, registro em junta comercial e outros órgãos relacionados e procurar saber as exigências do segmento de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) — como regras para trocas e devoluções — são elementos importantes para montar uma loja de sapatos.

6. Pesquise sobre distribuidores atacadistas

O preço dos produtos comercializados é um fator essencial na competitividade do negócio. Para pequenas lojas de sapatos, buscar fornecedores confiáveis e que estabeleçam preços compatíveis com o tamanho da empresa pode fazer a diferença.

Nesse contexto, trabalhar com distribuidores atacadistas é uma boa opção, já que a quantidade maior exigida nos pedidos proporciona preços e formas de pagamento mais acessíveis.

Estoque de calçados.
Distribuidores calçadistas em atacado permitem a negociação de quantidades específicas de produtos, o que pode ajudar no planejamento de custos de uma loja de calçados.

A Daniel Atacado possui um know-how de mais de 30 anos no ramo de atacado de calçados e é representante exclusiva dos calçados Grendene, dona de consagradas marcas como Melissa, Cartago e Ipanema.

7. Aposte em canais de divulgação e propaganda online

Hoje, a internet possibilita que muita informação seja disseminada a um custo muito baixo, se comparado aos canais tradicionais de mídia — outdoors, televisão, entre outros.

Portanto, pesquise todos os meios de divulgação possíveis, dando especial atenção ao marketing digital. Esse é, atualmente, o canal de distribuição de propaganda mais acessível e com maior variedade de opções.

Redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp Business, são ótimos meios de conhecer o público-alvo e se comunicar com seus clientes. No processo de montar uma loja de calçados com pouco dinheiro, apostar na personalização do atendimento também é uma boa estratégia.

Além desses canais, há também muitas outras formas de investir em propaganda, como Anúncios do Google e parcerias com influenciadores digitais.

Esses são alguns pontos que merecem especial atenção no processo de pesquisa para abrir uma loja de calçados. Se quiser receber mais conteúdos como esse, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas dicas exclusivas diretamente em seu e-mail.

 

13 Comentário

    1. Olá, Milena! Obrigado pelo contato.

      No blog da Daniel, estamos constantemente produzindo conteúdos do tipo, dentro da categoria Gestão de Negócios.

      Para receber todos os textos por e-mail, você também pode preencher o formulário e assinar a newsletter do blog.

      Espero ter ajudado. Tenha um ótimo dia!

    1. Olá, Robson! Para receber todos os conteúdos do blog, diretamente por e-mail, você pode se cadastrar na nossa newsletter, preenchendo o formulário na lateral do post.

      Obrigado!

    1. Olá Luciano,

      Boa sorte e que Deus te ilumine 🙂

      Continue acompanhando nosso Blog, ele dará bastante ideias e conhecimentos para você gerenciar suas lojas!

  1. Estou me planejando para abrir uma pequena loja de calçados . qual dica vcs me dariam? moda masculina, feminina , infantil ou ambos? e qual valor ideal para começar a loja?

    1. Oi, Givaldo! Tudo bem?
      Então, a melhor dica, nesse caso, é analisar o comércio da sua cidade. Tente encontrar um nicho que não seja tão explorado no seu município, porque as chances de crescer serão maiores. Se não houver muitas lojas de calçados femininos, abrir uma pode ser uma boa escolha! Investir em ambos é interessante, mas certamente precisará de mais investimento. Sobre o valor, varia muito de acordo com os gastos e com o que o senhor quer montar na sua loja de calçados. Portanto, a melhor dica é estruturá-los de forma organizada, separando aluguel, salários, contas de energia, de internet e por aí vai. Qualquer dúvida, procure a gente! Abraços!

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