Sapatos casuais em loja de calçados.
Dicas ao Lojista

Saiba como montar uma loja de sapatos com pouco dinheiro

Iniciar no segmento calçadista sempre é um desafio, que pode se intensificar em situações sem muitos recursos financeiros. Essa falta de orçamento, porém, pode ser compensada com um planejamento eficaz e muito trabalho.

Neste post explicamos como montar uma loja de calçados com pouco dinheiro. Confira as dicas!

Entenda quem é o seu público-alvo

O ramo calçadista é muito vasto e envolve todas as faixas etárias, o que pode se tornar um obstáculo quando olha-se para o valor do investimento no negócio. Por essa razão, para atender a todos os públicos, é necessário aplicar mais capital.

Portanto, segmentar o público-alvo é muito importante, principalmente em um cenário com poucos recursos financeiros. Dessa forma, é possível focar em um nicho mais específico e tornar as contas mais enxutas.

Faça pesquisas de mercado e concorrência

Essa etapa é inevitável para qualquer empreendimento. Só será possível avaliar a viabilidade real de um negócio a partir de uma boa pesquisa de mercado e concorrência.

Não poupe esforços em pesquisar sobre os produtos que estão sendo mais vendidos no seu nicho, quais preços estão sendo praticados pelos concorrentes, e fique atento às tendências e novidades como um todo.

Pessoa realizando uma análise de dados digitais.
A pesquisa de mercado é fundamental para entender como o seu negócio poderá se encaixar no cenário atual de produtos e concorrentes.

Seja estratégico na escolha da localização

Quando se está pensando em abrir uma loja de calçados com pouco dinheiro, a localização escolhida faz muita diferença.

Se o lugar for muito movimentado, com ótimo fluxo de pessoas e consumidores, provavelmente há uma chance maior de existir concorrência nos mesmos produtos. Por outro lado, se a loja ficar em um local mais isolado, o número de passantes será menor.

Por isso, a estratégia deve estar bem alinhada. Com um bom estudo do mercado e do segmento, estimativas podem ser levantadas para auxiliar na escolha de um local que faça sentido de acordo com o planejamento da empresa.

Localidades afastadas de áreas centrais da cidade podem ser ótimas oportunidades para a marca. No entanto, sem um estudo abrangente sobre o fluxo de pessoas e ações de marketing, a aposta é inviável.

Estabeleça um plano de negócios

O planejamento de uma loja de calçados é fundamental para o sucesso desse empreendimento. Alinhado aos outros fatores já discutidos anteriormente, o plano de negócios consolida essas informações e garante a base para a estratégia da empresa.

Para uma loja de calçados de pequeno porte, quando se tem pouco dinheiro para começar, elaborar um planejamento eficaz ajudará a evitar custos, principalmente aqueles relacionados a possíveis imprevistos.

É importante, nessa etapa, considerar cada detalhe que esteja relacionado com o mercado de atuação. No plano financeiro, por exemplo, busque os dados mais recentes sobre todos os custos envolvidos, de produtos a salários.

Banner para o e-book com o Kit de Planejamento Anual

Há uma série de ferramentas para auxiliar no autodiagnóstico do empreendimento. Uma delas é a análise SWOT (ou FOFA), que permite ter uma ideia rápida do cenário da futura loja de sapatos.

Essa sigla significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esse recurso é um dos métodos mais rápidos para construir um cenário geral de viabilidade da empresa.

Para aplicar essa técnica, é necessário apenas um papel em branco — ou qualquer superfície em que se possa escrever, como um quadro ou um arquivo de texto no computador. Dividindo o espaço em quatro quadrantes, cada um abrigará uma “letra” da palavra SWOT.

Matriz para análise SWOT.
Instruções de preenchimento da matriz SWOT (FOFA).

Além de ferramentas como essa, o site do SEBRAE conta também com um passo a passo para elaboração de um plano de negócios, que traz vídeos didáticos e informações muito bem apresentadas.

Verifique todas as exigências legais

Uma parte que não deve ser ignorada são os aspectos legais envolvidos. Informe-se de todas as autorizações necessárias para que seu negócio funcione tranquilamente.

Alvarás, registro em junta comercial e outros órgãos relacionados e procurar saber as exigências do segmento de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) — como regras para trocas e devoluções — são elementos importantes para montar uma loja de sapatos.

O site do SEBRAE também oferece uma seção de informações a respeito das exigências legais específicas para abrir uma loja de calçados.

Pesquise sobre distribuidores atacadistas

O preço dos produtos comercializados é um fator essencial na competitividade do negócio. Para pequenas lojas de sapatos, buscar fornecedores confiáveis e que pratiquem preços compatíveis com o tamanho da empresa pode fazer a diferença.

Nesse contexto, trabalhar com distribuidores atacadistas é uma boa opção, já que a quantidade maior exigida nos pedidos proporciona preços e formas de pagamento mais acessíveis.

Estoque de calçados.
Distribuidores calçadistas em atacado permitem a negociação de quantidades específicas de produtos, o que pode ajudar no planejamento de custos de uma loja de calçados.

A Daniel Atacado possui um know-how de mais de 30 anos no ramo de atacado de calçados e é representante exclusiva dos calçados Grendene, dona de consagradas marcas como Melissa, Cartago e Ipanema.

Aposte em canais de divulgação e propaganda online

Hoje, a Internet possibilita que muita informação seja disseminada a um custo muito baixo, se comparado aos canais tradicionais de mídia — outdoors, televisão, entre outros.

Portanto, pesquise todos os meios de divulgação possíveis, dando especial atenção ao marketing digital. Esse é, atualmente, o canal de distribuição de propaganda mais acessível e com maior variedade de opções.

Redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp Business, são ótimos meios de conhecer o público-alvo e se comunicar com seus clientes. No processo de montar uma loja de calçados com pouco dinheiro, apostar na personalização do atendimento também é uma boa estratégia.

Além desses canais, há também muitas outras formas de investir em propaganda, como Anúncios do Google e parcerias com influenciadores digitais.

Esses são alguns pontos que merecem especial atenção no processo de pesquisa para abrir uma loja de calçados. Se quiser receber mais conteúdos como esse, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas dicas exclusivas diretamente em seu e-mail.

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