como ser um bom vendedor de calçados
Dicas ao Lojista

Como ser um bom vendedor de calçados? Confira 5 dicas!

O sucesso de um varejo calçadista está diretamente relacionado ao desempenho da equipe de venda. Embora muitos acreditem que o ato de vender bem seja um dom, há diversas formas de aprimorar essa prática: adquirir conhecimento, vivenciar experiências e aperfeiçoar habilidades são algumas delas.

Além disso, existem atributos e competências que são esperados do profissional que deseja vender com qualidade, resolver problemas e evitar o retrabalho. Para promover uma boa experiência ao cliente, é preciso, também, identificar o perfil e as necessidades dos clientes.

Neste post, reunimos cinco dicas sobre como ser um bom vendedor de calçados, independentemente do segmento de atuação. Confira!

1. Faça uma boa abordagem

O tipo de abordagem utilizada influencia na impressão e experiência de compra que os clientes têm. Por isso, descarte as abordagens tradicionais, que possam vir acompanhadas de elogios sem necessidade e informações irrelevantes.

Lembre-se que, atualmente, a maior parte dos consumidores já pesquisaram e tiveram acesso às informações sobre o calçado que desejam comprar. Portanto, observe, sem preconceitos e julgamentos, o ambiente e como as pessoas – seja cliente ou colaborador – estão agindo.

Dessa forma, você conseguirá adequar sua abordagem de acordo com o consumidor: alguns irão buscar por informações básicas sobre o produto; outros, por informes técnicos e formas de uso.

2. Promova um atendimento de qualidade

Para garantir satisfação e uma possível fidelização do cliente, é fundamental promover um atendimento de alta qualidade. Seja agradável e receptivo, mas não exagere nos comentários para não tornar a relação superficial, mesmo que eles sejam positivos.

Dê espaço e tempo para que o consumidor fale sobre suas necessidades, enquanto você escuta com atenção para saber como orientá-lo da melhor forma. Para ser um bom vendedor de calçados, dê informações que o cliente não saiba, despertando sua curiosidade, além de dicas de uso para diferentes ocasiões, mostrando como o calçado irá solucionar seu problema.

como ser um bom vendedor de calçados

3. Busque conhecimento

Quando falamos sobre se manter atualizado sobre o segmento calçadista, participar de eventos e feiras é essencial. Porém, há outras maneiras mais simples e acessíveis de adquirir conhecimento e aprimorar habilidades, como palestras, cursos onlines, filmes e livros sobre o nicho.

Acessar portais e blogs que abordam as vendas no varejo também é uma ótima forma de acompanhar novidades e tendências do mercado.

como ser um bom vendedor de calçados

4. Estude o comportamento do consumidor

Realizar estudos e pesquisas antes de fazer investimentos é fundamental. Com as vendas, não é diferente. Compreender o comportamento do consumidor, ou seja, suas atividades mentais e emocionais durante a compra e uso do produto adquirido, auxilia na compreensão sobre quais aspectos necessitam de mais tempo e esforços.

como ser um bom vendedor de calçados

Portanto, para ser um bom vendedor de calçados, é preciso estudar as variáveis – psicológicas, culturais, sociais e pessoais – que influenciam o comportamento do consumidor, aplicando-as nas estratégias que visam encantar e fidelizar os clientes.

5. Ofereça os bons atributos de um vendedor

Algumas habilidades e conhecimentos são indispensáveis para se tornar um bom vendedor de calçados. Veja quais são:

  • Boa comunicação
  • Postura imponente
  • Escuta ativa
  • Resiliência
  • Paciência
  • Empatia
  • Carisma
  • Objetividade
  • Liderança
  • Organização
  • Compromisso
  • Proatividade
  • Dedicação
  • Saber matemática

Sendo assim, para garantir sucesso profissional, é preciso continuar aperfeiçoando habilidades, buscando conhecimento e tomando atitudes que transformam.

Agora que você já sabe como se aprimorar na arte de vender calçados, que tal ficar por dentro das novidades do segmento calçadista? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *