como ser um bom vendedor de calçados
Dicas ao Lojista

Como ser um bom vendedor de calçados? Confira 7 dicas!

O sucesso de um varejo calçadista está diretamente relacionado ao desempenho da equipe de vendas. Embora muitos acreditem que o ato de vender bem seja um dom, há diversas formas de aprimorar essa prática: adquirir conhecimento, vivenciar experiências e aperfeiçoar habilidades são algumas delas.

Além disso, existem atributos e competências que são esperados do profissional que deseja vender com qualidade, resolver problemas e evitar o retrabalho. Para promover uma boa experiência ao cliente, é preciso, também, identificar o perfil e as necessidades dos clientes. A seguir, reunimos sete dicas de como ser um bom vendedor de calçados. Confira!

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

1. Faça uma boa abordagem

O tipo de abordagem utilizada influencia na impressão e na experiência de compra que os clientes têm. Por isso, descarte as abordagens tradicionais, que possam vir acompanhadas de elogios sem necessidade e informações irrelevantes.

É sempre válido se lembrar de não invadir o espaço do cliente, de sorrir para ele e, principalmente, de ter empatia e saber ouvir a necessidade de quem está na sua loja.

Lembre-se que, atualmente, a maior parte dos consumidores já pesquisaram e tiveram acesso às informações sobre o calçado que desejam comprar. Portanto, observe, sem preconceitos e julgamentos, o ambiente e como as pessoas – sejam elas clientes ou colaboradoras – estão agindo.

Dessa forma, você conseguirá adequar sua abordagem de acordo com o consumidor: alguns irão buscar por informações básicas sobre o produto; outros, por informes técnicos e formas de uso.

2. Promova um atendimento de qualidade

Para garantir satisfação e uma possível fidelização do cliente, é fundamental promover um atendimento de alta qualidade. Seja agradável e receptivo, mas não exagere nos comentários para não tornar a relação superficial.

Dê espaço e tempo para que o consumidor fale sobre suas necessidades, enquanto você escuta com atenção para saber como orientá-lo da melhor forma. Para ser um bom vendedor de calçados, dê informações que o cliente não saiba, despertando sua curiosidade, além de dicas de uso para diferentes ocasiões, mostrando como o calçado irá solucionar seu problema.

Esqueça roteiros prontos e modelos de atendimento! Atender não é uma operação, mas sim a apresentação de uma possível solução. Compreenda o tempo do cliente e personalize sua abordagem para que ele perceba que você está interessado em ajudá-lo.

Vendedor mostrando calçado ao cliente com atenção, como deve fazer um bom vendedor.
Para ser um bom vendedor, demonstre interesse no que o cliente precisa.

3. Busque conhecimento

Quando falamos de se manter atualizado sobre o segmento calçadista, não estamos apenas nos referindo a participar de eventos e feiras. Há outras maneiras mais simples e acessíveis de adquirir conhecimento e aprimorar habilidades, como palestras, cursos online, filmes e livros sobre o nicho.

Afinal, como toda área de conhecimento, as vendas precisam de dedicação e estudo. Na hora de entender como ser uma boa vendedora de loja, por exemplo, é importante estudar teorias e práticas em diferentes formatos.

Acessar portais e blogs que abordam as vendas no varejo também é uma ótima forma de acompanhar novidades e tendências do mercado. Assim, você e toda a equipe de vendas ficam atualizados e prontos para lidar com diferentes situações.

4. Estude o comportamento do consumidor

Compreender o comportamento do consumidor, ou seja, suas atividades mentais e emocionais durante a compra e o uso do produto adquirido, auxilia na compreensão sobre quais aspectos necessitam de mais tempo e esforços.

Mulher estudando as práticas e teorias para ser uma boa vendedora de calçados.
Dedique tempo e energia para compreender seu consumidor, a jornada de compra e o que o motiva a usar seu produto.

Portanto, para ser um bom vendedor de calçados, é preciso estudar as variáveis – psicológicas, culturais, sociais e pessoais – que influenciam o comportamento do consumidor, aplicando-as nas estratégias que visam encantar e fidelizar os clientes

Você pode fazer isso por pesquisas de satisfação via e-mail, ou até disponibilizando fichas para os clientes responderem após a compra. Assim, você também compreende melhor quem frequenta sua loja de calçados.

5. Conheça os produtos da loja

Sabemos que é praticamente impossível que a equipe de vendas conheça todos os calçados do estoque. No entanto, certifique-se de que eles conheçam informações importantes do varejo calçadista

Saber identificar com facilidade o material dos calçados, conhecer os produtos mais vendidos e as marcas que são mais procuradas são atributos fundamentais para um bom vendedor.

6. Aposte nas melhores marcas de calçados

Conhecer as marcas de qualidade e que tenham reconhecimento é muito importante para que a loja ofereça o melhor ao público. Portanto, saiba falar sobre elas e gere valor aos consumidores.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.

7. Ofereça os atributos de um bom vendedor

Algumas habilidades e conhecimentos são indispensáveis para se tornar um bom vendedor de calçados. Dentre elas, podemos citar:

Boa comunicação

Para um bom vendedor, boa comunicação é ser claro, coerente e entregar as informações necessárias. Ou seja, ouça seu cliente e entenda o que ele precisa, ofereça as soluções possíveis e respeite o momento de compra dele.

Por exemplo, se o consumidor quer apenas ver os modelos, não tente forçá-lo a comprar. Quando ele se sentir motivado a isso, lembrará de como foi bem atendido e as chances de voltar à sua loja aumentam.

Como uma boa vendedora, a mulher está sorrindo enquanto organiza uma arara de roupas.
A boa comunicação e a postura são fatores muito importantes para ser um bom vendedor.

Postura imponente

A aparência é um dos fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor. Isso acontece porque, por trás dela, existe uma ideia de sucesso implicitamente estabelecida. 

Logo, como vendedor, é importante cuidar deste aspecto. O tom de voz de quem vende deve ser confiante e caloroso, e a postura, ereta e imponente. 

Se possível, use os produtos da loja. Isso passa ainda mais confiança para o cliente.

Escuta ativa

Como dito, saber escutar na hora de vender é muito importante. A escuta ativa coloca o foco do diálogo em quem fala, não em quem ouve. Dessa forma, você compreende melhor as necessidades, para formular respostas que sejam coerentes.

Não pense no que você vai responder enquanto o cliente fala, mas preste atenção ao que é dito, para, a partir disso, continuar a comunicação.

Clique para baixar o ebook com datas comemorativas para lojas de calçados.

Resiliência

Vender envolve lidar com pessoas. Logo, para ser um bom vendedor, é necessário ter a habilidade de trabalhar com situações difíceis. 

Ser resiliente nas vendas significa saber lidar com adversidades, ter autoconfiança e autoestima e se adaptar rapidamente a diferentes tons de voz e conversas.

Paciência

Saber respeitar o momento de compra do consumidor é um dos pontos mais importantes na hora de vender. Nem sempre a pessoa chegará à loja preparada para comprar, e entender isso é primordial para que ela se lembre como foi bem atendida e respeitada ao frequentar seu estabelecimento.

Empatia

Empatia é se colocar no lugar de quem compra para oferecer aquilo que ele precisa. Se a pessoa está procurando um chinelo, por exemplo, não faz sentido mostrar a ela um sapato de salto alto. 

Além de compreender o consumidor, você demonstra respeito pelas escolhas dele.

Carisma

Todos gostam de educação. Às vezes, abordar o cliente com um sorriso, um “boa tarde”, e perguntar como ele está pode mudar completamente o seu dia. Logo, o carisma é parte essencial de um atendimento de qualidade.

Vendedor sorrindo para o cliente, com almofadas ao fundo.
Um sorriso e um cumprimento podem fazer a diferença na hora de vender.

Objetividade

Seja objetivo e sucinto nas suas frases. Exponha os diferenciais do produto de forma rápida e clara, caso seja questionado, responda às perguntas com coerência, e não crie parênteses na hora de comunicar o que você precisa.

Liderança

Liderança e vendas estão completamente conectadas. Um líder consegue angariar pessoas para uma causa, convencer o outro de que aquilo faz bem a ele, demonstrar seus valores e ser respeitoso.

Na hora de vender calçados, observe se você e o time de vendas estão cumprindo com esses atributos durante a abordagem aos clientes.

Organização

Um bom vendedor precisa ser organizado. Afinal, ele tem contato com o estoque, com o cliente e, às vezes, até com o fechamento da compra no caixa. É preciso que ele entenda como o estoque funciona e quais os processos para concluir a compra. 

Compromisso

Muitas vezes, nas lojas, existem metas de vendas. Por isso, comprometimento é uma qualidade primordial. É necessário que o bom vendedor compreenda a importância do negócio e se motive a trabalhar para atingir os números esperados.

Clique na imagem para baixar o e-book com o Kit de Planejamento Anual.

Proatividade

Outra qualidade extremamente necessária para vender. Quando o cliente entra na loja, o ideal é que sempre haja alguém pronto para atendê-lo. Caso, em algum momento, o estoque seja encontrado desorganizado, uma pessoa proativa não terá preguiça de organizá-lo.

Vendedores proativos pensam no coletivo e estão sempre prontos para realizar tarefas sem que sejam cobrados para isso.

Dedicação

Dedique-se ao seu trabalho, esteja alinhado com as metas da loja pela qual você trabalha e ofereça aos seus consumidores o que eles procuram com educação.

Saber matemática

Para descobrir como ser um bom vendedor de calçados é importante, sim, conhecer o básico da matemática. Os descontos e as possibilidades de parcelamento da loja devem estar claros para você, para que você saiba como fazer os cálculos enquanto vende.

Sendo assim, para garantir sucesso profissional, é preciso continuar aperfeiçoando habilidades, buscando conhecimento e tomando atitudes que transformam.

Agora que você já sabe como se aprimorar na arte de vender calçados, que tal acessar mais conteúdos sobre o setor calçadista? Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito dos materiais da Daniel Atacado!

Banner para acessar a página de materiais gratuitos oferecidos pela Daniel Atacado.

7 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *