como-vender-no-marketplace
Gestão de Negócios

Vencendo a crise: como vender calçados no marketplace?

Você sabia que é possível vender pela internet sem possuir uma loja virtual? O marketplace é um sistema prático e de baixo investimento que pode potencializar as operações da sua loja de calçados.

Precisa alavancar as vendas do seu negócio? Neste post, te ensinamos tudo sobre como vender no marketplace: desde as plataformas mais confiáveis, como o Mercado Livre, até as estratégias mais rentáveis. Confira agora mesmo!

Marketplace: principais benefícios

Uma das principais vantagens do marketplace é que você não precisa de um site próprio para comercializar os produtos da sua marca. Além de reduzir os gastos com criação e hospedagem da plataforma, a divulgação também é feita pelo serviço.

kit-de-planilhas-para-loja-de-calcados

A parceria permite que seus produtos fiquem expostos como se fizessem parte de uma vitrine do shopping. Isso faz com que mais pessoas tenham acesso ao seu negócio, diferenciando o público e multiplicando as chances de conversão. Em longo prazo, também pode fortalecer o nome da sua marca no mercado.

Estratégias de negócio

Adotar um segundo canal de vendas é uma decisão importante e que requer alguns cuidados. A seguir, listamos as principais dicas para conseguir bons resultados com a ferramenta do marketplace:

Escolher os melhores itens

Antes de começar a anunciar, você vai precisar cadastrar todos os produtos na plataforma. Por isso, é importante escolher o portfólio estrategicamente. Observe os itens mais vendidos no site e aproveite sua expertise. Vender produtos nichados e apostar em preços competitivos são as táticas mais adotadas.

homem-escolhendo-produtos-para-vender-no-marketplace
Selecionar os produtos para o marketplace é uma das etapas mais importantes.

Investir na apresentação dos produtos

Fazer boas fotos é imprescindível para quem quer vender pela internet. Procure um local bem iluminado, utilize um fundo branco e mostre o produto em diferentes ângulos. No caso da venda de calçados, quanto mais detalhes estiverem expostos na foto, melhor.

Outro diferencial é a descrição da mercadoria, que deve conter todas as informações técnicas: material, solado, altura do salto, cores, numerações disponíveis, medidas em centímetros e outros detalhes. Para além da apresentação do produto, vale oferecer dicas de uso e estilo.

Oferecer uma boa experiência de compra

As vendas pelo comércio eletrônico são como qualquer outra: o consumidor precisa e exige qualidade na entrega e no atendimento. Garanta que a experiência do usuário aconteça da melhor forma possível, seja oferecendo condições de pagamento acessíveis ou caprichando no pré e pós-venda.

Os marketplaces permitem que o usuário compartilhe sua opinião sobre o produto, o que pode influenciar na maneira com que a sua loja é vista. Por esse motivo, é essencial possuir uma equipe treinada para responder comentários e solucionar eventuais problemas.

acoes-de-vendas-para-sua-loja-de-calcados

O marketplace do Mercado Livre

Agora que você já sabe como vender no marketplace, está na hora de escolher a melhor plataforma. Se você está em busca de praticidade e quer começar a anunciar de imediato, considere o Mercado Livre.

Sem burocracias, a negociação dos produtos é feita diretamente entre a empresa e o potencial comprador. Outra vantagem é que o vendedor pode construir a sua reputação dentro da site, o que faz com que a marca ganhe mais credibilidade perante os usuários.

Todos os calçados ofertados devem conter título, descrição, imagens ilustrativas, preço, categoria, quantidade no estoque, condições de venda, formas de pagamento e prazo de entrega. Entenda mais sobre o processo no vídeo a seguir:

Outras opções

Para conseguir bons resultados, é importante analisar todas as possibilidades. Conheça outros marketplaces famosos para anunciar calçados:

Bônus: marketplace do Facebook

O Facebook também disponibiliza uma plataforma de vendas, que funciona como um classificados. O anúncio leva preço, localização, categoria do produto, fotos e descrição. O contato com o público é ainda mais recorrente, portanto, um atendimento rápido e prestativo é indispensável.

A ferramenta de negociação não permite pagamentos diretamente pela rede social. Para realizar as transações, recomenda-se o uso de serviços como o do Mercado Pago ou do PagSeguro.

mulher-etiquetando-produtos-para-vender-no-marketplace
Existem diversas plataformas para vender calçados online. O único jeito de decidir é conhecer o serviço de cada uma delas!

Passo a passo para começar a vender

Escolheu o marketplace que oferece as melhores condições e condiz com as metas do seu negócio? Chegou a hora de colocar a mão na massa. Veja quais são os principais passos para cadastrar a sua loja e começar a vender pela internet:

  • Envio da documentação solicitada pela plataforma
  • Cadastro dos produtos (preços, imagens, descrições e condições de pagamento)
  • Categorização dos itens
  • Baixa no estoque dos calçados vendidos
  • Envio dos itens
  • Trocas e devoluções
  • Atendimento ao consumidor

Saber como vender pelo marketplace é uma forma de unir esforços com as vendas das lojas físicas. Crises ou baixas não têm vez quando as estratégias são inteligentes e bem pensadas!

Quer continuar por dentro das novidades do setor calçadista? Preencha o formulário abaixo e receba dicas semanalmente em seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *