Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Conheça as vantagens de um software PDV para lojas de calçados

A automação de processos é um dos maiores benefícios da tecnologia nas empresas, especialmente no que diz respeito à troca de informações entre os diferentes setores da organização.

Ao analisar o caso de uma loja de calçados, por exemplo, um sistema de envio e recebimento de dados ineficiente pode refletir diretamente na satisfação dos clientes em suas experiências de compra. Nesse contexto, os programas PDV — ponto de venda — tornam-se opções interessantes, por trazerem recursos prontos e de fácil utilização.

Softwares PDV, também conhecidos como POS (point of sale), possuem a função principal de gerenciar o procedimento de compra de um produto. Para uma loja, por exemplo, ele seria operado por um atendente de caixa.

Todas as etapas de identificação dos produtos escolhidos pelo cliente, soma dos preços e cálculo do custo final, geração de nota fiscal e processamento dos pagamentos podem ser gerenciadas pelo software PDV.

Continue a leitura para conhecer as vantagens de um software PDV para lojas de calçados!

Agilidade no processamento das compras

A rapidez proporcionada por um software PDV para uma loja de calçados significa maior eficiência no atendimento, principalmente em situações nas quais há muitos clientes ao mesmo tempo. Esse é um diferencial para muitos consumidores, que não gostam de esperar para concluírem suas compras.

Com esses programas, todos os lançamentos de produtos, cálculos de valores finais e descontos e emissão de notas fiscais é automatizado, garantindo confiabilidade e velocidade nesse processo.

Integração entre setores da empresa

Além de cuidar do processo de compras, um software de ponto de venda também possui módulos de integração com outros setores. Isso ocorre, por exemplo, quando um produto é identificado por seu código de barras, adicionado ao item enquanto este ainda estava no estoque.

Outro benefício de um sistema como esse é a facilidade de dar baixa em produtos vendidos. Para uma loja de calçados, isso significa que, a cada compra, os estoques registrados são automaticamente ajustados.

Atendente de loja com software PDV.
A integração entre os setores da empresa, por meio de um software PDV, garante velocidade e confiabilidade nos processos. Foto: freestocks.org.

Esses softwares também possuem o recurso de gerar e emitir notas fiscais automaticamente, a partir da conclusão dos pedidos, outra vantagem que garante uma boa economia de tempo.

Dessa forma, é possível obter um controle mais eficiente sobre os produtos da loja, além de programar as compras com os fornecedores em prazos mais alinhados e seguros, gerando mais economia.

Geração automática de informações

Uma loja calçadista, conforme vai expandindo seu mercado de atuação, chega a um ponto em que a gestão de informações precisa estar bem organizada, a fim de garantir um bom funcionamento da empresa. Para que isso aconteça, é preciso alinhar bem o registro e o armazenamento de dados.

Pessoa manipulando um software PDV.
O registro automatizado de informações permite a geração de gráficos e relatórios gerenciais de forma mais prática e funcional. Foto: Campaign Creators.

Essas atividades podem ser realizadas de forma manual, por funcionários, ou então com o auxílio de programas no computador. E essa é outra aplicação dos softwares PDV.

Por estar envolvido em todos os processos de fluxo de caixa, integrando as informações entre setores, esse sistema é capaz de armazenar todos os dados registrados, construindo um banco de dados que pode, posteriormente, ser facilmente acessado.

Essas informações servem de base para a tomada de decisões estratégicas para o negócio, partindo da análise dos dados e projetando os objetivos e metas para o futuro.

Programas de gestão de pontos de venda são ótimas alternativas para ganhar tempo no dia a dia de uma loja, além de facilitarem processos burocráticos e registrarem todos os processos realizados de maneira automática.

Há, no mercado, uma série de opções de softwares PDV para lojas de calçados. As opções variam de preço — em geral, o pagamento é do tipo plano de assinatura —, de acordo com as funcionalidades que o programa deverá apresentar.

Cada loja de calçados terá sua própria realidade e um software que será o mais adequado para as condições do seu dia a dia. Alguns exemplos são o gestãoClick (pago) e o NEX (possui versão completamente gratuita).

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos exclusivos sobre gestão, toda semana e diretamente em seu e-mail!

5 Comments

  • Vinícius , 15 de julho de 2019

    Ótima matéria! ? Trabalho em uma loja de calçados que utiliza um sistema que nos ajuda e MUITO no controle de estoque em grade por exemplo, por isso também acho que hoje é fundamental possuir um sistema de gestão e PDV na loja com toda certeza!! Indico a ConnectPlug.

    • Daniel Atacado , 15 de julho de 2019

      Olá, Vinícius! Com certeza, softwares dessa categoria podem representar boas economias de tempo em tarefas diárias, sem contar na facilidade de gerar relatórios para a empresa. Obrigado pelo feedback!

  • […] esportivos; artefatos de couro e outros materiais; confecções; acessórios de moda; produtos para equipar os pontos de venda e tecnologia para […]

  • […] esses indicadores de desempenho (KPIs) deve ser possível e vir de uma fonte confiável, como um sistema PDV ou outro software de […]

  • […] ao sistema de vendas, a maior vantagem de um software desse tipo é dar baixa no estoque, assim que um produto for vendido. Aliando esse mecanismo aos códigos de […]

Comments are closed.