datas comemorativas no varejo
Dicas ao Lojista

Datas comemorativas no varejo calçadista: saiba como se preparar

Datas comemorativas no varejo ajudam a tornar o seu comércio mais competitivo, mas você só terá resultados com planejamento. É preciso pesquisar as principais datas para o setor calçadista, montar um calendário e definir estratégias em cada uma. Quer aprender a aproveitar ao máximo essas datas? Continue lendo este post.

Planejamento

Com seu público-alvo em mente, ficará mais fácil saber quais datas comemorativas no varejo despertam o interesse dos seus clientes e poderão ampliar as vendas da sua empresa.

Com as datas definidas, tenha estoque adequado para que não faltem produtos e nem haja sobras ao final da campanha. Veja o histórico de vendas e faça projeções.

Tenha estratégias para cada uma das datas. Se fará promoções, oferecerá cupons de desconto ou sorteará experiências e serviços. Comunique isso de forma clara para que os clientes que entrarem na loja saibam o que lhes aguarda.

Decoração, atendimento e divulgação

Decoração é um item importante nesses períodos. A comunicação visual dá um ar mais convidativo à loja, mas preste atenção à quantidade de objetos de decoração. O ideal é ser minimalista e não comprometer todo o orçamento.

O maior número de clientes na loja exige atenção extra no atendimento. O mais indicado é contratar vendedores temporários para não comprometer a qualidade e a agilidade do atendimento.

datas comemorativas no varejo
Invista em embalagens natalinas que ajudam a transformar produtos em presentes.

Já com as etapas anteriores definidas, é hora de pensar na divulgação da campanha. Use redes sociais, e-mail e WhatsApp para comunicar as promoções.

Leia a seguir como se programar para as mais importantes datas comemorativas no varejo.

Dia do Consumidor e Dia do Frete Grátis

O Dia do Consumidor oferece promoções no mês de março, mas ainda é pouco conhecido no Brasil. O forte da data envolve os comércios eletrônicos, mas as revendas físicas também começam a entrar na campanha, vendo que é possível lucrar mais no primeiro trimestre.

Em abril, o Dia do Frete Grátis acontece nos e-commerces brasileiros desde 2012. Aproveite a data para fidelizar aqueles clientes que moram em regiões onde o custo do frete é alto.

Mas atenção! Oferecer frete grátis em todas as compras pode deixar sua loja no prejuízo. Para não prejudicar o caixa, você pode fechar parcerias com transportadoras e oferecer frete grátis para produtos selecionados ou para compras acima de um valor estipulado.

Dia da Mães

É a data comemorativa mais importante no varejo no primeiro semestre. No ano, é a segunda maior em vendas, atrás do Natal. O Dia das Mães tem grande apelo emotivo, por isso o lojista deve usar a sensibilidade para criar campanhas que falem de carinho, gratidão, amor e união. Faça listas de sugestões de presentes para o Dia das Mães. Você pode montar kits de faixa de preço e perfis de mães.

O Sebrae sugere firmar parcerias com o comércio local. Dessa forma, e de acordo com o fornecedor, é possível organizar um desfile para apresentar a coleção; distribuir flores na véspera do Dia das Mães e ainda oferecer um café da manhã na loja.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados tem um público amplo: de jovens namorados, recém-casados a casais maduros. Se a sua loja trabalha com consumidores de várias faixas etárias, suas ações não devem estar restritas só a um tipo de consumidor, caso contrário você perderá a chance de vender, atrair e fidelizar novos clientes.

Mais uma vez, vale a ideia da parceria com empresários locais. A sua loja pode, por exemplo, sortear uma diária em um hotel para o casal, uma viagem de fim de semana ou um jantar romântico.

Dia dos Pais

Para vender mais no Dia dos Pais, ajude os clientes a encontrarem o presente perfeito. Mais do que vendedores, seus funcionários devem ser consultores e auxiliar os compradores na pergunta: “Qual presente comprar para o meu pai?”

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Pesquise os diferentes perfis de pais e aplique as características nos kits de produtos.

Tenha sugestões de presentes – kits ou produtos unitários – por faixa de preço, como até R$ 99, R$ 100 a 199 e acima de R$ 200. Trabalhe com os perfis de pais – workaholic, brincalhão, sério, viajante, caseiro, moderno –, sugira presentes e acrescente uma breve descrição de cada perfil.

Você pode inovar e sortear experiências para que sejam compartilhadas entre pais e filhos. Exemplos: aulas de churrasco, minicurso de cervejas artesanais ou ingressos para jogo de futebol.

Dia das Crianças

Concentre esforços no Dia das Crianças se o mix da sua loja contempla calçados infantis. Pesquisa da SPC Brasil aponta que calçados e roupas responderam por 22% das vendas do Dia das Crianças em 2017, perdendo só para bonecos e bonecas (31%), com tíquete médio de R$ 194.

Lembre-se que, embora as crianças opinem na hora da compra, quem ainda decide são os adultos. Decore a loja, crie espaços com brincadeiras para as crianças e deixe os pais saudosistas sobre a infância deles, usando frases e brinquedos antigos.

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Explore os benefícios que o produto oferecido pode trazer ao dia a dia dos pais e da criança: segurança, praticidade, conforto e proteção.

Black Friday

A data que, no Brasil, chegou primeiro no e-commerce, passou a ser adotada também pelas lojas físicas nas edições seguintes. A Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, mas o varejo ampliou a data, passando a fazer promoções de pré e pós-Black Friday.

Se você tem um e-commerce, organize-se com antecedência, delimite quais produtos terão descontos, se há estoque suficiente, se a participação será independente ou por algum site organizador.

Um dos pontos cruciais é oferecer ofertas reais: sem falsas promoções ou descontos insignificantes. Aproveite o momento para fazer fluxo de caixa para o Natal e conquistar novos clientes.

Natal

A maior data comemorativa no varejo em volume de vendas pede uma decoração caprichada. Ilumine a fachada e use a vitrine para contar a história do Natal.

Monte um presépio, seja ele tradicional ou em materiais recicláveis. Uma vitrine bonita tem o poder de se transformar em um ponto turístico, o que significa mais clientes. Este é o período de emocionar e encantar o público, invista.


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