Linha de produção de uma fábrica de calçados.
Gestão de Negócios

Entenda como funciona uma fábrica de calçados

Calçados estão entre os itens de vestuário com maior variação de modelos, tamanhos e materiais. O Brasil está entre os maiores produtores do mundo, com marcas reconhecidas internacionalmente.

A produção de calçados vem passando por transformações, com o avanço das tecnologias de manufatura. Porém, cada fábrica terá seus processos e não existe um procedimento único.

Neste post, entenda como funciona uma fábrica de calçados, no sentido dos processos principais que são comuns a esses produtos. Confira!

Como os calçados são fabricados?

Cada calçado terá suas particularidades de fabricação. Podemos considerar que, de forma geral, esses produtos terão solado, cabedal, e alguns elementos acessórios, como cadarços, zíperes e outros detalhes opcionais.

Para ter uma visão geral do funcionamento de uma fábrica de calçados, é preciso analisar o processo, da matéria-prima ao produto final. Entre as etapas de fabricação de calçados, temos:

  • Seleção dos materiais necessários
  • Construção da sola/entressola
  • Preparação do cabedal
  • Colocação de acessórios e detalhes
  • Embalagem e expedição

Dependendo dos materiais utilizados, esses processos podem acontecer de forma diferente. Por exemplo, quando se utiliza o PVC expandido, como é o caso dos calçados Grendene, existe uma série de máquinas para dar forma ao polímero, com uma engenharia que envolve processos térmicos.

Tênis alinhados em uma fábrica de calçados.
Os processos de manufatura de calçados podem variar de acordo com os materiais utilizados, modelos e formatos.

Por outro lado, ao utilizar materiais como o couro, exige-se um outro tipo de operação para realizar processos de colagem e costura. O mesmo vale para calçados que envolvem tecidos em malha no cabedal, como os tênis de corrida.

Os principais setores de uma fábrica de calçados

Os setores de uma fábrica de calçados ajudam na organização dos processos, para que eles sejam executados com eficiência e com o mínimo de desperdício. De forma geral, podemos dividir as áreas em Administração, Produção e Expedição.

Administração

O setor administrativo abriga a gerência da fábrica e o departamento comercial, que é um dos atores principais no funcionamento desses locais, mesmo não se relacionando diretamente com a construção de um calçado.

Isso porque, quando se trata de uma produção a nível industrial, a demanda é essencial para garantir o fluxo de trabalho. Dessa forma, a atuação da equipe comercial, que entra em contato com os clientes e faz o fechamento de pedidos é fundamental para dar andamento ao planejamento do restante da produção.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Produção

Quando pensamos em como funciona uma fábrica de calçados, o setor de produção é a área que concentra a maior quantidade de funcionários e processos. É nele que acontece a transformação das matérias-primas nos produtos finais.

A disposição de etapas do setor de produção segue as boas práticas de manufatura, nas quais o foco é fabricar com qualidade e no menor tempo possível. Com os avanços da tecnologia de maquinário, hoje é possível alcançar números expressivos de produtividade.

Porém, para outras etapas de produção, que exigem ações mais delicadas, a força humana ainda é muito utilizada. Nesses processos, é fundamental possuir um ambiente apropriado, com a segurança necessária para os colaboradores.

Em resumo, a produção de calçados pode envolver máquinas de costura, equipamentos de prensa, fornos para conformação dos materiais nas formas, entre outros. Não existe um padrão, visto que cada calçado terá suas próprias características e detalhes.

Pessoas trabalhando na linha de produção de calçados.
Uma produção eficiente exige planejamento e coordenação, garantindo assim os melhores resultados.

Por fim, é comum encontrar um layout de linha de produção, com esteiras automáticas que carregam os produtos entre os estágios de manufatura, passando pelas mãos da equipe de trabalho.

Vale ressaltar que, ainda hoje, existem pequenas fábricas que utilizam processos mais manuais, realizados de forma artesanal. Essas fabricantes se encaixam em uma outra categoria que não é ligada à manufatura em escala industrial.

Expedição

Esse é o último local antes que o produto saia para encontrar sua distribuição entre os clientes. No setor de expedição, os produtos são preparados em suas embalagens e armazenados.

É fundamental que haja uma boa gestão dos estoques, para que não aconteçam erros na hora de transportar os calçados para seus destinos comerciais. Em geral, produtos em escala industrial se utilizam de sistemas de identificação por etiquetas escaneáveis.

Nesse texto, apresentamos de forma geral como funciona uma fábrica de calçados. No entanto, é interessante analisar que cada empresa terá sua maneira de organizar e planejar a produção.

Para quem possui um varejo de calçados, conhecer mais sobre como as fabricantes lidam com materiais e processos pode ajudar na escolha dos melhores fornecedores. Portanto, vale a pena pesquisar sobre esse setor.

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o setor calçadista!

1 Comentário

  1. Parabéns pelo blog, ótimas matérias….
    Gostaria de deixar uma dica sobre os Tatames da Eva Brasil. Gente são maravilhosos, auxiliando na proteção dos primeiros passos dos nossos pequenos. Tatames educativos, super coloridos e muito mais…
    Super indico, recomendo!!!
    Quem quiser conhecer mais entra no site:
    https://evabrasil.com.br/
    Um ótimo dia a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *