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7 dicas para melhorar a experiência de compra no varejo calçadista

A experiência de compra é o conjunto de percepções que o usuário tem ao entrar em contato com uma loja de varejo, seja para consumir ou não. O contato com todos os elementos oferecidos pela empresa compõe uma imagem que pode ser negativa, neutra e positiva em relação à marca.

Para criar um ótimo momento de compra para seu potencial cliente, superando suas expectativas, é preciso conhecê-lo e, assim, gerenciar esses elementos para que eles conversem positivamente. Além de aumentar as chances de compra e recompra, uma boa experiência de compra no varejo gera indicações espontâneas para seu negócio.

Pensando nisso, reunimos sete dicas para surpreender o consumidor e seu momento de compra. Confira!

1. Ofereça o atendimento perfeito

Se tem alguma coisa que o consumidor espera ao entrar em uma loja é ser bem atendido. Além da boa educação, é preciso esforço e profissionalismo para entender as motivações que fizeram o cliente entrar na loja, a fim de realizar perguntas certeiras que visam resolver seus problemas.

O atendimento ideal reúne clareza, objetividade, segurança, transparência e empatia, além de ser um reflexo de tudo o que acontece internamente na empresa. A abordagem e as interações do time de vendas devem estar alinhadas com todos os processos e estratégias do estabelecimento.

experiência de compra no varejo
Existem diversos tipos de clientes e, para cada um deles, uma forma ideal de abordagem e comunicação. São eles: o apressado, confuso, decidido, indeciso, comunicativo, atento, cético, negociador, entre outros. Foto: Rawpixel

Conhecer os produtos, saber quem são seus públicos, utilizar a linguagem correta e descobrir os reais problemas dos consumidores são essenciais para os vendedores. Portanto, invista em cursos e treinamentos que irão auxiliar e capacitar os colaboradores.

2. Proporcione agilidade nas ações

Hoje, diante da rapidez possibilitada pela conectividade em rede, o consumidor espera por soluções imediatas. Para que a experiência de compra no varejo seja válida, é preciso possuir um time de vendas ágil, focado e atencioso, que irá garantir dinamismo e eficiência nos processos.

Uma equipe bem treinada e alinhada irá realizar atendimentos certeiros, se comunicando de forma clara, rápida e eficaz. A gestão de pessoas e a comunicação interna, portanto, são fundamentais nas estratégias para melhorar as vivências do consumidor no momento de compra.

3. Garanta variedade e qualidade nos produtos

Oferecer exatamente o que o cliente procura é um desafio para o varejo calçadista. Para isso, é necessário uma boa diversificação no mix de produtos, visando aumentar o alcance de vendas entre os possíveis consumidores.

Além de melhorar a experiência de compra, favorecendo o relacionamento entre cliente e empresa, um negócio que prioriza variedade e qualidade em seus produtos tem a possibilidade de atingir diferentes pessoas, podendo aumentar seu ticket médio.

experiência de compra no varejo
A variedade e a profundidade são fundamentais no mix de produtos: enquanto a primeira está relacionada à quantidade de marcas e categorias de produtos, a profundidade significa ter mais opções dentro de cada categoria. Foto: Rawpixel

Portanto, entenda as necessidades do seu público e busque fornecedores confiáveis, que irão garantir uma parceria de sucesso e também uma consistência no reabastecimento de produtos de qualidade no estoque.

4. Desenvolva ações de vendas

Com a alta concorrência, é preciso mostrar vantagem competitiva, seja em descontos, métodos de pagamento ou produtos diferenciados. As ações de vendas são ideais para divulgar estratégias e promoções que ajudam a alavancar os itens de consumo.

Mais do que um preço justo e alinhado com o mercado, é necessário traçar um planejamento que atinja seus principais objetivos. Promoções, eventos, sorteios, descontos progressivos e cupons são algumas das diversas possibilidades de ações de vendas em lojas de calçados.

experiência de compra no varejo

5. Crie um ambiente agradável

A experiência de compra no varejo está ligada diretamente com o ambiente da empresa. Com o aumento das compras online, as lojas físicas precisaram se adaptar e oferecer mais do que apenas produtos aos consumidores.

Para um negócio de sucesso, a satisfação do cliente deve ser conquistada em todas as etapas de interação, do estacionamento ao fechamento da venda. Garantir um local sem filas, confortável e aconchegante, com bom atendimento e facilidades de pagamento são algumas das formas de encantar e superar as expectativas dos compradores.

experiência de compra no varejo
Invista no apelo visual e sempre considere a linha de visão dos consumidores. Coloque os produtos desejados na altura dos olhos, facilitando a visualização e incitando o manuseio dos artigos. Foto: Clark Street Mercantile

O marketing sensorial, que explora os cinco sentidos em estratégias de venda, também contribui para a experiência de compra. Ele pode ser aplicado em diversos estabelecimentos, despertando diferentes emoções com músicas, fotos, vídeos, cheiros, comidas, entre outros.

6. Realize a pós-venda

A pós-venda é o atendimento prestado ao consumidor após a compra de um produto ou serviço, portanto, é uma grande oportunidade para o começo de um relacionamento entre empresa e cliente.

A estratégia, utilizada para reter clientes, é essencial para criar uma recorrência de compra em uma venda pontual. Ela deve estar presente no planejamento de gestão de relacionamento que, no mínimo, realiza pesquisas de satisfação e oferece programas de fidelização.

7. Esteja conectado com seu cliente

Estar em contato direto com os consumidores é uma grande oportunidade de crescimento para a marca. Mais do que realizar novas vendas, ouvir e receber feedbacks, dúvidas e reclamações, é visualizar possíveis melhorias nos processos da empresa.

O relacionamento com o cliente, tão almejado pela pós-venda, deve ser nutrido não somente com promoções e descontos segmentados, mas com conteúdos relevantes, que ajudam a resolver os problemas de seu público.

As redes sociais são ótimas maneiras de estar presente no dia a dia de seus consumidores, facilitando a interação e o engajamento com a marca. Por isso, estude as plataformas mais acessadas pelo seu público e crie estratégias específicas para gerar uma boa imagem na percepção do consumidor.

Para aperfeiçoar a experiência de compra no varejo é preciso se manter atualizado quanto às novidades e mudanças de mercado. Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre o varejo calçadista semanalmente em seu e-mail!

 

10 Comments

  • […] vendas pelo comércio eletrônico são como qualquer outra: o consumidor precisa e exige qualidade na entrega e no atendimento. Garanta que a experiência do usuário aconteça da melhor forma possível, seja oferecendo […]

  • […] são capazes de formular seus próprios julgamentos acerca de uma marca ou produto. Suas primeiras experiências de consumo irão, definitivamente, induzir a opinião e enriquecer suas percepções sobre o produto ou […]

  • […] Esse é um elemento fundamental para qualquer varejo calçadista. As vendas devem ocorrer da forma mais rápida possível, para que os clientes tenham a melhor experiência de compra. […]

  • […] importante quanto a qualidade de um produto é a experiência de compra que a loja proporciona aos seus clientes. Em um mercado competitivo, cada detalhe pode fazer a […]

  • […] é necessário entender e saber executar técnicas de abordagem ao cliente que contribuam para uma experiência satisfatória, a fim de aumentar as vendas e criar um momento confortável para o consumidor em sua loja de […]

  • […] As vendas no varejo calçadista se concentram na figura dos vendedores. Bons profissionais conseguem fazer com que os clientes se sintam à vontade e tenham uma experiência de compra satisfatória. […]

  • […] tome cuidado com o uso excessivo de mensagens automáticas, pois os clientes preferem, geralmente, respostas personalizadas para suas dúvidas e […]

  • […] de divulgar novos produtos e promoções, faça um breve questionário para avaliar a satisfação com a primeira compra, verificando quais os pontos podem ser […]

  • Danilo , 13 de março de 2021

    Verdade, a solução imediata que o texto menciona é vital para criar uma boa experiência de compra para o cliente. Assim como também o pós-venda, com pesquisa de satisfação para poder entender todo o processo que o cliente passou. Ótima leitura. Sucesso ao site e amigos leitores!

    • Daniel Atacado , 15 de março de 2021

      Obrigado pela mensagem, Danilo! O foco é sempre no cliente, né?
      Abraços!

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