Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Feira de calçados para lojistas: como se programar para aproveitar

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Feiras de calçados são espaços de encontro e troca de experiências. Realizadas em diversos locais do Brasil durante o ano, esses eventos proporcionam novas ideias para os lojistas do setor calçadista.

Porém, com o crescente tamanho e proporção que as feiras têm tomado, aproveitar cada momento e focar no que mais interessa pode ser um desafio. Isso porque, nesses locais, também há um fluxo grande de pessoas e o tempo é limitado.

Para ajudar a retirar o máximo de conhecimento desses eventos, reunimos algumas dicas sobre como se programar para aproveitar uma feira de calçados para lojistas. Confira!

As principais feiras de calçados do Brasil

Pessoas na feira de calçados para lojistas.
As feiras de calçados reúnem novidades, tendências e pesquisas do mercado para lojistas.

O setor de calçados no país movimenta valores expressivos, com várias cidades que são considerados verdadeiros polos calçadistas no Brasil.

De acordo com um relatório da Abicalçados, a produção de calçados em 2018 foi de 944 milhões de pares. Com relação à exportação, o valor total alcançou 976 milhões de dólares.

Os números revelam a importância desse segmento para a economia do país. As feiras de calçados, por sua vez, reúnem milhares de pessoas, todos os anos, em encontros que acontecem em várias cidades.

Em uma feira de calçados para lojistas, há exposições de produtos, desfiles de coleções novas e a exibição de equipamentos e tecnologias inovadoras para o setor. Tudo isso em um ambiente que proporciona novas conexões entre empresas e profissionais do ramo.

Alguns desses eventos oferecem palestras e capacitação para os lojistas, de especialistas do varejo. As feiras também atingem nível internacional, com a presença de compradores estrangeiros.

Entre os eventos mais importantes realizados no Brasil, está a Couromoda – com 40 anos de história, considerada líder em lançamentos do segmento na América Latina. Outra feira importante, a Francal figura entre os maiores centros de negócios entre a indústria e o varejo de calçados. Ambas acontecem em São Paulo (SP), na Expo Center Norte.

Para saber mais detalhes sobre as principais feiras de calçados no Brasil, clique no banner abaixo!

Banner para o post sobre as feiras de calçados no Brasil.

Conheça toda a programação do evento

A primeira dica para aproveitar bem uma feira de calçados para lojistas é conhecer o que será apresentado. Esses eventos podem concentrar várias programações ao mesmo tempo. Dessa forma, acessar o site oficial para conhecer mais sobre o que vai ser apresentado é o primeiro passo.

Vale a pena, então, pesquisar cada um dos expositores e palestras, anotando os detalhes e se haverá ou não a necessidade de se inscrever previamente em alguma programação.

Pesquise sobre o local da feira e o espaço do evento

É importante conhecer a cidade e o local onde acontecerá o evento. Caso não esteja familiarizado, pesquise possíveis lugares para hospedagem (se necessário) e alimentação, quando a feira não oferecer praça de alimentação.

O ponto mais essencial, no entanto, é analisar a disposição dos estandes e palcos dentro do espaço do evento. Saber exatamente onde estarão os expositores mais interessantes para a sua loja ajuda a não perder tempo durante o evento.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Trace um roteiro do que será feito

Após reunir todas as informações importantes, construa um roteiro do que será feito em cada um dos dias do evento. Na medida do possível, traçar um plano do que é essencial visitar pode ajudar a não perder nada importante.

O roteiro é uma estratégia para otimizar seu tempo e ajuda a economizar recursos ao eliminar o risco de imprevistos durante o evento. Porém, vale ressaltar que, apesar de todo o caráter profissional, as feiras de calçados para lojistas também são espaços para fazer novos contatos e trocar informações.

Esses eventos são ótimas oportunidades para encontrar novas opções de produtos para renovar o estoque. A Grendene é uma ótima opção para quem busca calçados de qualidade e com tecnologia. Clique no banner para conferir!

Banner para o site da Daniel Atacado.

8 Comments

  • Leticia , 19 de dezembro de 2019

    Boa tarde. Uma dúvida, nessas feiras os logistas conseguem um valor melhor na compra dos produtos do que com os representantes das marcas?

    • Daniel Atacado , 24 de dezembro de 2019

      Bom dia Letícia,

      O legal das feiras é que você terá um contato direto com o pessoal das marcas e sim, quem sabe você não consegue negociar um valor melhor para o seu negócio e também conseguir uma grande parceira não somente no valor do produto e sim em outras áreas.

      Esperamos ter ajudado!

  • […] ambiente da internet, os lojistas também podem encontrar informações sobre o mercado visitando feiras de calçados, que costumam acontecer em diversas cidades e, em geral, reúnem fabricantes de todo o […]

  • […] falamos de se manter atualizado sobre o segmento calçadista, não estamos apenas nos referindo a participar de eventos e feiras. Há outras maneiras mais simples e acessíveis de adquirir conhecimento e aprimorar habilidades, […]

  • […] Hamburgo sedia duas das principais feiras do Brasil: FENAC (Feira Internacional do Calçado) e FIMEC (Feira Internacional de Máquinas para Curtumes, […]

  • […] Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) é, inclusive, organizador de uma das principais feiras de calçados do país, a Francal Ablac […]

  • Sidnei Antonio dos Santos , 17 de dezembro de 2021

    Prezados boa tarde, sou consultor para empresa SILVATRIM, procuro representantes e distribuidores no Brasil, para nossa linha de produtos para calçados.
    Caso vocês tenham indicações ou outro meio pelos quais possa fazer a capilaridade desses profissionais, poderiam me ajudar?
    Att.
    Sidnei A. Santos
    C. Comercial

    • Daniel Atacado , 12 de janeiro de 2022

      Olá, Sidnei! Tudo bem? Acreditamos as principais feiras de calçados de 2022 sejam uma excelente oportunidade para isso. Em janeiro, a primeira delas é a Couromoda.

Comments are closed.