feiras de calçados
Dicas ao Lojista

Feiras de calçados: conheça as principais edições em 2020

É nas feiras de calçados que o lojista define o que os seus clientes encontrarão nas prateleiras dos pontos de venda nas próximas temporadas. Para as marcas, são eventos para mostrar coleções, tendências, materiais, tecnologia e ganhar novos compradores dentro e fora do Brasil.

As feiras são um ponto de força e inovação para um mercado importante na economia do país. A produção de calçados em 2018 foi de 944 milhões de pares, conforme relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

São ao menos nove feiras de calçados realizadas nos maiores polos calçadistas do Brasil, aproximando as fábricas dos varejistas. Quer saber quais eventos são esses? Listamos cada um e contamos o que esperar desses eventos!

Couromoda 2020

Quando: 13 a 15 de janeiro de 2020

Onde: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

A Couromoda Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda – abre o calendário das principais feiras de calçados no Brasil. Tradicionalmente realizado em janeiro, na cidade de São Paulo, o evento reúne lojistas de todo o país e compradores vindos dos mais importantes centros de consumo do mundo.

Banner para o post sobre polos calçadistas do Brasil.

Com 40 anos de história, a Couromoda pode ser considerada líder em lançamentos e vendas de calçados e acessórios na América Latina. Esse posicionamento, segundo os organizadores, é confirmado pelas estatísticas das últimas edições: 35% das vendas anuais do setor são proporcionadas pela feira.

A feira conta com mais de 30 mil pessoas a cada edição, entre expositores, lojistas e compradores de 50 países, transformando o ambiente em um local gerador de negócios e de troca de informações.

O varejista tem a oportunidade de conhecer cerca de 2 mil coleções de calçados e confecções, a partir da integração com a São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

Auditório cheio em palestra durante a feira Couromoda.
A Couromoda oferece palestras sobre o mercado de calçados, com foco na capacitação de empresários (Imagem: Couromoda / Divulgação).
É o lugar certo para fazer contatos com clientes, concretizar vendas, abrir novos mercados, dentro e fora do Brasil, e ampliar a visibilidade das marcas. Para estimular novos acordos comerciais, a feira sempre traz a convite compradores estrangeiros para estimular a visitação de clientes de outros países.

O lojista pode encontrar – e comprar – calçados femininos, masculinos e infantis; artigos esportivos; artefatos de couro e outros materiais; confecções; acessórios de moda; produtos para equipar os pontos de venda e tecnologia para calçados.

O evento também é oportunidade de atualização. O Fórum Couromoda concentra palestras com foco em varejo, moda, e-commerce, marketing, tecnologia e tendências para o mercado calçadista.

Feira 40 Graus 2020

Quando: 3 a 5 de fevereiro de 2020

Onde: Centro de Convenções de João Pessoa – João Pessoa (PB)

O foco da Feira 40 Graus é atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, antecipando os lançamentos das fábricas para que os clientes possam preparar e renovar seus estoques no início do ano.

A feira ganha destaque por acontecer em João Pessoa. Os dados do relatório setorial da Abicalçados mostram que o estado da Paraíba teve uma participação expressiva na produção brasileira de calçados, com 15,8% do total em 2018: 149 milhões de pares.

Corredor da Feira 40 Graus.
A Paraíba representa um dos estados mais importantes na produção de calçados no Brasil (Imagem: Feira 40 Graus / Divulgação).
Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Fimec 2020

Quando: 10 a 12 de março de 2020

Onde: Fenac – Novo Hamburgo (RS)

O lojista vai encontrar moda, tecnologia e inovação na Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes –, considerada a maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina.

Realizada anualmente em Novo Hamburgo (RS), o evento é referência quando o assunto é lançamentos em couros e peles, produtos químicos, componentes e máquinas, além de tecnologia e inovação.

A feira carrega altas expectativas para o setor coureiro-calçadista, principalmente por causa das recentes negociações para o acordo entre Mercosul e União Europeia. Espere encontrar conteúdos sobre esse assunto durante a programação.

A cada edição, os cerca de 500 expositores apresentam aos visitantes soluções para seus negócios, novas técnicas de fabricação, novidades em matérias-primas e inteligência disponível para o setor calçadista.

Banner para a página de download do kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

Além de estandes que atendem às demandas dos compradores, a Fimec traz a Fábrica Conceito, um espaço que mostra, em tempo real, a fabricação de um calçado como em uma indústria.

O visitante tem a chance de ver na prática como são aplicados os processos tecnológicos dos produtos à venda na feira, além de técnicas de otimização de tempo e custos.

No Fórum Fimec, temas relevantes para o setor coureiro-calçadista são debatidos por especialistas, que anunciam as novidades do mercado e orientam de que forma os lojistas podem gerar novas oportunidades de negócios.

Profissionais de moda e gestão contam cases de sucesso, falam sobre criatividade e comportamento do cliente e mostram processos de produção para tornar o mercado brasileiro mais competitivo.

Fabricação de um calçado durante a Fimec.
A Fábrica Conceito mostra, em tempo real, o processo de fabricação dos calçados (Imagem: Fimec / Divulgação).

Entre os temas debatidos pelo Fórum Fimec em 2019, o principal assunto foi a questão da sustentabilidade no mercado de calçados. Durante as discussões, tendências mundiais e panoramas futuros foram apresentados.

Um deles, muito interessante, é o uso de solventes base água para fabricação de revestimentos têxteis. Mesmo sendo mais cara (entre 15% e 20%), a tecnologia utiliza 95% menos água e tem potencial equivalente à retirada de seis milhões de carros de circulação, em apenas um ano de aplicação.

O mercado chinês, cuja renda depende muito da produção têxtil, está caminhando em direção à utilização de produtos menos poluentes, e a indústria tende a aderir a um modelo de produção mais consciente.

Banner para o e-book sobre Datas Importantes para o Varejo Calçadista.

SICC 2020

Quando: 18 a 20 de maio de 2020

Onde: Serra Park – Gramado (RS)

A primavera e o verão, responsáveis por 70% do volume de vendas do varejo brasileiro, são a aposta do SICC Salão Internacional do Couro e do Calçado –, que apresenta lançamentos para a temporada de calor.

Um total de 200 importadores focam suas atenções para Gramado (RS), durante três dias de maio, de olho nas novidades da indústria de calçados brasileira. O evento ajuda o lojista a dar os primeiros passos para vender a produção para o mercado externo a partir do projeto Grupo de Importadores.

O objetivo é fomentar as exportações de calçados e acessórios ao aproximar as indústrias brasileiras dos importadores que visitam a feira. A cada edição, é mais frequente a presença de representantes da América Latina, América do Norte, Ásia e Europa.

feiras de calçados SICC
O foco do SICC, que acontece em maio, é a estação primavera-verão (Imagem: SICC/ Divulgação).

Outro destaque da feira é o ConecTech, um espaço de divulgação de informações para auxiliar os lojistas no dia a dia das operações da empresa, com ferramentas e tecnologias novas.

Francal Ablac Show 2020

Quando: 1 a 3 de junho de 2020

Onde: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

Com 50 anos de história, a Francal Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – é um dos maiores centros de negócios entre indústria brasileira e varejo. Realizado todos os anos em julho, na cidade de São Paulo, o evento passou a apostar no conceito de “feira com cara de shopping e estande com cara de loja”.

Para os organizadores, é uma forma de oferecer aos visitantes ideias, linguagens e experiências, para que sejam reproduzidas nos pontos de venda. A Francal é conhecida por apresentar coleções primavera-verão e lançar tendências de calçados e acessórios. Reúne lojistas de todo o país e compradores internacionais.

Paralelamente, ocorre o Fórum Francal, com temas atuais sobre tendências de moda e comportamento do cliente.

feiras de calçados francal
A Francal proporciona uma experiência de imersão nas principais tendências de consumo do setor (Imagem: Francal / Divulgação).

Uma das apostas dos organizadores é o Francal Kids, espaço exclusivo para varejistas que trabalham com o universo infantil, com estandes das principais marcas, desfiles com casting infantil, Painel de Inovação do Calçado Infantil e visual merchandising, este último para inspirar novas ideias nos pontos de venda. Nas ações do Painel, especialistas do setor ministram palestras e sugerem ferramentas para que os lojistas aumentem as vendas.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Para o ano de 2020, a Francal Feiras se uniu à Ablac – Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados. Reunindo as 40 maiores redes de lojas de calçados no país, entre seus mais de 1,8 mil associados, a organização agrega mais expertise ao evento.

Dessa união, portanto, surgiu o projeto Francal Ablac Show, novo nome dado à feira. Além da edição principal, que ocorre em junho, os lojistas também poderão participar do Salão Alto Verão, a ocorrer nos dias 24 e 25 de agosto de 2020.

O foco dessa outra feira é promover negócios para as coleções que impulsionam as vendas de fim de ano, até o começo de 2021. O evento vai ocorrer no pavilhão amarelo do Expo Center Norte.

A última novidade promovida por esse novo projeto é a realização de duas rodadas de negócios. O objetivo desses encontros é colocar compradores e indústria frente a frente.

Oferecendo uma infraestrutura pronta, composta por um box com mesa, cadeiras prateleiras, os fabricantes participam de encontros pré-agendados com clientes selecionados, em reuniões de 30 minutos de duração. As rodadas vão acontecer nas seguintes datas:

1. 14-16 de abril, na cidade de Franca (SP)

2. 15-17 de setembro, em Novo Hamburgo (RS)

Banner para o e-book com 7 ideias de ações de venda em lojas de calçados.

Fenova 2020

Quando: sem data confirmada

Onde: Nova Serrana (MG)

Apresenta a lojistas, representantes comerciais e importadores as coleções das empresas de Nova Serrana (a 136 quilômetros de Belo Horizonte), polo calçadista de Minas Gerais, que tem cerca de 1,2 mil fábricas de calçados.

Realizada semestralmente, a Fenova Feira de Calçados de Nova Serrana lança tendências de moda, gera negócios e funciona como vitrine para levar a produção da cidade mineira para o resto do Brasil e os países vizinhos.

Em 2019, a feira cumpriu sua missão de intermediar negociações entre fornecedores e clientes. O eventou contou com a presença de 100 marcas divulgando suas novas coleções, mais 15 importadores trazidos pelo Sindinova e a Fiemg.

feiras de calçados
A Fenova é um local para as marcas divulgarem seus lançamentos e fecharem bons negócios (Imagem: Fenova / Divulgação).

Gira Calçados 2020

Quando: sem data confirmada

Onde: Campina Grande (PB)

A feira leva a produção calçadista das micro e pequenas empresas da Região Nordeste para o restante do país. O Gira Calçados é realizado anualmente em Campina Grande (PB), um grande polo do setor calçadista no Brasil.

A primeira edição do Gira Calçados foi em 2012, quando 32 empresas expuseram suas produções. Atualmente, são 150 expositores de 450 marcas de calçados.

feiras de calçados
Campina Grande é o maior polo calçadista da Paraíba, um dos estados mais importantes para o mercado nacional (Image: Gira Calçados / Divulgação).

Zero Grau 2020

Quando: sem data confirmada

Onde: Gramado (RS)

A turística Gramado (RS) sedia, tradicionalmente em novembro, a Zero GrauFeira de Calçados e Acessórios. Expositores apresentam as principais tendências de outono/inverno e antecipam novidades em design e combinações de materiais das marcas brasileiras.

Em três dias, a Zero Grau apresenta 320 expositores de 1.200 marcas e 200 importadores de 35 países. A estrutura atrai, em média, 12 mil visitantes a cada edição.

Na feira, players da moda nacional e representantes de diversos países antecipam negócios para o primeiro semestre de cada ano e revelam o que estará nas prateleiras das lojas nas temporadas de frio.

feiras de calçados zero grau
A Zero Grau antecipa as principais tendências do primeiro semestre do ano (Imagem: Zero Grau / Divulgação).

SC Trade Show 2020

Quando: sem data confirmada

Onde: Balneário Camboriú (SC)

Principal feira de calçados em Santa Catarina. Realizada em Balneário Camboriú (SC), une moda, turismo e negócios. Cerca de 100 marcas participam, mostrando os lançamentos das próximas temporadas em rodadas de negócios que reúnem mais de mil lojistas.

Organizado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) há duas décadas, o SC Trade Show é aberto somente para lojistas e tem entrada gratuita.

As feiras de calçados são ótimas oportunidades para ficar por dentro das novas tendências do mercado, não só em produtos, mas modelos de negócio, tecnologias e ferramentas de gestão.

Esses eventos também constituem verdadeiros palcos para negociação, aproximando clientes e fornecedores. O Brasil possui uma vasta produção de calçados e atrai compradores internacionais.

E você, conhece alguma feira importante? Deixe nos comentários, e não esqueça de preencher o formulário para receber os conteúdos do blog, toda semana, diretamente por e-mail!

 

17 Comentário

  1. Como importador / revendedore acho muito interessante estas feiras que vocês realizam no Brasil.
    Costumo ver alguns fabricantes Brasileiros mas Na feira de Garda/Itália.
    Vocês têm design, moda e qualidade em algumas marcas que conheço.
    Recomendo

    1. Olá, Maria! Ficamos felizes em poder ajudar. Se quiser, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos, diretamente por e-mail. Obrigado!

  2. Olá,
    Qual a feira existente no Brasil que mais semelhanças tem com a feira de Garda – Itália – Expo Riva Schuh? Como produtos Português, procuro participar numa feira no Brasil, mas que seja mais direccionada para cadeias de lojas, armazenistas, distribuidores ou importadores. Ou seja, clientes de grande volumes.
    Obrigado

    1. Olá Pedro,

      Aqui no Brasil temos as feiras mais conhecidas a Francal e a Feira de Gramado, mais ambas já ocorreu a edição desse ano. Lá com certeza você vai encontrar tudo que seja direcionado a compras de grandes volumes, Stand de lojas e fabricantes que você possa fazer grandes negócios.

      Esperamos ter te ajudado!

  3. Olá,

    Gostei muito da matéria, gostaria de participar e conhecer a próxima feira em breve. Estou revendendo sapatos, e gostei de trabalhar nesse ramo de moda, mas quero ter a minha própria marcar, preciso de um norte de como começar e gostaria de indicações de ótimas fábricas de sapatos que tenham um excelente designer e conforto, se alguém puder me ajudar ficarei muito grata, meu e-mail é elannelais@gmail.com sou de Barueri / SP desde já agradeço pela atenção. No aguardo obrigada.

    Atenciosamente

    1. Olá Elanne,

      Ficamos muito felizes de você ter gostado de nossa matéria! No momento não tenho fábricas para te indicar, mas vamos pesquisar e enviaremos em seu e-mail algumas opções.

      Esperamos ter te ajudado!

  4. Gostaria também de algumas indicações de fábricas de sapatilhas , pois ja estou vendendo e gostei do ramo e futuramente penso em ampliar

  5. Prezados,
    Gostaria de uma ajuda. Hoje atuo há 10 anos em um outros segmento que não é calçados, porém hoje vejo necessidade e me identifico muito com o setor. Porém quero iniciar com baixo investimento, nisso gostaria de saber qual feira seria mais indicada pra mim? Queria algum fabricante que colocasse marca de terceiros e confeccionasse as sandálias, rasteiras tendências do momento. Pesquisei algumas, porém fabricam uns modelos um pouco arcaica.
    Desde já agradeço muito atenção

    1. Bom dia Samara,

      É difícil achar uma fábrica que fabrica modelos mais modernos e que cobre um valor baixo, acho que o mais recomendado seria você identificar uma marca com modelos que se identificam com aquilo que você têm o interesse de revender e tentar dessa forma.

      Esperamos ter te ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *