feiras de calçados
Dicas ao Lojista

Conheça as principais feiras de calçados no Brasil

São nas feiras de calçados que o lojista define o que os seus clientes encontrarão nas prateleiras dos pontos de venda nas próximas temporadas. Para as marcas, são eventos para mostrar coleções, tendências, materiais, tecnologia e ganhar novos compradores dentro e fora do Brasil.

As feiras são um ponto de força e inovação para um mercado importante para a economia do país. O setor calçadista emprega cerca de 300 mil pessoas e está em expansão. Em 2017, a produção aumentou 2,7%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

São ao menos oito grandes feiras de calçados realizadas de Sul a Nordeste nos maiores polos calçadistas do Brasil, que aproximam as fábricas dos varejistas. Quer saber quais eventos são esses? Listamos cada um e contamos o que oferecem aos lojistas.

Couromoda

A Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda abre o calendário das principais feiras de calçados no Brasil. Tradicionalmente realizado em janeiro, na cidade de São Paulo, o evento reúne lojistas de todo o país e compradores vindos dos mais importantes centros de consumo do mundo.

Com 40 anos de história, a Couromoda pode ser considerada líder em lançamentos e vendas de calçados e acessórios na América Latina. Esse posicionamento, segundo os organizadores, é confirmado pelas estatísticas das últimas edições: 35% das vendas anuais do setor são proporcionadas pela feira.

A feira conta com mais de 30 mil pessoas a cada edição, entre expositores, lojistas e compradores de 60 países, transformando o ambiente em um local gerador de negócios e de troca de informações.

O varejista tem a oportunidade de conhecer cerca de 2 mil coleções de calçados e confecções – a partir da integração da São Paulo Prêt-à-Porter – apresentadas por 350 expositores.

feiras de calçados

É o lugar certo para fazer contatos com clientes, concretizar vendas, abrir novos mercados, dentro e fora do Brasil, e ampliar a visibilidade das marcas. Para estimular novos acordos comerciais, a feira sempre traz a convite compradores estrangeiros para estimular a visitação de clientes de outros países.

O lojista pode encontrar – e comprar – calçados femininos, masculinos e infantis; artigos esportivos; artefatos de couro e outros materiais; confecções; acessórios de moda; produtos para equipar os pontos de venda e tecnologia para calçados.

O evento também é oportunidade de atualização. O Fórum Couromoda concentra palestras com foco em varejo, moda, e-commerce, marketing, tecnologia e tendências para o mercado calçadista.

Francal

Com 50 anos de história, a Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios é um dos maiores centros de negócios entre indústria brasileira e varejo. Realizado todos os anos em julho, na cidade de São Paulo, o evento passou a apostar no conceito de “feira com cara de shopping e estande com cara de loja”.

Para os organizadores, é uma forma de oferecer aos visitantes ideias, linguagens e experiências, para que sejam reproduzidas nos pontos de venda.

A Francal é conhecida por apresentar coleções de verão e lançar tendências de calçados e acessórios. Reúne lojistas de todo o país e compradores internacionais.

Paralelamente, ocorre o Fórum Francal, com temas atuais sobre tendências de moda e comportamento do cliente.

feiras de calçados francal
Francal/Divulgação

Um das apostas dos organizadores é o Francal Kids, espaço exclusivo para varejistas que trabalham com o universo infantil, com estandes das principais marcas, desfiles com casting infantil, Painel de Inovação do Calçado Infantil e visual merchandising, este último para inspirar novas ideias nos pontos de venda. Nas ações do Painel, especialistas do setor ministram palestras e sugerem ferramentas para que os lojistas aumentem as vendas.

Zero Grau

A turística Gramado (RS) sedia, tradicionalmente em novembro, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. Expositores apresentam as principais tendências de outono/inverno e antecipam novidades em design e combinações de materiais das marcas brasileiras.

Em três dias, a Zero Grau apresenta 320 expositores de 1.200 marcas e 200 importadores de 35 países. A estrutura atrai, em média, 12 mil visitantes a cada edição.

Na Zero Grau, players da moda nacional e representantes de diversos países antecipam negócios para o primeiro semestre de cada ano e revelam o que estarão nas prateleiras das lojas nas temporadas de frio.

feiras de calçados zero grau
Zero Grau/ Divulgação

Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC)

A primavera e o verão, responsáveis por 70% do volume de vendas do varejo brasileiro, são a aposta do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que apresenta lançamentos para a temporada de calor.

Um total de 200 importadores focam suas atenções para Gramado (RS), durante três dias de maio, de olho nas novidades da indústria de calçados brasileira.

O evento ajuda o lojista a dar os primeiros passos para vender a produção para o mercado externo a partir do projeto Grupo de Importadores.

O objetivo é fomentar as exportações de calçados e acessórios ao aproximar as indústrias brasileiras dos importadores que visitam a feira. A cada edição, é mais frequente a presença de representantes da América Latina, América do Norte, Ásia e Europa.

feiras de calçados SICC
SICC/ Divulgação

Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec)

O lojista vai encontrar moda, tecnologia e inovação na Fimec, considerada a maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina. Realizada anualmente em Novo Hamburgo (RS), o evento é referência quando o assunto é lançamentos em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, além de tecnologia e inovação.

A cada edição, os cerca de 500 expositores apresentam aos visitantes soluções para seus negócios, novas técnicas de fabricação, novidades em matérias-primas e inteligência disponível para o setor calçadista.

Além de estandes que atendem as demandas dos compradores, a Fimec traz a Fábrica Conceito, um espaço que mostra, em tempo real, a fabricação de um calçado como em uma indústria.

O visitante tem a chance de ver na prática como são aplicados os processos tecnológicos dos produtos à venda na feira e técnicas de otimização de tempo e custos.

No Fórum Fimec Moda & Negócios, temas relevantes para o setor coureiro-calçadista são debatidos por especialistas, que anunciam as novidades do mercado e orientam de que forma os lojistas podem gerar novas oportunidades de negócios.

Profissionais de moda e gestão contam cases de sucesso, falam sobre criatividade e comportamento do cliente e mostram processos de produção para tornar o mercado brasileiro mais competitivo.

feiras de calçados fimec
Fimec/ Divulgação

Gira Calçados

A feira leva a produção calçadista das micro e pequenas empresas da Região Nordeste para o restante do país. O Gira Calçados é realizado anualmente em Campina Grande (PB) como forma de impulsionar a competitividade e o desenvolvimento da indústria regional.

A primeira edição do Gira Calçados foi em 2012, quando 32 empresas expuseram suas produções. Atualmente, são 150 expositores de 450 marcas de calçados.

feiras de calçados

Feira de Calçados de Nova Serrana (Fenova)

Apresenta a lojistas, representantes comerciais e importadores as coleções de empresas de Nova Serrana (a 136 quilômetros de Belo Horizonte), polo calçadista de Minas Gerais, que tem cerca de 1,2 mil fábricas de calçados.

Realizada semestralmente, a Fenova lança tendências de moda, gera negócios e funciona como vitrine para levar a produção da cidade mineira para o resto do Brasil e os países vizinhos.

feiras de calçados
Fenova/Divulgação

SC Trade Show

Feira de calçados realizada em Balneário Camboriú (SC), no segundo semestre, une moda, turismo e negócios. Cerca de 100 marcas participam, mostrando os lançamentos das próximas temporadas em rodadas de negócios que reúnem mais de mil lojistas.

Organizado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista há duas décadas, o SC Trade Show é aberto somente para lojistas e tem entrada gratuita.

E você, conhece alguma feira importante? Conta pra gente nos comentários!

4 Comentário

  1. Como importador / revendedore acho muito interessante estas feiras que vocês realizam no Brasil.
    Costumo ver alguns fabricantes Brasileiros mas Na feira de Garda/Itália.
    Vocês têm design, moda e qualidade em algumas marcas que conheço.
    Recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *