Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Filmes para vendedores: 10 histórias que ensinam grandes lições

Disposição em servir, flexibilidade, paciência, proatividade e busca por conhecimento são algumas das características que fazem um bom vendedor. Além da participação em cursos e palestras, que ajudam a se aprimorar profissionalmente, livros e filmes também são ótimos aliados para se capacitar na área de vendas.

Pensando nisso, reunimos sete filmes para vendedores que apresentam grandes ensinamentos para a profissão. Confira!

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

1. O homem que mudou o jogo (2011)

Lançado em 2011, o filme baseado na história real de Billy Beane, um dirigente promissor de beisebol, possui uma narrativa inspiradora e motivacional. Interpretado por Brad Pitt, Billy enfrenta grandes desafios em sua carreira após perder grandes astros de seu time para clubes milionários.

Com pouco dinheiro e com a missão de reconstruir a equipe, Billy contrata jogadores pouco valorizados para o esporte e, com a ajuda do economista Peter Brand, utiliza dados e estatísticas para competir com a nova equipe.

Por meio dos novos métodos de jogo, Billy e o time mostram diferentes alternativas para alcançar o sucesso, apresentando uma lição de vida que transcende o esporte. O filme foi indicado, ainda, a seis categorias do Oscar, incluindo como Melhor Filme.

Cena de um dos filmes para vendedores com Brad Pitt.
Neste filme marcante e inspirador, Brad Pitt dá vida ao protagonista. Foto: Reprodução | Mexicoescultura

2. O discurso do Rei (2010)

Membro da realeza britânica, o príncipe George enfrenta, desde pequeno, diversos problemas de dicção. Após muitos tratamentos ineficazes para corrigir sua desordem na fala, popularmente conhecida como gagueira, o jovem ainda encontra uma enorme dificuldade para realizar discursos em público.

Clique para baixar o ebook com datas comemorativas para lojas de calçados.

Frustrado e desanimado, o príncipe precisa assumir a coroa do reino após a abdicação de seu irmão David. Para isso, sua esposa o convence a fazer um tratamento nada convencional com o fonoaudiólogo Lionel.

Mais que um profissional, Lionel se torna amigo e ajuda George a resgatar sua autoconfiança, tornando-o preparado para assumir o trono. Assista ao trailer:

3. Joy: o nome do sucesso (2015)

Também baseado em uma história real, o filme mostra o dia a dia de Joy Mangano, uma empreendedora criativa e mãe solo, interpretada por Jennifer Lawrence, que enfrenta árduas batalhas junto a sua família.

Jennifer Lawrence em seu papel em um dos filmes para vendedores mais lindos.
Um filme que inspira e mostra como é a vida de ser mãe e empreendedora.

Com uma visão estratégica e motivada por suas necessidades, a americana desenvolve o Miracle Mop, um utensílio doméstico que auxilia e facilita a limpeza da casa. Após a invenção, Joy se torna fundadora de um grande império bilionário, inspirando homens e mulheres do país inteiro.

4. Steve Jobs (2015)

Outro ótimo filme para vendedores é o drama biográfico do empresário e magnata Steve Jobs. A história foca em três momentos importantes na vida do ex-CEO da Apple: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, da empresa NeXT e do iPod.

A narrativa de um dos maiores ícones de vendas mostra o olhar clínico de quem conseguiu, com paixão e dedicação, transformar as necessidades dos consumidores em produtos que superaram as expectativas. O filme está disponível na Netflix. Confira o trailer:

5. De porta em porta (2002)

O drama americano conta a história de Bill Porter, um homem com paralisia cerebral que possui limitações na fala e em seus movimentos, em busca de seus sonhos. Em sua trajetória, atravessada por problemas e preconceitos, Bill consegue um emprego como vendedor de porta em porta, cargo pouco desejado pela alta dificuldade da função.

Com o incentivo de sua mãe, Bill começa a trabalhar e, assim, a entender e ouvir as reais necessidades dos consumidores, se tornando uma grande referência de vendedor na cidade. A história, também baseada em fatos reais, mostra a superação e persistência de Bill que, por mais de 40 anos, caminhou dezesseis quilômetros por dia para realizar suas vendas.

Cena de um dos filmes para vendedores, De porta em porta.
De porta em porta mostra como era a jornada dos vendedores ambulantes antigamente. Foto: Reprodução | Rotten Tomatoes

6. Walt antes do Mickey (2015)

A história de Walt Disney antes da criação do seu personagem principal – Mickey Mouse – é outro grande filme para vendedores. Criativo desde pequeno, sempre acompanhado de seus desenhos, Walt já desejava criar seu próprio estúdio de animação, mesmo em meio a dificuldades financeiras.

Ao sair da fazenda e encarar a cidade grande, Walt enfrenta diversos problemas pessoais e profissionais, até ter a grande ideia e desenvolver o rato mais conhecido do mundo, símbolo do grande império que construiu, a The Walt Disney Company. O filme está disponível na Netflix.

7. O diabo veste Prada (2006)

O clássico filme conta a história de Andrea Sachs, uma jovem jornalista que consegue um emprego na Runaway Magazine, a maior revista de moda de Nova York.

Cena de um dos filmes para vendedores chamado O diabo veste Parada.
O Diabo Veste Parada é um dos filmes mais famosos e renomados do mundo. Foto: Reprodução | Medium

Andrea se torna a nova assistente da temida Miranda Priestly, a principal executiva da empresa. Em seu trabalho, é humilhada e subestimada por Miranda e suas colegas, mas, aos poucos, domina o ambiente e conquista a confiança da executiva.

8. À procura da felicidade (2007)

Um filme em que Will Smith interpreta Chris, um vendedor ambulante que é deixado por sua esposa e agora precisa cuidar do filho e equilibrar sua vida financeira, que estava bastante debilitada.

É um filme sobre esperança e sobre não desistir dos sonhos que vai inspirar vendedores, líderes e qualquer um que o assistir graças à sua emoção e a à força de Chris.

9. Um conquistador em apuros

Para os amantes de uma boa comédia, esse filme conta a história de Joey O’Brien, um vendedor de carros em péssima condições financeiras, namorador nato e com uma dívida com valentões de sua cidade.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.

Por mais que repleto de risadas e de cenas cômicas, o filme também mostra Joey se esforçando para vender 12 carros em apenas dois, uma tarefa praticamente impossível que é movida pela esperança e força de vontade do vendedor. O equilíbrio perfeito entre gargalhadas e motivação para vendedores de calçados que buscam diversão e aprendizado.

10. O lobo de Wall Street (2013)

Esse é um dos longa-metragens mais aclamados sobre vendas que existem. O lobo de Walt Street foi vencedor do Oscar e conta a história do ambicioso Jordan Belfort, mostrando como ele saiu de Wall Street e se tornou um dos maiores milionários do mundo dos negócios.

É um ótimo filme por demonstrar o que fazer, o que é incorreto no mundo dos negócios, além de estratégias para abordar clientes e estimular times de vendas.

Gostou das sugestões? Não deixe de assistir esses filmes inspiradores que irão ampliar sua visão sobre vendas!

Assine a newsletter da Daniel Atacado e receba dicas e novidades sobre o setor calçadista semanalmente em seu e-mail!


4 Comments

  • CURSO DE ASSISTE VIRTUAL , 15 de março de 2019

    Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.

    • Daniel Atacado , 9 de abril de 2019

      Muito obrigado! Ficamos felizes em poder ajudar!

  • […] super-heróis está em alta, impulsionada em grande parte pelo sucesso no cinema. Todo ano, vários filmes baseados nos personagens dos quadrinhos são lançados, alcançando ótimos números de bilheteria […]

  • […] importante salientar que, na hora de aprimorar as técnicas de vendas, você pode contar com filmes, cursos, palestras e até eventos. Além disso, desenvolver certos hábitos e praticar a […]

Comments are closed.