Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

9 ideias para comemorar aniversário da loja de calçados!

Certas datas são as melhores amigas de comerciantes. Além de trazerem resultados, podem engajar a equipe e melhorar o clima. Dentre tantas possibilidades para festejar durante o ano, levantar ideias para comemorar o aniversário da loja é uma oportunidade que não pode passar em branco!

Clique para baixar o ebook com datas comemorativas para lojas de calçados.

Afinal, depois de tanta dedicação para o sucesso no negócio, é importante celebrar cada vez que um marco é atingido. Comemorar o aniversário da loja é uma chance para envolver vendedores e clientes, criando ótimos momentos e até promoções.

Para te ajudar a decidir o que fazer, separamos oito ideias para comemorar o aniversário da empresa adaptáveis para vários orçamentos. Continue a leitura e confira!

1. Faça uma festa para os colaboradores

Não tem forma melhor de comemorar o aniversário da loja do que com uma festa para todos que te ajudam, diariamente, a vender calçados e conquistar bons resultados.

Se o orçamento for maior, é possível convidar a família dos vendedores para deixar evidente como todos são importantes para o funcionamento do negócio, expressando, assim, gratidão e união.

Funcionários em confraternização comemorando o aniversário da empresa.
Oferecer uma festa para os funcionários é uma forma de estimular um ambiente de trabalho saudável e descontraído, em que todos comemoram.

O planejamento é fundamental nessa ação para evitar gastos extras. Existem empresas que trabalham com organização de eventos e que podem facilitar o processo. Em casos nos quais o orçamento é menor, é possível pedir auxílio ao RH e ao financeiro para fazer cotações de produtos e de locais para a comemoração.

2. Ofereça um café da manhã especial

Mesmo sendo organizada por você, a festa de aniversário da loja de calçados pedirá um investimento maior. Caso os lucros não estejam sendo grandiosos, uma possibilidade é oferecer um café da manhã para os vendedores.

Prepare uma mesa com pães, bolos, bolachas, café, leite, sucos e, para sair do comum, ovos e frutas. A ideia é pensar na energia que os colaboradores precisam e servir durante a refeição.

O ideal é avisar a equipe da loja de calçados sobre esse evento, para que eles não comam em casa e aproveitem ao máximo o momento criado para que todos comemorem juntos.

3. Pense em brincadeiras que reúnam os vendedores

Durante a festa ou o café da manhã de aniversário da empresa, pensar em atividades e brincadeiras também é uma ótima opção. Isso anima os vendedores e cria momentos de descontração entre a equipe.

Dá para escolher dinâmicas sobre união, motivação e engajamento. Afinal, esse não é um momento para treinar os vendedores, mas para celebrar um marco da loja de calçados.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.4. Envolva seus clientes

As ações de aniversário podem ir além de festas para equipe e promover a venda de calçados. Por isso, pensar em atividades que atraiam e envolvam os clientes é uma boa estratégia.

Uma possibilidade, caso você tenha um investimento, é preparar uma mesa simples de café para os clientes que forem visitar sua loja no dia exato do aniversário. Decorar o estabelecimento com balões é outra forma dos consumidores entrarem no clima festivo.

Mais do que ações de venda para lojas de calçados, oferecer um ambiente agradável nesta data salienta como o cliente é importante para as conquistas do negócio.

5. Coloque produtos selecionados em desconto

Utilizar o aniversário da loja para colocar descontos em calçados parados no estoque, por exemplo, é uma forma de trabalhar a venda deles.

Calçados dispostos na vitrine com luzes para chamar a atenção.
Selecionar alguns produtos e etiquetá-los com descontos é uma forma de aumentar as vendas na campanha de aniversário.

Além disso, encontrar novos produtos com preços interessantes pode ser um atrativo para que o cliente leve mais de um calçado.

6. Promova um sorteio

Outra forma de envolver o cliente nas comemorações é realizar um sorteio. Cerca de um mês antes do aniversário da loja, coloque uma urna e a cada R$ 50 em compras, por exemplo, dê ao cliente um cupom.

No dia da celebração, realize o sorteio compartilhando nas redes sociais, em formato de vídeo, para que todos tenham certeza de que não houve fraudes. Assim, você gera confiança nos consumidores, promove sua loja online e deixa claro quem foi o vencedor. 

Como prêmio, é possível oferecer um vale compras, uma cesta de café da manhã ou calçados selecionados. A dica, para defini-lo, é avaliar seu público-alvo e escolher algo que o atraia a comprar produtos e a participar da ação.

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Para lojas de calçados focados no perfil de consumidor feminino, por exemplo, uma opção é oferecer um dia de tratamento de beleza como prêmio do sorteio.

7. Dê brindes

Esta é uma ação que pode ser feita para clientes e, também, para os vendedores. Assim, pode engajar e motivar ambos durante o aniversário da loja.

Vendedores

Caso você decida dar brindes aos vendedores e demais colaboradores da loja, a dica é escolher presentes personalizados e que se relacionem com o gosto individual de cada um.

Mulher entregando presente para outro funcionário da loja.
Oferecer presentes para a equipe irá motivá-los e deixar evidente o quanto você os conhece e os quer bem.

Dessa forma, você deixa os funcionários felizes ao demonstrar como os conhece e se preocupa com o bem-estar deles fora do emprego.

Clientes

Os brindes para loja de calçados oferecidos aos clientes não precisam ser customizados, afinal, é difícil comprar algo exclusivo para cada um dos seus consumidores.

Nesse caso, o melhor é analisar seu público-alvo e escolher um objeto que gere valor para eles. Lojistas que atendem crianças, por exemplo, podem oferecer pacotinhos com doces. Já estabelecimentos voltados para adultos podem entregar, junto à compra, um chaveiro.

Itens pequenos e que parecem, à primeira vista, simplórios são seus grandes aliados, já que o principal propósito é promover o contentamento na pós-venda. Uma dica para economizar é fazer as compras no atacado, visto que os produtos tendem a ser mais baratos.

8. Escreva um livro com a história da loja

Esta ideia sai do comum e pode construir um momento emocionante para você e para todos os colaboradores. Escrever um livro com a história do seu estabelecimento conta tudo o que já aconteceu desde o surgimento da loja.

Momentos difíceis, marcos, conquistas, expansão do local e outros acontecimentos são algumas opções de como preencher as páginas do livro. Ao final, pode pedir para os vendedores deixarem relatos e homenagens sobre o local em que trabalham, envolvendo-os na ação.

9. Dê um dia de folga

Todo mundo gosta de um dia de descanso e com seus funcionários não seria diferente. Por isso, se for possível, dê uma folga para a equipe no aniversário da loja! Certamente, todos voltarão mais contentes e motivados após relaxar.

Dicas importantes para organizar o aniversário da loja

Antes de decidir o que será feito e colocar a mão na massa, é fundamental se atentar para certos processos que devem ser organizados. Assim, você não terá surpresas negativas durante o aniversário da loja de calçados e fará ações que estejam alinhadas à sua realidade.

Faça um planejamento financeiro

Não decida qual das ideias será colocada em prática sem realizar um planejamento financeiro específico para a comemoração de aniversário do comércio.

Pessoas realizando planejamento financeiro antes de organizar a festa de aniversário da loja.
Realizar um bom planejamento é fundamental antes de tomar qualquer decisão sobre a comemoração.

Estipular um valor mínimo, ideal e máximo para ser gasto é fundamental, afinal, é uma celebração de sucesso, e sair dela com dívidas e prejuízos não deve ser uma opção.

Pense o que pode ser feito internamente

Listar quais atividades podem ser organizadas com o auxílio do time administrativo é uma maneira de evitar gastos com empresas especializadas em eventos, por mais que, fazendo isso, os envolvidos terão certo trabalho.

Mesmo assim, determinadas celebrações – como o café da manhã – precisarão da ajuda de uma padaria ou de cozinheiros. Compreender o que o seu time pode fazer para o aniversário da loja e determinar responsáveis é uma forma de garantir a organização sem sobrecarregar ninguém.

Estipule prazos

Tendo definido quanto pode ser gasto e os responsáveis por cada parte da organização, determine prazos para que os orçamentos sejam feitos e para que os produtos sejam comprados.

Estipular um período de início e, principalmente, de encerramento para ações internas também é uma boa prática, pois garante que os vendedores não ultrapassem um horário limite e, assim, percam o dia de trabalho.

Lojas de calçados com muitos funcionários podem, ainda, criar uma escala para que todos possam aproveitar o que estiver sendo oferecido. Dessa forma, evita tumultos e se assegura que todos conseguirão comer e se divertir.

Por que comemorar o aniversário da loja?

Caso você esteja em dúvida sobre o fato de celebrar ou não esta data, separamos algumas razões para fazer isso.

Realização 

Antes de mais nada, comemorar mais um ano de sucesso do seu negócio é motivo suficiente. 

Diariamente, você dedica tempo e energia para a loja de calçados, e para o bom funcionamento dela, de forma que criar um momento para sentir gratidão te ajuda a perceber o quanto seu estabelecimento é importante e está tendo bons resultados.

Motivação

A comemoração de aniversário pode ser um investimento feito na sua equipe, já que algumas opções são festas, cafés da manhã e outras atividades.

Funcionários sentados na mesa para reunião de trabalho.
As ações de aniversário motivam a equipe e fortalecem o elo entre funcionários.

Ao promover esse momento, salienta para os funcionários como são importantes para que o estabelecimento esteja funcionando. 

Promoção da loja

Quando outras pessoas percebem que os colaboradores estão comemorando o aniversário da sua loja ao seu lado, podem se interessar no ambiente de trabalho criado por você e cogitar fazer parte do time.

Além disso, ações que envolvem o consumidor divulgam a sua loja para antigos e novos clientes, já que as promoções podem ser grandes atrativos comerciais.

Pensar estrategicamente nas datas comemorativas para o varejo te auxilia a criar momentos saudáveis para a equipe e promoções para os compradores da loja de calçados. 

Para não deixar nenhum feriado passar, acesse a página de materiais gratuitos da Daniel Atacado e confira os e-books, planilhas e calendários de ações de vendas. É só clicar na imagem abaixo!

Banner para a página de materiais gratuitos do blog da Daniel Atacado.