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Dicas ao Lojista

Varejo calçadista: como aumentar as vendas no Dia das Mães

Todo comércio calçadista tem o potencial de aproveitar datas comemorativas para alavancar as vendas. As estratégias, quando bem executadas, podem trazer bons resultados. Se você está procurando ideias para o Dia das Mães no comércio, esse texto vai te ajudar.

Há uma série de fatores a considerar na hora de delimitar seu plano de ação, como as tendências que estão em evidência e as características específicas do público-alvo de cada empreendimento. Nesse contexto, o planejamento é fator essencial.

O Dia das Mães é, depois do Natal, a data mais importante para o varejo brasileiro. Por isso, separamos algumas dicas, ideias e ações para você vender no Dia das Mães e aumentar os resultados da sua loja!

Pesquise as tendências da moda

Manter-se informado é uma prática que deve ser constante na administração de qualquer negócio de calçados.

Isso porque, assim como o segmento de moda, o ramo calçadista também é constituído de ciclos, nos quais diferentes produtos variam entre os mais desejados pelos consumidores.

Estante de loja com calçados expostos.
Tendências de moda são cíclicas e mudam com o tempo. O mesmo acontece com os calçados (Foto: Jairus Gallimore).

Portanto, é fundamental buscar informações sobre as tendências atuais, nacionais e internacionais, relacionadas ao comércio de calçados, com o objetivo de oferecer, aos clientes, os melhores produtos. 

Também é importante ficar atento à próxima estação e orientar a equipe de vendas para que ela também esteja preparada. As coleções outono-inverno 2020 já estão sendo procuradas pelos consumidores!

Com o crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), o registro de dados sobre preferências de compra se tornou muito mais acessível. Hoje, é possível encontrar alguns canais de comunicação disponibilizando relatórios que analisam quais tipos de produtos estão em alta para aquele período.

Um exemplo é o relatório anual de tendências do Pinterest, que reúne informações sobre os itens mais pesquisados pelos usuários da plataforma, separados por segmentos. Outra fonte de ideias são os relatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Prepare o ambiente da loja

O elemento visual é essencial para o comércio calçadista. A decoração faz a diferença na atração de clientes e na experiência de compra.

Na hora de pensar em como aumentar as vendas no Dia das Mães, é necessário preparar o ambiente para a data. Isto significa pensar na emoção que cada elemento pode despertar nos consumidores. Além disso, é uma oportunidade de enviar uma mensagem que demonstre os valores da marca.

Para o Dia das Mães, vale a pena investir em mensagens para enaltecer a figura materna e o valor dela na criação dos filhos. Na decoração, fotos de mães também são uma ótima escolha! 

Neste ponto, é importante se atentar para a diversidade étnica, de gênero e, inclusive, do papel maternal atual. Dê visibilidade para mulheres negras, diferentes organizações de família, e mostre que sua marca se importa com representatividade.

Mãe e filho negros demonstrando a importância da representatividade.
Exibir diversidade na sua loja demonstra como sua marca é representativa! 

A música ambiente também pode ser trabalhada, com playlists compostas apenas por canções de artistas femininas, por exemplo. Uma pessoa com características mais emocionais pode se conectar com os significados atrelados aos produtos expostos e, assim, se interessar mais por eles.

Mantenha o foco no público-alvo da sua loja

Ao pensar em ações para o Dia das Mães, é importante manter o foco no consumidor que frequenta sua loja. Há muitos tipos de mães, das mais diferentes idades e personalidades.

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É preciso considerar, por exemplo, as consumidoras mais exigentes, que pesquisam muito por preços até encontrar uma oferta satisfatória. Outro exemplo são as indecisas, que experimentam uma variedade de modelos diferentes sem uma ideia clara do que estão procurando.

A loja de calçados deve se preparar também para as clientes mais comunicativas que procuram se informar com os vendedores, e as mães bem-informadas que já possuem uma boa ideia de quais calçados procuram e podem perguntar por questões mais específicas.

A melhor alternativa, nesses casos, é antecipar o maior número de cenários possíveis, preparando a equipe de vendas para todas as categorias de consumidoras que possam aparecer nessa data.

Dentre as ações, podem ser realizados treinamentos mais aprofundados sobre os produtos com maior projeção de venda para esse público-alvo, bem como preparar um tratamento especial para as mães, com abordagem diferenciada ao entrarem na loja.

Planeje as ações com antecedência

Quando se trata de executar ideias para Dia das Mães no comércio, o planejamento é a etapa mais importante. É ele quem vai determinar todo o plano de ação, ou seja, o passo a passo do que será feito.

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Outra característica dessa etapa é o alinhamento dos objetivos da empresa para aquela data. Pense nos seguintes pontos:

Quantas pessoas são esperadas neste período?

Prepare sua equipe e seu espaço para lotações. Observe os números dos anos passados e o comportamento do seu público para se preparar e, assim, conseguir atender todas as pessoas com excelência.

Quais produtos serão o foco das vendas?

Decida se o foco será queimar o estoque da última coleção, se irá focar na nova estação, quais promoções estarão disponíveis e por aí vai. Crie uma estratégia adiantada e deixe tudo organizado para a data com antecedência.

Qual o faturamento esperado?

Como lojista, é preciso comparar dados, estipular metas e projetar o faturamento esperado para as vendas de calçados no Dia das Mães em 2020.

Uma boa ideia, para motivar a sua equipe, é oferecer uma recompensa caso esse faturamento seja alcançado para todos.

Equipe de trabalho reunida em um brainstorming para reunir ideias de ações para o Dia das Mães.
Faça um brainstorming com sua equipe e planeje detalhadamente as ações para o Dia das Mães.

Um bom planejamento deve ser realizado com antecedência, para que haja tempo de trabalhar todas as ações. Melhor ainda se forem inseridas margens de segurança, para eventuais imprevistos.

Todas essas ideias para o Dia das Mães no comércio — promoções, descontos especiais, itens de decoração e compras de estoque de produtos específicos — devem ser incluídas no planejamento.

Nessa etapa, também serão calculados todos os custos envolvidos. Com isso, o negócio calçadista estará mais preparado para colher bons resultados.

Organize o estoque

Um ponto de alinhamento importante para estar preparado para o Dia das Mães é o estoque de produtos. Por isso, é primordial pesquisar antes e fazer projeções dos produtos que podem ser os mais vendidos.

Conversar e negociar com fornecedores antecipadamente é uma ação que pode evitar o desperdício ou sobra de produtos. Ter o conhecimento absoluto sobre as vendas e faturamentos sazonais também pode contribuir para esse equilíbrio.

Estoque de loja de calçados organizado para auxiliar nas ideias para o Dia das Mães no comércio.
Preparar o estoque para o Dia das Mães é essencial para prevenir imprevistos nessa data. (Foto: Samuel Zeller).

O Dia das Mães é mais uma data comemorativa que abre a possibilidade de aplicar uma série de ideias para ações criativas, com potencial para alavancar as vendas de um negócio calçadista.

É essencial que o estoque esteja abastecido, para evitar o desfalque na hora da compra. Vale destacar que os consumidores que buscam lojas físicas esperam, sempre, sair com o produto em mãos.

Ofereça presentes e brindes

Como o Dia das Mães é no domingo, você pode se preparar para oferecer esses mimos no dia anterior. Faça um café da manhã e ofereça às clientes, entregue bombons ou flores com as compras realizadas ou, ainda, dê um cartão personalizado para quem comprar na sua loja.

Se o orçamento estiver curto, faça apenas um sorteio. Compre uma cesta com vinhos e quitutes e ofereça cupons para compras realizadas!

Crie espaços com brinquedos para as crianças

Muitas mães fazem as compras com as crianças. Para que elas consigam experimentar produtos, olhar as vitrines e ficarem tranquilas na hora de olhar sua loja, ofereça um espaço kids.

Bebê nos espaço kids desenhando: uma das ideias para o Dia das Mães no comércio
Pensar nas mães que levam os filhos na hora das compras é um diferencial para sua loja.

Não precisa ser um investimento gigantesco. Deixe um responsável para cuidar das crianças, para que elas não fiquem sozinhas, coloque alguns brinquedos e, se possível, um profissional para fazer pintura facial.

Isso vai entreter os pequeninos enquanto as mães olham sua loja e escolhem os presentes que levarão para casa.

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