Mulher escolhendo sapato na loja pequena de calçados.
Dicas ao Lojista

Loja pequena de calçados: como se destacar no mercado?

Com a alta competitividade do comércio, criar ações que façam sua loja pequena de calçados se sobressair em relação à concorrência pode parecer um desafio. Logo, reunir ideias que alinhem estratégias com operações práticas é muito importante.

Procurar sobre como fazer uma vitrine simples e bonita, delimitar seu público-alvo e escolher com atenção o ponto comercial são apenas ações iniciais. Continue a leitura e confira algumas dicas de como fazer sua loja de calçados pequena se destacar entre os concorrentes!

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1. Defina o plano de negócios

O plano de negócios é o documento que define quais os objetivos da sua loja de calçados e, também, quais ações serão implementadas para que eles sejam alcançados. Dessa forma, os riscos da empresa e do investidor serão menores. 

Criá-lo é uma forma de entender em que momento de desenvolvimento seu negócio está e de começar a trabalhar em um planejamento estratégico para atingir os resultados almejados. 

Para definir um plano de negócio, são realizadas três etapas básicas.

Etapa 1: Conhecimento sobre a loja

Neste primeiro passo, serão analisados o ponto comercial da loja – o qual, de preferência, deve ser em um local com movimento –, as características do seu comércio e seus diferenciais.

Podemos citar, como exemplo de diferencial, o preço, a qualidade do calçado ou até o fato de você oferecer produtos sustentáveis. Já como características podemos listar o bom atendimento, o apoio ao comércio local e outras qualidades específicas do seu negócio.

Quanto mais informações forem levantadas, melhor será o diagnóstico, visto que esses dados podem te ajudar a tomar decisões e ter ideias de ações no futuro.

Etapa 2: Análise do mercado

Pessoa analisando os dados da loja pequena de calçados.
Analise com atenção os dados do mercado na hora de fazer o plano de negócios.

Para se destacar no meio da concorrência, é necessário conhecê-la bem. A etapa de análise de mercado pede uma atenção especial para o segmento calçadista, de modo a entendê-lo a fundo.

Além de olhar para a concorrência, dedique-se a compreender seus clientes e a pesquisar novos fornecedores. Caso você produza os calçados, analise se não é o momento de comprar no atacado, visto que, quando a compra é de mais produtos, essa prática tende a ser mais econômica.

Levantando informações sobre seu negócio, seus clientes, seus produtos e seu segmento, é a hora de delimitar o público-alvo e o posicionamento da sua marca. Ter o informações bem delimitadas sobre seus consumidores é fundamental, visto que, se você atua no ramo de calçados femininos, por exemplo, pode criar ações mais direcionadas.

Com os dados levantados e bem definidos, é hora de partir para a última parte do seu plano de negócios.

Etapa 3: Plano de marketing

O último passo para a definição do plano de negócios é estipular o plano de marketing. Este documento lista quais atividades e ações serão desenvolvidas para que sua loja trabalhe de forma a atender as necessidades do seu público-alvo.

Geralmente, as ideias tidas nessa etapa serão divididas em quatro vertentes:

  1. Produtos
  2. Ponto de vendas
  3. Comunicação
  4. Preço

Assim, as estratégias ficam melhor organizadas e podem ser feitas com calma, respeitando seu orçamento, espaço e calendário.

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Estabelecer seu plano de negócios antes de seguir para as outras ações é muito importante para sua loja de calçados, tendo em vista que as ideias poderão ser organizadas dentro dele com facilidade e respeitando o quanto você pode investir em cada uma delas.

2. Invista em uma vitrine bem decorada

Como dito, é muito importante que sua loja esteja localizada em um bom ponto de comércio. E a maneira de fazer com que ela se destaque no meio de tantas que também estarão ali é, de início, pela vitrine.

Ao contrário do que muitos acreditam, criar uma vitrine não precisa necessariamente ser caro. Com um pedaço de tecido estampado e selecionando os calçados com atenção, já é possível criar uma exposição diferenciada.

Além disso, você pode customizar materiais, como caixotes de madeira, e encaixar calçados coloridos no meio deles. Para te inspirar e te dar ideias do que fazer, confira a pasta de vitrine simples no Pinterest da Daniel Atacado, clicando na imagem abaixo!

clique-e-acesse-a-pasta-de-inspiracoes-de-decoracao-no-pinterest-da-daniel-atacado3. Tenha bons vendedores

Se a vitrine conquista os olhos do cliente, os vendedores são quem terminará de fazer isso. Por isso, contar com profissionais bem treinados nos pequenos negócios é muito importante.

Novamente, você não precisa gastar muito com isso. Na internet, há inúmeros textos, vídeos e até cursos completos e gratuitos para vendedores. Solicitar que os colaboradores os façam e propor um momento para todos discutirem juntos é uma prática barata e que vai unir o time.

Além de uma boa abordagem, distribuir bem os vendedores pode ser uma ideia interessante. Por mais que a loja seja pequena, conversar com os atendentes para que eles atendam às pessoas de maneira organizada ajuda a entregar uma experiência agradável ao cliente.

4. Certifique-se de que todos conhecem bem os calçados

É muito importante, na hora de atender os clientes, que os vendedores conheçam bem os produtos que compõem a loja e saibam falar sobre eles, destacando diferenciais e características importantes.

Além de mostrar interesse em atender o consumidor com excelência, essa prática torna possível convencer clientes mais racionais a comprar o produto, já que alguns precisarão de explicações mais detalhadas para realizarem uma aquisição.

5. Tenha diferentes calçados na loja

Variedade de calçados que podem ser encontrados na loja pequena de calçados.
Fornecer diferentes tipos de calçados é importante para agradar os mais diferentes gostos.

Por mais que o comércio seja segmentado, como uma loja voltada para o público infantil, é importante apresentar diferentes modelos de calçados, como chinelos, tênis, sandálias, entre outros.

Isso faz com que as diversas necessidades dos clientes sejam atendidas dentro do seu estabelecimento e pode até fazer com que o consumidor adquira mais de um produto, graças aos vários modelos.

Uma forma de garantir a presença da variedade é adquirindo os calçados no atacado. Hoje em dia, essa compra pode ser feita pela internet, de forma que você recebe tudo na sua loja.

6. Cuide da pós-venda

A pós-venda da sua loja começa quando o cliente termina de pagar pelo calçado e continua para caso ele tenha problemas de, por exemplo, produtos que não serviram.

Só de acompanhar o consumidor até a porta o vendedor já está demonstrando respeito e tratando o cliente de forma diferenciada. Caso o cliente retorne à loja por algum problema após a compra, trate-o com atenção e educação sempre, para que a necessidade dele seja atendida.

7. Pense em promoções e ações criativas

Todo mundo adora ver uma loja realizando e promovendo uma ação que seja criativa. Aproveitar datas comemorativas para criar promoções que atraem o cliente é só uma das possibilidades.

Fora isso, é possível criar uma ação de fidelização, na qual depois de nove compras, por exemplo, o cliente recebe um desconto na décima. Por pequenas ações, você conquista seu consumidor e começa a ganhar cada vez mais nicho.

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.8. Não deixe de pesquisar o que a concorrência está fazendo

Chamado, entre os empreendedores, de benchmarking, a ação de ficar atento ao que a concorrência está fazendo é importante para ter ideias e, principalmente, para pensar em estratégias que superem o que está sendo oferecido ao consumidor por outros.

Com essas dicas, fazer com que a loja de calçados pequena se destaque entre a concorrência fica mais simples. 

Além delas, você também pode contar com os materiais gratuitos para gestão disponibilizados pela Daniel Atacado. Clique na imagem abaixo e acesse-os!

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