margem-de-lucros-para-calçados-entenda-como-calcular
Gestão de Negócios

Margem de lucro para calçados: entenda como calcular

Dentre os cálculos básicos para o bom gerenciamento de negócios, a margem de lucro é um dos principais. Na hora de calcular o valor de venda de calçados e dos produtos da sua loja, ter esta conta em mente é necessário para um bom faturamento. 

A fórmula para calcular a margem de lucro de calçados é bastante simples e leva em consideração conceitos teóricos e matemáticos. Aqui, você compreenderá melhor os fundamentos contábeis, a fórmula em si – com um exemplo prático – e o funcionamento da margem para o setor calçadista.

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

O que é lucro?

Antes de falar sobre a margem, entendamos o que é lucro. Por definição, é o rendimento positivo obtido por meio de uma negociação. É, basicamente, a subtração dos custos de produção do valor total da transação. Ele pode se dividir em lucro normal e lucro econômico.

Lucro normal

O lucro normal é o saldo que sua loja de calçados precisa para continuar rodando sem problemas ou preocupações financeiras. Quando uma empresa começa a receber lucros acima do esperado, afirma-se que ela obtém poder de mercado. 

Lucro econômico

O lucro econômico se assemelha à definição geral de lucro. Ele é o resultado da diferença entre a receita total e os custos para o funcionamento de todo negócio.

É importante ter em mente, sobretudo, que a margem de lucro é um conceito e uma conta diferente das citadas acima.

O que é, então, margem de lucro?

Antes de mais nada, a margem de lucro é um indicativo financeiro. É o percentual de lucratividade que sua loja de calçados obtém em cima das vendas realizadas

Ela é utilizada para calcular o valor pelo qual determinado calçado deve ser vendido levando em consideração todos os custos e gastos que a empresa possui. A margem de lucro ideal, portanto, visa que o produto seja vendido a um valor acima das suas despesas de produção. 

Para atingi-la, analise seus gastos, tente reduzi-los e precifique os produtos de maneira eficaz, levando em consideração o custo, os clientes e os competidores!

O cálculo desse indicativo objetiva otimizar o processo de etiquetar produtos, tornando mais fácil e prático precificar os calçados para obter o lucro necessário. Ele é realizado tendo em vista três pilares.

Banner para download do ebook com 7 ideias de ações para vendas em lojas de calçados.

Custo (C)

Neste caso, o custo não se relaciona ao preço do produto apenas, mas ao valor investido para que o calçado em questão fosse adquirido para sua loja. Aqui, incluem-se gastos com frete, com impostos, com os colaboradores, dentre outros.

Preço de venda (PF)

O preço de venda é valor pelo qual seu produto será comercializado. A definição desse número indica o sucesso do seu negócio e das suas vendas. Na hora de determiná-lo, é importante ter em mente quanto foi investido para adquirir o calçado em questão e quanto o seu consumidor está disposto a pagar por ele.

Lucro

O último pilar para a definição do indicativo é o já citado lucro. Ou seja, é o retorno positivo sobre o que foi investido. Ele é identificado pela própria empresa e adicionado ao valor da venda do produto de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entendendo o conceito de margem de lucro (ML) e os fundamentos por trás do cálculo, realizá-lo se torna mais simples!

Como calcular a margem de lucro?

Pessoa calculando a margem de lucro para calçados.
Calcular a margem de lucro é prático e pode ser feito por meio de uma fórmula já pronta.

Existe uma fórmula pré-definida para obter o resultado da margem de lucro. Ela consiste em subtrair, do preço de venda, os gastos do calçado, dividindo o resultado pelo mesmo preço e multiplicando por 100.

Ilustrando-a, temos a seguinte estrutura:

ML = (PF – C) X 100 / PF

Sendo que:

  • ML: Margem de lucro
  • PF: Preço final
  • C: Custo total para adquirir o produto

Vamos supor, por exemplo, que você venda um calçado por 80 reais, com um custo total para aquisição de R$ 50. Alterando os valores e realizando o cálculo, teríamos uma margem de lucro de 37,5%.

Banner para download do kit de planilhas para gestão.

Qual a margem de lucro ideal para calçados?

O setor de atuação da empresa interfere diretamente na margem de lucro. Logo, pertencer ao setor calçadista vai influenciar na margem de lucro do seu negócio.

Produtos de luxo, geralmente, possuem uma margem de lucro mais alta, enquanto produtos cotidianos e mais comuns tendem a apresentar um número mais baixo. No entanto, isso não é uma regra.

Algumas lojas de calçados colocarão sua margem de lucro em até 200%. No entanto, esse número depende diretamente do funcionamento da sua loja e do comportamento do seu consumidor. Portanto, é inviável estabelecer uma única margem ideal, porque ela leva em consideração a organização do seu negócio. 

Na Daniel Atacado, você encontra os produtos com seus valores já sugeridos para a venda. Isso te auxilia no processo de etiquetagem e te ajuda a entender melhor como precificar os calçados na hora de colocar nas prateleiras.

A margem de lucro é um valor variável e que se adapta a cada empresa. Ademais, é um cálculo extremamente importante para o funcionamento da sua loja. Quer receber mais dicas fundamentais ao seu negócio? Inscreva-se na newsletter da Daniel Atacado e receba conteúdos novos toda semana, diretamente no seu e-mail!


13 Comentário

    1. Oi, Antônio.
      Obrigado pelo elogio! Fique atento porque, mensalmente, mais conteúdos como esse saem aqui, no nosso blog.
      Um abraço.

    1. Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo! Nosso propósito é ajudar vocês, lojistas, sempre da melhor forma.
      Fique de olho no blog que todo mês tem novidades.
      Abraços!

    1. Oi, Fabiana.
      Ficamos muito contentes com seu elogio! ❤️
      Todo mês, soltamos conteúdos novinhos para você e para quem nos acompanha. Fica de olho, porque eles são sempre cheios de dicas e novidades sobre nossos tão amados calçados.
      Abraços.

  1. MUITO BOA ESSA MATÉRIA, GOSTEI MUITO E PARABÉNS!
    ISSO AJUDA MUITO A GENTE, PRINCIPALMENTE A MIM QUE ESTOU QUERENDO COMEÇAR NO RAMO.

    1. Nossa, Ademir, que ótimo que você gostou!
      Ficamos muito felizes com comentários como esse.
      Fica de olho no nosso blog, tem sempre novidade por aqui.
      Abraços!

    1. Oi, Gilvani. Tudo bem?
      Que ótimo que você gostou da matéria! Fica de olho no blog que todo mês temos mais novidades e dicas, viu?!
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *