Mulher dentro de um carrinho de compras com um calçado nas mãos.
Dicas ao Lojista

Perfil do consumidor de calçados femininos: como analisar seu público

Um dos requisitos mais importantes para vender bem é entender o público-alvo do seu negócio. O perfil do consumidor de calçados femininos, por exemplo, está em constante mudança, exigindo que o lojista permaneça atualizado com as tendências.

Na Internet, há uma série de ferramentas que podem ajudar a entender esse perfil. Neste post, reunimos algumas delas, para ajudar nesse processo. Boa leitura!

Tendências de consumo de calçados e moda em geral

No Brasil, há algumas organizações que coletam dados e montam relatórios de tendência, analisando os padrões de consumo das pessoas em um determinado período. A maioria dos documentos fica disponível para consulta online e gratuita.

O SEBRAE Inteligência Setorial, por exemplo, elabora boletins de tendência dos mais diversos segmentos. No processo de traçar um perfil do comprador de calçados femininos, alguns deles podem ser de grande ajuda, como:

Os relatórios de tendência ajudam a entender os fatores mais importantes para os clientes e o que é levado em consideração no momento da compra de produtos do segmento de moda.

Página do SEBRAE Inteligência Setorial.
Página do SEBRAE Inteligência Setorial, com informações para vários segmentos.

A Abicalçados, por meio dos relatórios setoriais, também disponibiliza dados que podem ajudar no processo. Em 2018, por exemplo, a produção de calçados no Brasil foi predominante para materiais como plástico/borracha e sintéticos, de acordo com a associação. 

Além disso, a produção de calçados femininos (entre os identificados por gênero), representou 62,8%, contra 25,6% de masculinos e 11,6% de calçados infantis. Os chinelos foram os modelos mais produzidos, representando 46,8% do total em 2018.

  • Para baixar o relatório completo da Abicalçados, referente ao ano de 2018, clique aqui!

Por meio dessas análises, é possível identificar os tipos de calçados que mais fazem sucesso, segmentando para diversos públicos diferentes, essencialmente o feminino. Isso ajuda no planejamento da demanda e das compras, refletindo também na gestão de estoque das lojas.

Tendências de busca online

Outro fator importante, que pode ajudar a entender o perfil do consumidor de calçados femininos, são as tendências de busca online. Elas representam os assuntos que mais atraem o público, que cada vez mais está presente no ambiente digital. 

Analisando essas informações, a empresa consegue traçar uma estratégia de comunicação com cada tipo de comprador de calçados e definir seu posicionamento online.

Pessoa buscando produtos pelo notebook.
As tendências de busca ajudam a decifrar o perfil de interesses dos potenciais clientes da sua loja.

O Pinterest é uma plataforma que atrai muitas buscas por imagens, incluindo diversos produtos e artigos de moda. Todo ano, um relatório de tendências é elaborado, contendo tudo o que foi mais buscado dentro do site.

Para 2018, por exemplo, a moda feminina registrou uma procura grande por assuntos relacionados a sustentabilidade. Clique neste link para acessar o relatório completo.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Conteúdos sobre o segmento

A gestão de uma loja de calçados, como qualquer segmento de moda, exige pesquisa constante sobre o mercado e suas tendências. Dessa forma, os lojistas conseguem se preparar para atender os clientes com excelência.

A Daniel Atacado busca compartilhar informações que possam ajudar lojistas de calçados a evoluir suas práticas de gestão e alcançar resultados cada vez melhores nas vendas.

No blog, está disponível uma página dedicada, com materiais completos e gratuitos sobre tudo o que envolve a administração de uma loja de calçados, incluindo e-books e planilhas. Clique no banner para acessar!

Banner para a página com materiais gratuitos do blog da Daniel Atacado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *