solados para calçados femininos
Dicas ao Lojista

Solados para calçados femininos: quais as diferenças entre eles?

Um bom calçado é aquele que, além do conforto ao andar, é durável, resistente e estiloso. E, para encontrar produtos de alta qualidade, é fundamental analisar o tipo de solado que eles apresentam.

Por estar em contato constante com o chão, o solado é a parte de um calçado que mais se desgasta com o tempo. Com o avanço nas tecnologias de fabricação, vários materiais começaram a ser utilizados para esse componente.

Cada um deles possui suas particularidades e há muitas variações nos solados para calçados femininos. Neste post, conheça mais sobre cada um deles, suas composições e benefícios. Confira!

Solados em EVA

A sigla EVA vem do inglês Ethylene Vinyl Acetate, que significa acetato-vinilo de etileno. Trata-se de uma espuma sintética feita a partir de material plástico. Seu bom amortecimento faz com que o EVA seja utilizado em um grande número de calçados de corrida.

É um grande equívoco dizer que solados para calçados femininos em EVA são escorregadios. Com novas tecnologias e métodos de produção, eles podem ser uma boa alternativa aos que desejam produtos mais leves e delicados.

Esteira de produção com solados de calçados em EVA.
Solados em EVA proporcionam leveza e conforto, com bom amortecimento.

Solados em TR

TR é a abreviação de Thermoplastic Rubber, ou borracha termoplástica. Desenvolvida com os elementos estireno e butano, o solado em TR apresenta muita aderência e estabilidade, além da flexibilidade, resistência térmica e alto desempenho.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Embora, em alguns casos, a borracha sintética possa incomodar, vale a pena apostar no material que, por sinal, tem um preço muito mais em conta comparando com os demais presentes no mercado.

Solados em PVC

O PVC (policloreto de vinila, ou Polyvinyl Chloride) é um dos materiais mais usados na produção de sandálias, chinelos e rasteiras, por conta de seu baixo custo, leveza e conforto. Além do mais, o solado em PVC não é tóxico, o que contribui para o baixo nível de poluição.

Chinelos de tira larga em PVC expandido.
Solados em PVC expandido garantem estilo e conforto.

A Daniel Atacado trabalha com calçados da Grendene, com uma série de modelos que utilizam solados em PVC expandido e EVA de alta qualidade, oferecendo conforto e durabilidade. Acesse a loja virtual ou clique no banner para conhecer mais!

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Solados em microgel

Presente em modelos de rasteira, solados para calçados femininos em gel são cada vez mais frequentes no mercado. Embora não sejam tão confortáveis quanto o EVA e o TR, por exemplo, os solados garantem alta durabilidade aos produtos.

Para fixá-los, é preciso – a partir do momento que o solado em gel e a palmilha estiverem colados – aquecê-los a uma temperatura de 60 a 70 graus e, posteriormente, levá-los à prensa por poucos segundos.

Solado de couro

Optar por calçados em couro pode ser um pouco mais caro. Contudo, se levarmos em conta sua alta performance, durabilidade e resistência ao pisar, é admissível o investimento.

Calçados femininos feitos em couro.
Solados em couro possuem um visual clássico que une durabilidade e estilo.

Produtos com esse tipo de material fazem sucesso com vários públicos. Por isso, ter calçados em couro em sua loja vai proporcionar mais chances de realizar as vendas.

Eles também carregam alto valor agregado. Afinal, calçados de couro estão presentes na história há milhares de anos. O “sapato mais antigo do mundo”, noticiado pelo G1, foi um calçado de couro encontrado na Armênia, com idade estimada em 5.500 anos.

Solados em TPU

Uma nova tecnologia tem aparecido, recentemente, em alguns tênis de performance. O TPU – Thermoplastic Polyurethane, ou poliuretano termoplástico – é um tipo de material plástico.

Com o devido tratamento térmico, ele pode ser moldado para formar a entressola de calçados. A grande característica do solado em TPU é a capacidade elástica, diretamente relacionada ao amortecimento.

Clique na imagem e baixe o ebook de datas importantes para o varejo calçadista.

Somando essa propriedade à leveza do material, temos a receita ideal para um tênis de corrida, mas que também possui outras aplicações em calçados femininos mais casuais.

Os solados para calçados femininos estão cada vez mais diversos, graças aos avanços na engenharia de materiais. Com isso, novos modelos surgem no mercado, agregando conforto e durabilidade, sem esquecer do estilo.

Para receber mais conteúdos como esse, além de dicas de gestão e novidades sobre o varejo calçadista, assine nossa newsletter!

 


17 Comentário

  1. Os Solados Sintéticos absorvem o choque ou impacto com o piso , são leves e tornam os calçados femininos confortáveis para o caminhar do dia -a – dia.
    São resistentes a água, corrosão , anti – vibração ( resistência , alta dureza e bom amortecimento ).
    Possuem alta durabilidade e conforto no seu caminhar.
    Já o solado emborrachado é muito macio e possui boa flexibilidade.
    A borracha absorve muito bem o impacto e reduz a dureza do chão , facilitando assim, o seu caminhar.
    Possui alta durabilidade e conforto.

    1. Olá, Cida. Nossas solas não são de PU e sim de PVC expandido, que são bem menos escorregadias que o PU.
      Não temos reclamações quanto a isso, pois a além do material a textura antiderrapante também ajuda.

    1. Oi, Magno!
      Infelizmente, nós só trabalhamos com o fornecimento de calçados no atacado, não com a fabricação deles.
      Caso contrário, ficaríamos muito felizes em te ajudar! Se tiver alguma outra dúvida, é só falar com a gente, viu?!
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *