como vender mais no dia dos pais
Dicas ao Lojista

Como vender mais no Dia dos Pais em 8 dicas

O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio. Segundo a pesquisa de 2017 do Fecomércio MG, o apelo emocional é o que mais estimula os segmentos comerciais. Como a comemoração coincide com as liquidações de inverno, o ambiente fica ainda mais propício para oportunidades de compras e preços  acessíveis.

O segmento calçadista é o terceiro que mais cresce nesse período (49,3%), ficando atrás somente de artigos pessoais e domésticos (69,4%) e produtos alimentícios, bebidas e fumo (66,0%).

Para aumentar ainda mais as vendas nessa data, é preciso ir além de promoções e liquidações para atrair o consumidor. Listamos oito dicas para saber como vender mais no Dia dos Pais. Confira!

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1. Faça o planejamento

O planejamento é tão importante quanto a execução. Com a elaboração minuciosa do que será feito, melhores serão os resultados. A etapa de planejamento para o Dia dos Pais envolve desde o controle dos pedidos, organização de estoque, criação e divulgação de campanhas em redes sociais até a decoração da loja.

A compreensão do seu negócio é fundamental para essa etapa. Por isso, pense no diferencial da sua marca e aposte nos benefícios que ela traz aos consumidores, para elaborar a estratégia que será adotada.

Pessoas em reunião sobre como vender mais no Dia dos Pais.
A organização é o primeiro passo para aumentar o faturamento no Dia dos Pais e em outras datas comemorativas. Foto: Reprodução | Headway

Esse é o momento de colocar no papel os pontos principais que devem ser trabalhados para a data, como as ações de vendas, produtos, estoques, vitrines e divulgação. Use sua experiência com criatividade!

2. Divulgue a ação de marketing

Seja uma promoção, cupons de descontos, concursos ou sorteios, as ações de marketing adotadas pela empresa para o Dia dos Pais precisam ser divulgadas com pelo menos três semanas de antecedência.

É inegável que o novo consumidor está mais criterioso, fazendo compras racionalmente e não somente por impulsos. Portanto, busque compor sua ação de marketing com pequenos detalhes que geram valor ao consumidor final, como embalagens e sacolas personalizadas, brindes, entre outros.

É fundamental lembrar que sua divulgação não será voltada aos pais, e sim a quem irá comprar os presentes, como os filhos, esposas, netos e parentes.

Celular e computador com abas de promoções para vender mais no Dia dos Pais.
Divulgar suas ações nas redes sociais é uma forma de levar as promoções mais longe para os usuários. Foto: Reprodução | Tim Bennett

Utilize as redes sociais, e-mail, WhatsApp e até mesmo as mídias offline, como panfletos e anúncios em jornais, para divulgar a ação. Saber qual é o seu público e onde ele se encontra nas redes irá direcionar a comunicação e torná-la mais eficaz.

3. Fique de olho nos produtos

Para ter sucesso de vendas no Dia dos Pais, é necessário um bom mix de produtos, que atendam as necessidades e os desejos dos clientes. Esse mix não precisa – e nem deve – ser grande, o que pode gerar despesas caso não haja vendas. Por isso, liste a rentabilidade e o custo de produção ou aquisição de cada produto para definir qual será o mix adotado.

Além disso, é preciso se organizar para fazer o pedido de compras, a fim de que nenhum produto atrase e faça você perder a oportunidade de lucrar, ficando com o estoque cheio e parado após o período.

Calçados organizados nas prateleiras para vender mais no Dia dos Pais.
Organizar os produtos e ficar atento às tendências do mercado é uma forma de se preparar para as vendas. Foto: Reprodução | Fikri Rasyid

Uma ótima dica é criar kits de presentes para os diferentes tipos de pais, como os esportistas, cervejeiros, modernos, aventureiros, entre outros. O combo pode conter um produto principal e outros promocionais, auxiliando principalmente quem ainda não sabe o que comprar.

4. Treine para o atendimento

Pouco adianta um bom planejamento de vendas se os funcionários não estiverem devidamente motivados e preparados para a data. Por esse motivo, invista em treinamentos e dinâmicas para alinhar os colaboradores aos ideais da empresa.

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Um bom atendente precisa ser empático e nada invasivo; deve saber ouvir e detectar as possíveis necessidades do cliente, além de conhecer os produtos que vende. Portanto, trabalhe os benefícios dos artigos com valores agregados durante o treinamento. Um par de um sapato social, por exemplo, não deve ser apresentado somente como um item funcional, mas pelo conforto e elegância que carrega.

Um atendimento agradável e adequado tem grandes chances de realizar vendas e fidelizar o consumidor. Diante disso, não foque somente na venda pontual. Busque treinar os atendentes com novas técnicas de abordagem e motivá-los com o uso de metas e bonificações.

5. Decore a loja para a data

A decoração tem o poder de atrair novos consumidores para dentro da loja, e deve ser definida de acordo com os perfis do seu público. Você pode usar cartazes, adesivos personalizados, frases com apelo emocional, fotos e muito mais.

Independentemente de qual for o estilo de decoração escolhido, evite ornamentos amadores, como cartazes feitos à mão ou escritos com canetas de giz na vitrine. A dica é pesquisar ideias e usar a criatividade!

Decoração com bota, câmera digital e quadro para atrair o cliente e vender mais no Dia dos Pais.
Uma boa decoração agrega valor à experiência de compra, principalmente quando os produtos estão bem expostos, passando a sensação de conforto e qualidade.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) feita em 2018, um dos fatores mais importantes para os consumidores de lojas físicas é a boa disposição dos produtos, com 56%; seguido por serviço de caixa rápido (53%); espaço amplo (39%); e boa climatização (38%).

A frente da loja também aparece como item relevante: 59% dos entrevistados reconhecem se o estabelecimento combina com seu gosto por sua fachada.

Uma ótima opção é criar um espaço dedicado exclusivamente para o Dia dos Pais, com produtos elegantes e itens decorativos do universo masculino.

6. Aposte em promoções criativas

A criatividade na hora de realizar promoções pode ser um fator decisivo para o sucesso de vendas na data. Com a alta competitividade entre os concorrentes, a promoção certa é uma ótima maneira de se destacar. Veja estas duas sugestões:

  • Promova experiências que possam ser compartilhadas entre pais e filhos. Ofereça, por exemplo, ingressos para festivais, jogos de futebol, cursos de churrasco ou eventos cervejeiros. Para que a ideia seja viável para a seu negócio, busque parcerias com outras empresas.
  • Aposte em concursos e sorteios. Para engajar o público no Dia dos Pais, desenvolva um concurso; ele pode ser de moda, fotografia, poesia e até mesmo de histórias. Estabeleça regras claras e objetivas, uma boa recompensa e divulgue nas plataformas digitais.

7. Realize a pós-venda

Uma boa pós-venda é essencial para manter clientes e fidelizar novos consumidores. Muitas empresas não possuem uma assistência de qualidade ou a preocupação de encantar o cliente, enriquecendo sua experiência de compra.

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A etapa da pós-venda deve estreitar o relacionamento entre empresa e cliente, passando credibilidade e confiança ao consumidor. Portanto, faça pesquisas de satisfação após a compra, para descobrir pontos a serem melhorados e para obter mais informações sobre seu público.

Pergunte ao cliente se pode entrar em contato assim que surgirem promoções e lançamentos que possam o interessar. Lembre-se de se colocar à disposição para tirar dúvidas e estar sempre aberto a críticas e sugestões.

8. Mensure os resultados

As vendas dos Dia dos Pais devem começar até três semanas antes da data. Por essa razão, é importante que os resultados sejam mensurados semanalmente. Faça análises comparativas com o mesmo período do ano anterior, porém, não foque somente no faturamento; reflita sobre todos os pontos positivos e negativos das estratégias implementadas.

    Empresário medindo o faturamento após as vendas do Dia dos Pais.Acompanhar seus resultados é uma forma de analisar o que funcionou e o que precisa ser melhorado para a próxima ação. Foto: Reprodução | Rawpixel

Monitore o desempenho dos funcionários, identificando problemas e oportunidades de cada um deles. Analise também os produtos, para verificar quais tiveram a melhor performance nas vendas.

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