Vitrine de calçados.
Dicas ao Lojista

Dicas e ideias de decoração de vitrine para lojas de calçados

A vitrine é a primeira impressão que a sua empresa vai causar nas pessoas, com o potencial de trazer para dentro da loja possíveis compradores. Por isso, é importante que ela seja preparada da melhor forma.

Cada detalhe pode fazer a diferença na atração dos clientes. E, assim como as tendências de moda, um display de produtos não deve ser estático. Pelo contrário, deve sempre mudar em busca de se manter alinhado às estratégias de cada época do ano.

Neste post, reunimos dicas práticas sobre como arrumar a vitrine para uma loja de calçados. Confira!

Antes de começar, conheça seu público-alvo

Esta é uma etapa fundamental para qualquer negócio, ainda mais quando se está montando uma vitrine. Só é possível criar um display de produtos eficiente quando se conhece para quem aquilo será apresentado.

Portanto, é importante dedicar um tempo para determinar, com o maior número de detalhes possível, o público que sua loja pretende atrair. Se não há apenas um público, não há problema, visto que as vitrines não são fixas. Dessa forma, é possível planejar várias campanhas a serem utilizadas com o tempo.

Construa um calendário

As vitrines também devem refletir a época do ano em que estamos. Uma loja que não se preocupa com o calendário — que não faz uma decoração especial de Natal, por exemplo — pode, facilmente, ser ignorada pelos passantes.

Vitrine de loja com decoração de Natal.
Uma decoração alinhada com uma época festiva pode chamar ainda mais a atenção do público.

Por outro lado, uma vitrine de loja alinhada às datas comemorativas relevantes ao seu público-alvo estará mais preparada para aproveitar as oportunidades que essas épocas trazem.

Programações específicas para Black Friday, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, também são exemplos de momentos pontuais que podem ser aproveitados.

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Portanto, um calendário com as datas mais importantes para o seu comércio de calçados pode ser uma poderosa ferramenta no momento de planejar a decoração da vitrine da loja.

Garanta boa visibilidade aos produtos

Outro aspecto essencial para que sua vitrine se destaque é a qualidade da visibilidade dada aos produtos. Nessa parte, alguns cuidados devem ser tomados.

  • Boa iluminação: fundamental para que os calçados sejam vistos. Uma luz bem direcionada faz com que os produtos se destaquem e que os passantes consigam visualizar todas as informações sobre eles;
  • Espaço aos produtos: quando se quer dar mais destaque a um produto específico, uma estratégia é dar bastante espaço a ele. Isso, em alguns casos, pode significar deixar poucos pares de calçados em exposição;
Vitrine de calçados com apenas três pares.
Uma vitrine com poucas peças, inevitavelmente, chamará mais atenção para os calçados mostrados. A iluminação, nesse caso, é essencial para que os produtos se destaquem.
  • Confusão de preços: em casos nos quais há calçados muito próximos uns dos outros, o público passante pode pensar que os preços desses produtos são parecidos. Portanto, é importante pensar nesse fator na hora de posicioná-los na vitrine;
  • Visibilidade da loja: ao trabalhar o posicionamento de seus calçados, é importante planejar o display de uma forma que as pessoas consigam, além de visualizar os produtos, também enxergar o interior da sua loja. Dessa forma, o interesse despertado ao olhar a loja através da vitrine pode levar os clientes a uma visita.
Vitrine de loja da Vans.
Uma loja de calçados deve promover o equilíbrio entre a composição do display de produtos e a visibilidade que o cliente terá da calçada.

Essas foram apenas algumas dicas sobre como montar a vitrine para sua loja de calçados. Vale ressaltar que os pontos principais são conhecer o seu público-alvo e planejar com cuidado e antecedência as ações.

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