Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Compras online: dicas para escolher um site seguro

Embora as pessoas venham perdendo o medo de comprar pela internet, ainda assim é necessário estar sempre atento. Saber como identificar um site seguro é a garantia de sucesso para suas compras online.

De modo geral, todos os nichos de mercado contam com sites estruturados e conhecidos na rede. Porém, no momento de realizar as compras em uma loja virtual não tão conhecida, dúvidas como “será que meu produto vai chegar?” e “será que estou comprando o mesmo da foto?” são comuns.

Sendo assim, veja nossas dicas para auxiliar nesse processo de reconhecimento da confiabilidade, credibilidade e segurança dos sites de vendas.

Quando a esmola é demais…

Ficou impressionado com aquele descontão? Desconfie. Preços, promoções e descontos “fora do normal” devem abrir margem para que você hesite. Se isso acontecer, faça um rápido teste. Pesquise o mesmo produto em sites mais conceituados, e se a diferença for exorbitante, é um bom motivo de que pode haver algo errado com o site ou com o produto.

Certificados de segurança

Existem alguns certificados de segurança que validam a confiabilidade da loja virtual. A tecnologia SSL (Secure Sockets Layer) é uma delas. Sabe aquele “s” após o “http” no link do site? Ele significa que a empresa está protegida contra hackers e que a troca de informações entre o cliente e o e-commerce é legítima e completamente segura.

O Site Blindado também é outro sistema de segurança que protege o acesso dos usuários ao site. Para identificar se a loja oferece a garantia, procure os selos ao final da página principal, geralmente é o local que costumam ficar.

Informações de contato

Navegue pelo site. Encontrou alguma informação de contato ou o canal de atendimento ao cliente? Não? Bom, de duas, uma: ou o site está em reestruturação ou os responsáveis pelo canal não querem ser contatados. Geralmente, a segunda opção é a mais frequente.

E se por um acaso você encontrou o canal de atendimento ao cliente, por exemplo, ligue e tire todas as suas dúvidas. Veja como funciona esse relacionamento e se eles são solícitos para as suas compras online. Só para confirmar, ligue mais algumas vezes e veja se eles estão disponíveis ao longo do dia.

Certifique-se da reputação do site

Existem alguns canais nos quais você pode pesquisar pela credibilidade e reputação do site. Um deles é o Procon, órgão responsável pela relacionamento entre o cliente e a empresa. Acessando o portal, você poderá consultar a quantidade de pendências das empresas com o consumidor, o nível de resolução dos problemas e o nível de insatisfação dos clientes com o negócio.

Outro canal que poderá contribuir para essa pesquisa é o Reclame Aqui. O site expõe todas as reclamações e insatisfações dos clientes com determinada loja. Pesquise o nome da empresa e veja quais são os principais aborrecimentos e descontentamentos do consumidores.

E para fazer suas compras online com menos receio, você ainda pode consultar a situação cadastral da empresa pelo seu CNPJ. O site da Receita Federal disponibiliza esse serviço. Clique aqui para acessar.

 

Leia também:

Qual a importância de um software de gestão em minha empresa?
5 dicas para deixar a vitrine chamativa