Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Por que investir em comunicação e gestão de pessoas?

O dia a dia nas empresas mudou. Para que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos e ações da organização, a comunicação e gestão de pessoas precisa ser eficiente e rotineira.

A comunicação, seja verbal ou escrita, também precisa ser clara e objetiva. Ela irá estabelecer relações e otimizar processos. Quer saber mais sobre a importância da comunicação e gestão de pessoas nas empresas? Continue lendo!

A comunicação nas empresas

A comunicação permeia todas as esferas da organização e está presente nas relações de todos os públicos da empresa – o interno, o externo, os fornecedores e a sociedade. Uma mensagem recebida sem nenhum ruído tem pequenas chances de levar ao erro e, consequentemente, ao retrabalho. Por isso, a clareza e a interpretação são aspectos fundamentais de uma comunicação assertiva.

Para que os objetivos da organização sejam compreendidos por todos, a comunicação precisa ser eficaz. Reuniões, comunicados, avisos e documentos: toda informação deve se ater ao código estabelecido entre o emissor e o receptor.

comunicação e gestão de pessoas
Foto: Rawpixel

Empresas consolidadas explicam como se dará sua comunicação interna durante o treinamento. Mas caso isso não aconteça, como estabelecer esse código? Durante uma conversa, pode ser definida qual linguagem comum será utilizada, reduzindo a discrepância entre termos, conceitos e palavras. Isso irá alinhar os diferentes departamentos que trabalham em conjunto para atingir os objetivos da organização.

O desenvolvimento intelectual e psicológico dos colaboradores, um dos grandes desafios atuais da gestão empresarial, é também uma das vantagens da boa comunicação interna. O sucesso de uma empresa é certeiro quando ela visualiza o cenário da comunicação e propõe um ciclo integrado em sua gestão, oferecendo informações e feedbacks claros e precisos a seus funcionários, valorizando todos os aspectos das relações humanas.

Gestão de pessoas nas empresas

O departamento de Recursos Humanos deixou de ser apenas o setor que cuida de burocracias referentes à contratação e demissão, e enfrenta, hoje, os desafios do atual mundo corporativo. As novas empresas, que tem a maior parte de seu foco no capital humano, priorizam o desenvolvimento das capacidades individuais do colaborador.

comunicação e gestão de pessoas
Foto: Rawpixel

Organizações que enxergam além da lucratividade possuem uma gestão responsável por integrar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais dos colaboradores. O alinhamento que valoriza o funcionário gera maior comprometimento, produtividade e reflete os valores da empresa.

Os profissionais devem ser selecionados, treinados e monitorados por uma gestão estratégica que não possui apenas a finalidade de atender as demandas do mercado. Com os objetivos pessoais alinhados com os valores da empresa, a satisfação e o reconhecimento dos colaboradores serão o diferencial para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, capaz de gerar bons resultados.

Resultados

Uma boa comunicação e gestão de pessoas dentro do ambiente corporativo é capaz de inúmeros resultados satisfatórios, como:

  • promover um ambiente de trabalho saudável;
  • desenvolver as competências individuais e coletivas;
  • capacitar profissionalmente o colaborador;
  • equilibrar as expectativas da empresa e dos colaboradores;
  • treinar e desenvolver talentos;
  • monitorar a qualidade e produtividade.

Para complementar seu conhecimento a respeito da comunicação e gestão de pessoas, leia também nosso post sobre como fazer planejamento estratégico em lojas de calçados.