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Calçados infantis: 10 dicas de como vender mais

Se você tem uma loja de sapatos, saiba que oferecer calçados infantis é um grande diferencial, principalmente quando se trata de presentes. Talvez você já tenha percebido a alta procura por esses produtos, que reflete o potencial do nicho, certo?

Mas é preciso que os lojistas adotem estratégias inovadoras para se destacar nesse mercado competitivo. Logo, além das crianças, considere os decisores de compra — pais ou responsáveis — ao aplicar suas estratégias para vender mais.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você conhecerá 10 dicas de como vender calçados infantis. Acompanhe a leitura!

1. Conheça o seu público-alvo

O mercado de calçados infantis é amplo e conhecer o público contribui para criar suas estratégias de vendas. A segmentação por faixa etária é um ponto de partida, pois as necessidades variam conforme a idade.

Para os bebês de até dois anos, por exemplo, produtos que estimulam os sentidos, com cores suaves e materiais macios, são mais atraentes. Entre os dois e sete anos, o aspecto visual se torna mais importante.

Nesse sentido, as cores vibrantes e texturas diferentes costumam chamar a atenção, além da funcionalidade dos calçados. A partir dos sete anos, as crianças começam a formar as próprias opiniões sobre marcas e estilos — influenciando mais a decisão de compra.

Portanto, estudar essas nuances ajuda a alinhar as ofertas e promoções. Assim, os pais conseguem encontrar com mais facilidade o que eles procuram na sua loja.

2. Explore os benefícios que geram valor

Além de conhecer o seu público-alvo, foque no valor que o calçado agrega ao dia a dia das crianças e dos pais. Por esse motivo, enfatize benefícios como conforto, segurança, praticidade e durabilidade — decisivos na escolha de um produto infantil.

Explique também como o calçado atende às necessidades específicas da criança, seja para brincar, ir à escola ou a eventos especiais. Mostre como seus produtos oferecem mais qualidade de vida aos pequenos. Assim, você aumenta a percepção de valor para os pais e estimula as vendas.

3. Conheça o universo infantil

Outra dica para vender mais calçados infantis é conhecer esse universo. Uma ideia é treinar a sua equipe para ficar informada das principais tendências e comportamentos desse público. Entender os filmes, desenhos e personagens favoritos das crianças é um diferencial na hora de fechar vendas.

Além disso, muitas marcas e fabricantes oferecem materiais informativos que ajudam a compreender melhor o mundo infantil. Participar de eventos, feiras e palestras do setor também é uma maneira de se atualizar sobre as novidades e tendências do segmento.

4. Invista em coleções de personagens

Uma opção é investir em calçados infantis com personagens de quadrinhos, desenhos e filmes. As linhas especiais que apresentam heróis e protagonistas atraem a atenção dos pequenos e costumam ser muito desejadas.

Nesse caso, priorize os personagens clássicos e atemporais, que têm um apelo duradouro e continuam em alta por mais tempo. Ao oferecer uma variedade de produtos temáticos, você chama a atenção para sua loja e atende aos gostos variados das crianças.

5. Ofereça um atendimento de qualidade

Ao vender calçados infantis, lembre-se de que você está lidando com dois públicos: a criança e os responsáveis — que tomam a decisão final. Crie uma experiência acolhedora para que o pequeno experimente os calçados e os pais o avaliem com calma.

Mais uma alternativa é sugerir produtos similares que atendam às necessidades deles, oferecendo um atendimento atencioso e completo. A estratégia cria confiança e aumenta as chances de fechar negócio.

6. Divulgue os produtos aos responsáveis

Como os pais estão cada vez mais conectados, é essencial que a sua loja tenha presença ativa nas redes sociais. Divulgue as novas coleções e modelos de calçados focando em falar com o público adulto — mas destacando os benefícios para os filhos.

Nesse contexto, tenha atenção às leis de proteção infantil, evitando uma comunicação voltada diretamente às crianças. Mantenha um tom informativo e cuidadoso, mostrando aos pais que os seus produtos são a escolha ideal para os pequenos.

7. Programe-se para as sazonalidades

Datas comemorativas, como o Dia das Crianças, são momentos importantes para a loja de calçados. Nessas épocas, os pais já estão preparados para gastar um pouco mais, principalmente em presentes.

Por essa razão, oferecer uma ampla variedade de modelos a preços competitivos é o diferencial para se destacar da concorrência. Além do Dia das Crianças, ocasiões como o Natal e a volta às aulas representam oportunidades de vendas.

Logo, mantenha o estoque bem abastecido, com produtos que atendam a diferentes gostos e necessidades. Faça promoções atrativas e comunique as ofertas com antecedência para que os responsáveis saibam que a sua loja está preparada para as ocasiões especiais.

8. Tenha um espaço voltado ao público infantil

Outra ideia para vender mais calçados infantis é transformar a sua loja em um ambiente acolhedor e interativo para as crianças. Além de organizar os itens de forma criativa, proporcione um espaço lúdico no qual elas possam se divertir enquanto os responsáveis fazem as compras.

Atividades educativas e desafiadoras, que estimulam a imaginação, são ótimas opções para atrair os pequenos e gerar uma experiência positiva para os pais. Pense também na segurança do espaço e procure ter um colaborador responsável pelo ambiente. A medida reforça o compromisso da sua loja com o bem-estar das famílias.

9. Procure bons fornecedores

De nada adianta conhecer o universo infantil e ter um espaço voltado para as crianças se a sua loja não contar com bons fornecedores. A excelência dos produtos é um fator determinante para o sucesso do seu negócio.

Assim, escolha fornecedores de calçados de qualidade, como o Daniel Atacado. Com um processo de compra online rápido, entrega ágil e diferentes canais de atendimento, você pode suprir as demandas da sua loja com mais qualidade.

10. Foque no pós-venda

Após colocar as dicas em prática, foque no pós-venda para garantir a satisfação do cliente e incentivar a fidelidade. Para isso, faça pesquisas de satisfação e entenda melhor as necessidades e preferências dos consumidores.

Com as informações coletadas, realize promoções personalizadas e ofertas especiais. Com a medida, você aumenta a probabilidade de retorno dos clientes e fortalece o relacionamento dele com a sua loja.

Ao longo deste conteúdo, você conheceu 10 dicas para vender mais calçados infantis. Se você deseja aumentar os lucros e conquistar diferentes públicos, não deixe de colocar as ideias em prática.

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