Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Dica para o lojista: como saber se o sapato é de couro?

As novidades no mundo da moda levaram lojistas, consumidores e fabricantes a repensarem a forma como viam seus investimentos e produtos. Hoje, as pessoas têm inúmeras opções de matérias-primas na hora de escolher qual calçado usar nos pés. A mesma coisa acontece com as cores, estampas e estilos. Os sapatos se tornaram, com o tempo, peças fundamentais na expressão da personalidade.

No meio de tantas inovações, uma coisa é certa: sapatos de couro ainda são ligados à elegância, à formalidade e muito estilo. Para ajudar o trabalho de lojistas e vendedores de calçados, resolvemos compartilhar dicas de como saber se o sapato é, de fato, de couro legítimo. Confira!

Como saber se o sapato é de couro

Os sapatos de couro legítimo são uma ótima opção para clientes que buscam conforto e durabilidade! Além disso, são atemporais e extremamente versáteis, podendo ser utilizados em reuniões ou em encontros casuais. São clássicos e já conquistaram lugar na estante de todo mundo!

como-saber-se-o-sapato-e-de-couro
Calçados de couro são extremamente resistentes, versáteis e elegantes!

Com tantas opções de matérias-primas, ter certeza de que você não está adquirindo produtos de materiais artificiais para vender na sua loja pode ser um desafio. No entanto, existem dicas que tornam mais fácil descobrir se um tênis, por exemplo, é de couro natural ou sintético!

Observe a textura e a espessura do material

Produtos de couro terão a textura mais grossa, assim como sua espessura. Por outro lado, calçados feitos com sintéticos são mais finos e possuem uma textura mais frágil.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.

Além disso, produtos de couro possivelmente terão sua textura mais natural. É comum encontrar marcas, poros e até diferenciação na tonalidade, já que o pelo dos animais não é uniforme.

Confira a flexibilidade e resistência

Calçados feitos de couro legítimo têm, como característica, a inflexibilidade e a resistência. Ao contrário de outros materiais, eles não esticam e, principalmente, não rasgam. É por isso, inclusive, que esses sapatos duram tanto.

Teste se o produto é inflamável

Produtos feitos de materiais sintéticos pegam fogo com certa facilidade por possuírem, em sua composição, plástico. Por outro lado, calçados, bolsas e outros itens de couro legítimo não são inflamáveis, graças ao processo de curtimento da matéria-prima.

Verifique a permeabilidade do material

Enquanto sintéticos são, geralmente, impermeáveis, o couro absorve líquidos e umidade. Portanto, se possível, despeje algumas gotas de água no sapato e verifique como ele reagirá a essa exposição.

como-saber-se-o-sapato-e-de-couro
Identificar se um produto é feito de couro natural ou não é mais fácil do que parece!

Por mais óbvio que pareça, uma das melhores formas de identificar se o calçado em questão é de couro ou não é consultando diretamente em suas especificações técnicas. Nas etiquetas, é obrigatório que os fornecedores especifiquem a constituição do produto. Logo, você encontrará a informação!

Matérias-primas dos calçados

Já não é mais necessário ficar no comum na hora de fabricar um sapato – e, muito menos, na hora de vendê-lo! É possível fabricar calçados em diversos materiais, para que o consumidor escolha aquilo que mais o agrada e dá conforto. E, como lojista, é importante pensar nessa pluralidade de estilos.

fidelizacao-de-clientes

Calçados de borracha

Outra matéria-prima clássica na fabricação de sapatos é a borracha – ou o plástico. Esse material conquistou espaço nos pés dos consumidores graças à sua variedade de cores e à capacidade de serem modelados em diversos formatos.

Por mais que sejam lindos, os calçados de plástico geram uma polêmica na questão conforto. Existem clientes que amam, enquanto outros preferem evitar. Independentemente disso, é fundamental tê-los em sua loja!

Calçados de EVA

Muito procurado por consumidores que precisam trabalhar em pé por muito tempo ou que se movimentam demais durante o dia, os sapatos feitos de EVA são extremamente leves e confortáveis. Para quem prefere bem-estar nos pés, essa é a grande pedida!

Outros materiais e opções

Como citado, fornecedores de matérias-primas para calçados e estilistas reinventam com frequência a forma de criar sapatos para todos os estilos e gostos! Hoje em dia, encontramos até mesmo tênis de papel, sandálias com produtos de origem vegana e muito mais!

É importante se manter informado sobre as novidades da indústria de calçados e garantir que sua loja tenha o maior número de opções possível. Assim, seu consumidor encontra, no seu negócio, aquilo que procura.

Agora que você já consegue identificar se os produtos que irá adquirir são feitos de couro legítimo, poderá gostar de mais materiais e dicas para usar no seu negócio!

A Daniel Atacado tem diversos e-books, guias e até calendários para lojas de calçados, que auxiliam no planejamento e organização. Acesse os materiais da Daniel Atacado e faça o download gratuito para utilizar agora mesmo!

banner-materiais-gratuitos-daniel-atacado

4 Comments

Comments are closed.