As datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, se apresentam como grandes oportunidades para as empresas varejistas. Durante esses momentos, mais consumidores estão no mercado em busca de fazer compras.
Entretanto, a chegada de uma data comemorativa não significa que seu negócio automaticamente conseguirá atrair mais clientes e aumentar as vendas, certo? Para isso, é preciso fazer um planejamento eficiente, tanto operacional quanto de vendas.
Quer saber mais? Neste artigo, você verá dicas para se preparar para as datas comemorativas no varejo calçadista!
Por que aproveitar as datas comemorativas?
Preparar o seu negócio para datas comemorativas deve ser parte importante do seu planejamento estratégico. Afinal, esses momentos representam uma oportunidade de crescimento para os lojistas.
Veja por que aproveitar esses períodos:
- aumentar as suas vendas: normalmente, as datas comemorativas são momentos em que o público está mais disposto a fazer compras. Desse modo, você pode fazer mais negócios e elevar sua receita;
- atrair mais clientes: com mais consumidores saindo às compras, você tem a chance de ampliar sua base de clientes com promoções e ofertas. Outro ponto interessante é usar a oportunidade para fidelizar o público atual com experiências personalizadas;
- movimentar o estoque: se você tem mercadorias paradas, condições especiais e liquidações em datas comemorativas são formas de liberar as prateleiras para a chegada de novos itens.
Você também pode criar ofertas do tipo “compre 1 e leve 2” ou novos kits de produtos para aumentar o seu ticket médio. Com promoções genuínas e atraentes, você conquista clientes e consegue ganhar destaque diante da concorrência.
Quais as principais datas comemorativas no varejo calçadista?
Há diversas datas comemorativas que movimentam o cotidiano de uma loja de calçados, seja no varejo ou atacado.
A seguir, veja quais são os principais dias para anotar no seu calendário!
Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor, celebrado internacionalmente em 15 de março, é uma oportunidade cada vez mais relevante no calendário comercial brasileiro. A data foi pensada para reforçar a importância dos direitos dos consumidores.
Assim, muitas lojas do varejo calçadista podem aproveitar para oferecer promoções que atraiam mais clientes. Por ser um período pós-compras de início de ano, o Dia do Consumidor costuma ser uma oportunidade para liquidar o estoque, preparando-o para a chegada das próximas datas comerciais.
Dia das Mães e Dia dos Pais
O Dia das Mães, no segundo domingo de maio, é a data comemorativa mais importante no varejo no primeiro semestre. Ela é estratégica para lojas de calçado feminino atraírem consumidores em busca de presentes.
Por sua vez, o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, marca o início do calendário comercial de datas comemorativas do segundo semestre. Ambos têm grande apelo emotivo — por isso o lojista pode usar a sensibilidade para criar campanhas que tratem de temas como afeto, gratidão e união.
Pense também em experiências que vão além da oferta de calçados. Você pode, por exemplo, sortear jantares especiais para a família, viagens etc. Essas ações tendem a atrair mais pessoas para sua loja.
Dia das Crianças
Para lojas com produtos que atendem ao público infantil, naturalmente o Dia das Crianças, em 12 de outubro, é uma das principais datas. Nesse caso, além de brinquedos, os calçados são ótimos presentes para os pequenos — e seu comércio pode se beneficiar disso.
Nesse sentido, uma possibilidade nas lojas físicas é pensar em decorações especiais para chamar a atenção dos pequenos e acompanhar tendências de mercado — como um desenho que esteja em alta. Acompanhando o cenário, você consegue ter ofertas mais estratégicas.
Natal
A maior data comemorativa no varejo em volume de vendas também é estratégica no mercado calçadista. Para a reta final do ano, seja para comprar presentes para amigos, familiares ou colegas de trabalho no amigo secreto, os calçados são itens em alta.
Oferecer coleções especiais de fim de ano, promoções e facilidades de pagamento pode ajudar a aumentar as vendas de calçados. Por fim, tenha em mente que a Black Friday e o Dia dos Namorados são mais datas que movimentam o varejo calçadista, ok?
Como se preparar para elas?
Agora você conhece os principais exemplos de datas comemorativas e por que elas podem ser estratégicas para a sua loja de calçados.
Então veja como se preparar para alcançar melhores resultados!
Tenha uma estratégia de vendas
O primeiro passo é ter uma estratégia de vendas pensando no perfil do seu cliente. Com seu público-alvo em mente, fica mais fácil saber quais datas comemorativas no varejo despertam o interesse dos compradores e podem ampliar os negócios da sua loja.
Tenha estratégias para cada uma das datas e ofertas verdadeiras para o seu público. Se um cliente em potencial sentir que as promoções anunciadas não são genuínas, você pode perder boas vendas e a reputação no mercado.
A sua estratégia também deve contemplar o marketing para anunciar as ofertas — pense que pouco adianta oferecer boas condições se o público não ficar sabendo. Logo divulgue suas promoções com antecedência para aquecer seu público e atrair clientes.
Vale destacar que o maior número de clientes na loja exige atenção extra no atendimento. Procure contratar vendedores temporários, se necessário, para não comprometer a qualidade e a agilidade do atendimento.
Pense na decoração
Decoração é um item importante nas datas comerciais, já que a comunicação visual cria um ar mais convidativo à loja. Por exemplo, para o Dia das Crianças, tenha espaços com brincadeiras para os pequenos na loja física. No ambiente online, você pode usar frases e imagens de brinquedos antigos para atrair os pais saudosistas.
Já no Natal, uma possibilidade é montar um presépio — que pode ser tradicional ou até mesmo feito com materiais recicláveis. Uma vitrine bem elaborada tem o poder de se transformar em um ponto turístico nessa época.
Porém, preste atenção à quantidade de objetos de decoração para que eles não escondam os itens à venda e não comprometam o orçamento.
Planeje seu estoque
Por fim, faça um bom planejamento de estoque. Para isso, você pode usar dados de vendas em datas comemorativas passadas e avaliar tendências de mercado para projetar quais serão os itens mais estratégicos para o período.
Desse modo, você consegue fazer pedidos antecipados aos seus fornecedores e encontrar melhores condições de pagamento. Com o estoque preparado, a loja minimiza os riscos de ficar sem um produto no meio do dia.
Como você acompanhou, as datas comemorativas são estratégicas para o varejo calçadista conseguir aumentar as vendas e atrair mais clientes. Mas você deve realizar um bom planejamento para não ficar atrás da concorrência.
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