Daniel Atacado Blog

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Feedback do cliente: por que considerar no varejo?

A relação de uma empresa com o seu público tem papel importante nos resultados, afinal, as principais decisões devem ser pensadas para os consumidores, não é mesmo? Nesse sentido, o feedback do cliente tem o potencial de fornecer informações valiosas para o negócio.

Quando coletadas de forma eficiente, essas percepções permitem que sua empresa realize melhorias constantes e se alinhe mais com as necessidades do mercado em que atua. Logo, utilizando os dados de forma estratégica, ela pode se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre o potencial dos feedbacks dos clientes? Continue a leitura para conferir!

Qual é a importância do feedback do cliente?

Veja, nas próximas linhas, qual é o papel do feedback dos consumidores para os resultados e aprimoramento de uma empresa!

Ajuda na retenção de clientes

A retenção de clientes faz parte dos objetivos comuns das empresas. Para tanto, é fundamental se empenhar em entender as dores do público-alvo, suas ressalvas, desejos e necessidades. Também é preciso ter uma comunicação alinhada com a linguagem dessas pessoas.

Desse modo, os feedbacks dos clientes demonstram se o negócio está no caminho certo, além de dar direcionamentos para ajustes. Da mesma forma, o engajamento ajuda a fortalecer a relação com os consumidores e melhorar a sua satisfação.

Como resultado, a empresa aumenta as chances de que os clientes voltem a fazer negócio e até mesmo se tornem defensores da marca no mercado.

Incentiva a melhoria dos produtos ou serviços

Como você viu, os produtos ou serviços devem ser pensados sempre conforme os desejos dos clientes. Então saber o que eles pensam, bem como quais são as suas satisfações e insatisfações, é essencial para a melhoria constante.

A partir dessas informações, o negócio pode verificar as possibilidades de adaptação para se posicionar de forma cada vez mais competitiva no mercado.

Melhora a imagem da empresa

Demonstrar que seu negócio se importa com as opiniões dos clientes ajuda a construir uma imagem positiva para a empresa no mercado. Ao terem as suas demandas ouvidas e atendidas com atenção, os clientes se sentem valorizados e tendem a ver a marca com mais confiança.

Como coletar as opiniões dos consumidores?

Após conhecer a importância do feedback de clientes, também é válido saber como coletar as informações de maneira efetiva. O procedimento pode ser feito de muitas formas, a depender do tipo de atuação da empresa. São exemplos:

  • por meio de pesquisa de satisfação por e-mail;
  • em formulários no site;
  • ao fim do atendimento ao cliente;
  • por ligações diretas;
  • pelo monitoramento das redes sociais;
  • após a finalização da jornada de compra.

Viu só como o feedback do cliente pode ajudar o seu negócio a se desenvolver e melhorar a imagem no mercado? Ter atenção para essas informações é uma maneira de melhorar os resultados e fortalecer a marca. Portanto, avalie as formas de coleta que fazem sentido e utilize os dados para se aprimorar.

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