Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Meta de vendas: saiba como criar de forma efetiva!

Definir uma meta de vendas adequada é uma etapa fundamental para o progresso do seu negócio. A partir do estabelecimento de objetivos realistas, é possível ampliar resultados e identificar necessidades de mudança.

Além disso, a projeção orienta esforços dos vendedores para trazer maiores retornos. Assim, ter um alvo para mirar movimenta o time de vendas. Mas, para criar metas tangíveis, é preciso analisar fatores internos e externos.

Quer saber como definir metas de vendas de maneira eficiente? Então continue com a leitura e acompanhe dicas que facilitarão o processo!

Qual é a importância da meta de vendas?

O princípio da meta de vendas é direcionar a atuação dos vendedores, motivando a sua atuação e contribuindo para manter o ritmo de crescimento da loja. Ela também é responsável por permitir a realização de uma previsão de faturamento.

Isso ocorre porque, ao delimitar um objetivo, você cria planos de ação para chegar ao resultado. Outro ponto é que as metas de venda são importantes para determinar a quantidade de produtos comprados dos fornecedores, proporcionando uma melhor projeção de estoque.

Como definir a meta de vendas?

Agora que você sabe qual é a importância da meta de vendas compatível com seu negócio, é hora de entender o que considerar para defini-la. Vale saber que criar objetivos impossíveis de alcançar pode prejudicar o planejamento e frustrar os vendedores.

Confira dicas para estruturar uma meta de vendas eficiente!

Observe o histórico de vendas

Antes de estabelecer as metas de vendas do varejo, é importante analisar o histórico das operações. Isso faz com que as projeções de vendas sejam realistas. Para isso, monitore internamente as informações de saída dos produtos e sobre a atuação da equipe.

Entenda o contexto do mercado

Para definir as metas e estabelecer previsões, saiba quais são as características do seu segmento e do seu público-alvo. Entender o contexto socioeconômico do país também ajuda a estabelecer objetivos viáveis em relação ao número de vendas.

Analise a concorrência

Alinhado ao contexto do mercado, é importante estudar a concorrência ao determinar a sua meta de vendas. As comparações com estabelecimentos concorrentes contribuem para trazer parâmetros realistas para a sua loja.

Utilize o método SMART

Uma das técnicas para estabelecer metas de vendas é a SMART. A palavra é um acrônimo que orienta a elaboração de planos de ação efetivos. Nesse método, as metas podem ser definidas conforme características determinadas, sendo elas:

  • específicas: estabelecidas a partir de diretrizes claras e cronograma de vendas;
  • mensuráveis: quantificadas para acompanhar o progresso com números tangíveis;
  • atingíveis: definidas a partir de dados para serem possíveis de alcançar;
  • relevantes: alinhadas com a estratégia geral do negócio;
  • oportunas: precisam ter prazos definidos.

Acompanhe os resultados

Para saber se o trabalho dos vendedores está adequado ao planejamento das metas, é preciso acompanhar os resultados. Assim, é possível motivar a equipe para alcançar os números estabelecidos ou entender o que é preciso mudar nos processos para alcançá-los.

Neste artigo, você entendeu como definir uma meta de vendas adequada para o seu negócio e alinhada à sua estratégia. Dessa forma, você poderá se planejar e estabelecer objetivos efetivos para o sucesso da sua loja.

Ficou interessado em melhorar suas vendas? Então veja também como escolher o fornecedor de calçados no atacado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *