Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Formas de pagamento: descubra como um bom mix pode impactar os resultados da sua loja

Se você tem uma loja, seja física ou virtual, é possível que já tenha se perguntado como as formas de pagamento podem influenciar os resultados obtidos. Na prática, oferecer opções diferenciadas pode ser uma estratégia relevante para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Mas como montar um mix de pagamentos eficiente para sua loja? Com tantas soluções no mercado, essa é uma dúvida frequente entre quem atua no varejo. Então vale a pena esclarecê-la para aproveitar os benefícios dessa estratégia.

Se você quiser saber como oferecer opções de pagamento diversificadas pode impactar positivamente suas vendas e descobrir como fazer isso, continue lendo!

Como as formas de pagamento podem impactar as vendas da sua loja?

A escolha das formas de pagamento oferecidas pela loja pode impactar diretamente os resultados, pois elas influenciam a decisão de compra dos clientes. Afinal, se o estabelecimento não aceitar o modo que o consumidor deseja usar para pagar pelo produto, a venda pode ser perdida.

Portanto, oferecer uma variedade de opções de pagamento pode aumentar a comodidade e a segurança dos consumidores na hora de comprar. Ainda, a estratégia pode facilitar a venda para diferentes perfis de clientes, aumentando as chances de conversão.

Isso ocorre porque cada forma de pagamento tem particularidades que podem influenciar o consumidor no momento da compra.

Por exemplo, o parcelamento no cartão de crédito pode ser uma opção interessante para quem deseja comprar um produto de valor mais alto, mas prefere pagar em parcelas. Já o pagamento à vista, concedendo desconto, pode ser a alternativa ideal para quem quer economizar.

Quais são as vantagens de oferecer formas de pagamento diversificadas?

Além de aumentar as vendas da sua loja, oferecer formas de pagamento diversificadas pode trazer outras vantagens, como a possibilidade de fidelizar clientes. Isso porque você demonstra preocupação com a experiência do consumidor, o que pode aumentar o nível de satisfação e as compras recorrentes.

A diversificação das formas de pagamento também pode melhorar a gestão financeira da sua loja. Por exemplo, oferecer a opção de pagar à vista no Pix pode ajudar a diminuir o prazo de recebimento da loja. Já o parcelamento no cartão de crédito pode aumentar o ticket médio.

Como montar um bom mix de pagamentos para sua loja?

Agora que você já sabe as vantagens de oferecer formas diversificadas de pagamento, é o momento de descobrir como adotar a estratégia na sua loja.

A seguir, veja o passo a passo para montar um bom mix de pagamento!

  • conheça o seu público-alvo: verifique se há preferência por determinadas formas de pagamento ou se há uma demanda por uma modalidade que ainda não está disponível em sua loja;
  • ofereça opções tradicionais e digitais: é importante oferecer alternativas de pagamento tradicionais, como dinheiro e cartão de crédito e débito, além de incluir soluções digitais, como o Pix e o pagamento por aplicativos;
  • considere o parcelamento: analise as taxas cobradas pelas operadoras de cartão e defina uma estratégia de parcelamento que seja vantajosa para a loja e para o cliente;
  • ofereça descontos à vista: a medida pode ajudar a diminuir o prazo de recebimento e melhorar o fluxo de caixa da loja.

Neste post, você descobriu como as formas de pagamento podem impactar os resultados da sua loja. Agora, basta aplicar as dicas e escolher um bom mix para oferecer opções que atendam aos seus clientes e contribuam para o aumento das vendas.

Gostou das nossas dicas? Continue conferindo nossos posts e saiba mais sobre gestão e empreendedorismo!