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Ticket médio: o que é e como calcular?

Quem é gestor de uma empresa ou participa da gestão financeira do negócio, independentemente do porte, deve saber o que é o ticket médio. Afinal, os indicadores ajudam a potencializar resultados e buscar formas de melhorar a administração da empresa.

O ticket médio é um indicador que traz informações relevantes para todos os setores envolvidos com vendas e a parte financeira da loja. Com ele, é possível identificar se os processos estão ocorrendo conforme o esperado e se as estratégias adotadas trazem o resultado previsto.

Quer entender melhor sobre o que é ticket médio e como fazer o cálculo? Neste conteúdo, você encontrará as principais informações sobre o assunto!

O que é ticket médio e qual é a sua importância?

Ticket médio é um key performance indicator — a sigla mais conhecida é KPI, que significa indicador de desempenho. Dessa maneira, ele é uma métrica utilizada nas empresas que realizam vendas ou prestação de serviços.

A ideia do ticket médio é demonstrar quanto cada cliente do negócio gastou durante o período analisado — que pode ser uma semana, mês ou ano, por exemplo. Como o próprio nome indica, ele calcula o valor médio de cada compra, considerando os negócios realizados.

Por conta dessa característica, o ticket médio é considerado um dos principais KPIs das empresas. Assim, vale a pena entender como fazer esse cálculo e interpretá-lo, a fim de fazer um diagnóstico do negócio e trabalhar eventuais melhorias.

Como fazer o cálculo do ticket médio?

Para realizar o cálculo do ticket médio da empresa, o primeiro passo é ter dados financeiros consistentes, para incluí-los nas variáveis da fórmula. Veja só:

Ticket médio = Faturamento do período analisado / Número de clientes do período

Logo, as duas informações principais que sua empresa deve ter são: faturamento do período e o número de clientes que compraram no negócio.

O resultado do ticket médio define quanto, em média, cada consumidor gastou. Isso demonstra os ganhos desse período analisado, se eles estão alinhados com as expectativas do negócio e se podem trazer outras informações.

O ticket médio também é importante para as ações de marketing. É possível comparar os gastos por cliente com publicidade e propaganda e verificar se eles estão inferiores ao resultado do indicador. Desse modo, a empresa terá condições de avaliar a eficiência das estratégias utilizadas.

Como aumentar o ticket médio do negócio?

Uma dúvida bastante comum entre os gestores diz respeito a como aumentar o ticket médio do negócio. Para isso, existem diversas estratégias, mas é preciso encontrar uma que faça sentido para sua empresa.

O principal foco deve ser o treinamento e o comprometimento do time de vendas. Afinal, com maior preparo da equipe, há mais chances de ampliar as vendas e o valor investido por cada cliente. Como resultado, o ticket médio tende a aumentar.

Uma alternativa interessante é oferecer oportunidades para o retorno da compra, como promoções e formas de fidelidade. Desse modo, os clientes que já compraram voltam à loja, movidos por essas condições facilitadas.

Também vale investir em ofertas específicas, como combos nas compras e descontos progressivos para aquisições maiores. Por exemplo: 10% na compra de dois itens, 15% se levar 3 peças e 20% na aquisição de 4 ou mais. Além de aumentar o faturamento, o valor de cada compra tende a aumentar.

Conseguiu entender o que é ticket médio e como fazer o cálculo para encontrar esse indicador na sua empresa? Como você percebeu, é fundamental acompanhá-lo, bem como adotar estratégias para aumentar o indicador no seu negócio.

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