Quem tem uma loja de calçados, por exemplo, já deve ter percebido que existem diferentes tipos de clientes. Além de se comportarem de maneiras distintas, eles requerem um tratamento adequado dos vendedores.
Sem esse cuidado, você corre o risco de perder vendas e deixa de abordar o consumidor da maneira que ele deseja. Por conta disso, vale a pena se familiarizar com cada um desses perfis e as melhores estratégias para agradá-los.
Neste artigo, você entenderá quais são os principais tipos de clientes e como atendê-los para aumentar as chances de vender mais. Confira!
Cliente analítico
O cliente analítico é detalhista e busca informações completas sobre o produto antes de tomar uma decisão. Ele valoriza dados, análises e provas concretas que demonstram os benefícios e a eficácia do que está sendo oferecido.
Então, para atendê-lo bem, basta entregar o que ele está procurando: informações detalhadas e claras. Durante a conversa, tenha objetividade e demonstre conhecimento profundo sobre o que você está vendendo.
Cliente expressivo
Já o cliente expressivo é extrovertido, expansivo e gosta de ser o centro das atenções. Além disso, ele costuma preferir uma abordagem mais informal, ser tratado de maneira amigável e se sentir importante durante o atendimento do vendedor.
Para encantá-lo, construa um relacionamento próximo. Responda ao entusiasmo dele e mantenha uma conversa animada. Ao mesmo tempo, crie um ambiente em que ele se sinta à vontade e valorizado.
Cliente apressado
É fácil reconhecer o cliente apressado: ele tem um comportamento inquieto e está sempre de olho no horário. Por valorizar o próprio tempo, quem tem pressa espera um atendimento rápido e eficiente.
Para satisfazer esse cliente, o segredo é ir direto ao ponto. Então se prepare para oferecer soluções rápidas e claras, além de explicações diretas. Mostre que você entende sua urgência e valoriza seu tempo, oferecendo as informações mais relevantes logo de início.
Cliente indeciso
O cliente indeciso é aquele que tem dificuldade em tomar decisões e precisa de ajuda para avaliar os prós e contras de um produto ou serviço. Portanto, quanto mais opções você mostrar, mais difícil fica para ele fazer uma escolha.
Para ajudar esse perfil de cliente, ofereça comparações detalhadas e informações claras sobre as alternativas disponíveis. Ao mesmo tempo, seja paciente e se prepare para responder a todas as suas perguntas com confiança e objetividade.
Cliente especialista
Por fim, o cliente especialista é aquele que possui um profundo conhecimento sobre o produto. Em muitos casos, ele é um dos mais difíceis de atender por conta do seu alto nível de exigência.
A chave para agradar a esse perfil está em conhecer bem detalhadamente o seu produto. Ou seja, evite passar a impressão de que ele sabe mais do que você e demonstre segurança e domínio das informações.
Agora você já sabe como atender aos principais tipos de clientes em seu estabelecimento. Cada um deles possui necessidades e preferências distintas, logo, vale adaptar a sua estratégia para cada caso. Lembre-se sempre de considerar a individualidade dos consumidores, certo?
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