O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio. Segundo a pesquisa de 2017 do Fecomércio MG, o apelo emocional é o que mais estimula os segmentos comerciais. Como a comemoração coincide com as liquidações de inverno, o ambiente fica ainda mais propício para oportunidades de compras e preços acessíveis.
O segmento calçadista é o terceiro que mais cresce nesse período (49,3%), ficando atrás somente de artigos pessoais e domésticos (69,4%) e produtos alimentícios, bebidas e fumo (66,0%).
Para aumentar ainda mais as vendas nessa data, é preciso ir além de promoções e liquidações para atrair o consumidor. Listamos oito dicas para saber como vender mais no Dia dos Pais e, também, ações voltadas especialmente para as lojas virtuais. Confira!
1. Faça o planejamento
O planejamento é tão importante quanto a execução. Com a elaboração minuciosa do que será feito, melhores serão os resultados. A etapa de planejamento para o Dia dos Pais envolve desde o controle dos pedidos, organização de estoque, criação e divulgação de campanhas em redes sociais até a decoração da loja.
A compreensão do seu negócio é fundamental para essa etapa. Por isso, pense no diferencial da sua marca e aposte nos benefícios que ela traz aos consumidores, para elaborar a estratégia que será adotada.
Esse é o momento de colocar no papel os pontos principais que devem ser trabalhados para a data, como as ações de vendas, produtos, estoques, vitrines e divulgação. Use sua experiência com criatividade!
2. Divulgue a ação de marketing
Seja uma promoção, cupons de descontos, concursos ou sorteios, as ações de marketing adotadas pela empresa para o Dia dos Pais precisam ser divulgadas com pelo menos três semanas de antecedência.
É inegável que o novo consumidor está mais criterioso, fazendo compras racionalmente e não somente por impulsos. Portanto, busque compor sua ação de marketing com pequenos detalhes que geram valor ao consumidor final, como embalagens e sacolas personalizadas, brindes, entre outros.
É fundamental lembrar que sua divulgação não será voltada aos pais, e sim a quem irá comprar os presentes, como os filhos, esposas, netos e parentes.
Utilize as redes sociais, e-mail, WhatsApp e até mesmo as mídias offline, como panfletos e anúncios em jornais, para divulgar a ação. Saber qual é o seu público e onde ele se encontra nas redes irá direcionar a comunicação e torná-la mais eficaz.
3. Fique de olho nos produtos
Para ter sucesso de vendas no Dia dos Pais, é necessário um bom mix de produtos, que atendam as necessidades e os desejos dos clientes. Esse mix não precisa – e nem deve – ser grande, o que pode gerar despesas caso não haja vendas. Por isso, liste a rentabilidade e o custo de produção ou aquisição de cada produto para definir qual será o mix adotado.
Além disso, é preciso se organizar para fazer o pedido de compras, a fim de que nenhum produto atrase e faça você perder a oportunidade de lucrar, ficando com o estoque cheio e parado após o período.
Uma ótima dica é criar kits de presentes para os diferentes tipos de pais, como os esportistas, cervejeiros, modernos, aventureiros, entre outros. O combo pode conter um produto principal e outros promocionais, auxiliando principalmente quem ainda não sabe o que comprar.
4. Treine para o atendimento
Pouco adianta um bom planejamento de vendas se os funcionários não estiverem devidamente motivados e preparados para a data. Por esse motivo, invista em treinamentos e dinâmicas para alinhar os colaboradores aos ideais da empresa.
Um bom atendente precisa ser empático e nada invasivo; deve saber ouvir e detectar as possíveis necessidades do cliente, além de conhecer os produtos que vende. Portanto, trabalhe os benefícios dos artigos com valores agregados durante o treinamento. Um par de um sapato social, por exemplo, não deve ser apresentado somente como um item funcional, mas pelo conforto e elegância que carrega.
Um atendimento agradável e adequado tem grandes chances de realizar vendas e fidelizar o consumidor. Diante disso, não foque somente na venda pontual. Busque treinar os atendentes com novas técnicas de abordagem e motivá-los com o uso de metas e bonificações.
5. Decore a loja para a data
A decoração tem o poder de atrair novos consumidores para dentro da loja, e deve ser definida de acordo com os perfis do seu público. Você pode usar cartazes, adesivos personalizados, frases com apelo emocional, fotos e muito mais.
Independentemente de qual for o estilo de decoração escolhido, evite ornamentos amadores, como cartazes feitos à mão ou escritos com canetas de giz na vitrine. A dica é pesquisar ideias e usar a criatividade!
Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) feita em 2018, um dos fatores mais importantes para os consumidores de lojas físicas é a boa disposição dos produtos, com 56%; seguido por serviço de caixa rápido (53%); espaço amplo (39%); e boa climatização (38%).
A frente da loja também aparece como item relevante: 59% dos entrevistados reconhecem se o estabelecimento combina com seu gosto por sua fachada.
Uma ótima opção é criar um espaço dedicado exclusivamente para o Dia dos Pais, com produtos elegantes e itens decorativos do universo masculino.
6. Aposte em promoções criativas
A criatividade na hora de realizar promoções pode ser um fator decisivo para o sucesso de vendas na data. Com a alta competitividade entre os concorrentes, a promoção certa é uma ótima maneira de se destacar. Veja estas duas sugestões:
- Promova experiências que possam ser compartilhadas entre pais e filhos. Ofereça, por exemplo, ingressos para festivais, jogos de futebol, cursos de churrasco ou eventos cervejeiros. Para que a ideia seja viável para a seu negócio, busque parcerias com outras empresas.
- Aposte em concursos e sorteios. Para engajar o público no Dia dos Pais, desenvolva um concurso; ele pode ser de moda, fotografia, poesia e até mesmo de histórias. Estabeleça regras claras e objetivas, uma boa recompensa e divulgue nas plataformas digitais.
7. Realize a pós-venda
Uma boa pós-venda é essencial para manter clientes e fidelizar novos consumidores. Muitas empresas não possuem uma assistência de qualidade ou a preocupação de encantar o cliente, enriquecendo sua experiência de compra.
A etapa da pós-venda deve estreitar o relacionamento entre empresa e cliente, passando credibilidade e confiança ao consumidor. Portanto, faça pesquisas de satisfação após a compra, para descobrir pontos a serem melhorados e para obter mais informações sobre seu público.
Pergunte ao cliente se pode entrar em contato assim que surgirem promoções e lançamentos que possam o interessar. Lembre-se de se colocar à disposição para tirar dúvidas e estar sempre aberto a críticas e sugestões.
8. Mensure os resultados
As vendas dos Dia dos Pais devem começar até três semanas antes da data. Por essa razão, é importante que os resultados sejam mensurados semanalmente. Faça análises comparativas com o mesmo período do ano anterior, porém, não foque somente no faturamento; reflita sobre todos os pontos positivos e negativos das estratégias implementadas.
Monitore o desempenho dos funcionários, identificando problemas e oportunidades de cada um deles. Analise também os produtos, para verificar quais tiveram a melhor performance nas vendas.
Ações para o Dia dos Pais (loja virtual)
Com cada vez mais consumidores migrando suas compras para o meio virtual e, com isso, empreendedores passando a ampliar suas vendas para a internet, é muito importante pensar também em estratégias para aproveitar as datas comemorativas no e-commerce e nas redes sociais da loja.
Pensando nisso, confira algumas ideias para vender mais online no Dia dos Pais:
Traga o clima da data para o e-commerce
Acessar o site de uma loja pode não ser a mesma coisa que entrar em uma loja física, mas isso não quer dizer que ele deva permanecer sempre igual. Assim como as datas comemorativas podem render decorações interessantes para a loja, é possível trazer o clima para o seu e-commerce e envolver as pessoas na temática desde o momento inicial do acesso.
Para criar um ambiente virtual agradável e que, ainda assim, remeta ao Dia dos Pais, experimente usar elementos visuais como banners com frases sobre a data e que convidem os usuários a acessarem as páginas de calçados masculinos.
Outra possibilidade é desenvolver um hotsite especialmente para a data. Com a tradução literal de “site quente”, eles são portais com prazo de validade, criados justamente para momentos específicos como lançamento de novas coleções e datas comemorativas. Optando por um hotsite interligado ao e-commerce, você pode aproveitar o espaço para oferecer conteúdo extra sobre a data, informação, entretenimento e, é claro, tudo isso interligado com indicações de produtos para que o trabalho possa se converter em vendas.
Promova engajamento nas redes sociais da marca
A vida está cada vez mais corrida e, com as pessoas cada vez mais conectadas, não é nada impossível que alguém só lembre de comprar um presente para o Dia dos Pais porque viu alguém falando sobre isso na internet. Que tal se for a sua marca? As chances dela converter a compra por ali mesmo serão ainda maiores.
Conhecendo bem o seu público é possível pensar em comunicações, ações e campanhas que conversem diretamente com eles — mas até mesmo os bons e velhos posts com frases temáticas e homenagens já funcionam como grandes motivadores de engajamento e compartilhamento.
Uma boa ideia é estimular as pessoas a marcarem seus pais nos posts, para que eles recebam a homenagem: incentivar a marcação nos comentários pode ser um boa tática para aumentar o engajamento nos comentários, adquirir mais seguidores e espalhar a palavra da marca.
Convidar os seguidores a tirarem fotos de “pai e filhos” para postar no próprio perfil marcando a marca também é uma ação interessante e, se for possível, uma boa ideia é criar um concurso como “a foto mais curtida ganha um cupom de 10% para comprar na loja”, que funciona como um incentivo a mais.
Chame a atenção do cliente com materiais gratuitos
As redes sociais são ótimas ferramentas para gerar envolvimento, mas uma boa estratégia de marketing digital não pode contar só com elas. É hora de colocar a criatividade para funcionar e criar conteúdos que podem ser distribuídos no próprio site ou mesmo por e-mail e chamam a atenção do consumidor, seja a título de informação ou de entretenimento.
Os quizes são excelentes para isso, já que muitas das pessoas que esbarram com eles adoram parar por alguns minutinhos e responder as perguntas. Para estimular a conversão, é possível incrementar as respostas com um convite para que o usuário conheça sua loja virtual e já compre o presente para o pai.
E-books e infográficos com curiosidades sobre a data e dicas de presente também são ótimas ideias: a questão é oferecer o conteúdo que o seu público gosta de consumir e, com isso, agregar ainda mais valor à imagem da sua marca.
Realize alguma promoção relacionada com a data
Condições especiais de pagamento e promoções são ótimos chamarizes do cliente para que ele acesse o site e conclua uma compra. É preciso se planejar estrategicamente para isso, é claro, já que as ações devem fazer sentido dentro do contexto financeiro do negócio.
Depois de estruturar a parte burocrática, o próximo passo é mandar ver na divulgação: as promoções existem para chamar a atenção do cliente e, para isso acontecer, ele precisa saber que ela existe. Alinhe toda a comunicação da marca para garantir que a mensagem seja transmitida em todos os canais, alcançando, assim, o maior número de pessoas.
Atente-se ao prazo de entrega
Algo que ainda pode afastar os consumidores de realizarem compras virtuais para datas comemorativas é o medo de que o produto não chegue a tempo — e, caso ele confie na sua loja, evite ao máximo causar esse tipo de transtorno.
Por conta disso, alinhe muito bem qual é o prazo necessário para o envio dos produtos e organize a sua empresa para fazer isso acontecer. Deixe bem claro na divulgação o prazo máximo da data de compra para que seja garantido que o calçado comprado chegará na data e não se comprometa com o que não for possível fazer, ou a imagem da marca certamente sairá desgastada.
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