O varejo precisa se manter em busca de maneiras para melhorar os negócios, não é mesmo? Nesse sentido, entender o que é o visual merchandising (VM) e como implementar em sua loja é um conhecimento bastante útil.
A técnica é aplicável em todo o tipo de empresa varejista. Mas, especialmente no comércio de calçados, ela é ainda mais importante. Afinal, com tanta mercadoria exposta em conjunto, é preciso ser estratégico para dar relevância aos produtos certos.
Ficou interessado em melhorar as suas vendas a partir da melhor disposição dos produtos em sua loja? Então saiba o que é visual merchandising e como adotar no seu negócio!
O que é visual merchandising?
Visual merchandising usa o apelo visual para influenciar a decisão de compra do cliente. Desse modo, técnicas de arquitetura, decoração e disposição dos itens são empregadas no ponto de venda (PDV) para gerar uma experiência envolvente ao consumidor.
Assim, o VM faz parte de um conjunto de técnicas utilizado com o objetivo de persuadir os potenciais compradores. Nesse caso, o foco está na apresentação das mercadorias na vitrine e em outros espaços da loja — o que mostra a sua utilidade na comercialização de calçados.
Quais são os benefícios da estratégia?
Depois de entender o que é visual merchandising, está na hora de saber como ele é vantajoso para o comércio. Em primeiro lugar, a estratégia possibilita uma identificação instantânea da marca, fortalecendo a sua presença no mercado.
Além disso, o VM colabora para transmitir o propósito da loja por meio da ambientação. Dessa maneira, ele é capaz de influenciar a percepção do cliente sobre a qualidade e preço da mercadoria exposta.
Por fim, a disposição estratégica dos itens gera a atenção e impacta positivamente as decisões de compra, podendo aumentar as vendas. Logo, ela colabora para cativar clientes, levando-os à ação desejada pela empresa.
Como adotar o visual merchandising em lojas de calçados?
O VM pode ser realmente vantajoso para o varejo, certo? Mas para implementá-lo, é necessário seguir certas etapas. Comece com a definição da identidade da marca, estabelecendo cores, disposição e elementos visuais que reflitam a personalidade do negócio.
Portanto, destaque os produtos-chave, identificando calçados exclusivos, lançamentos ou itens relevantes — e garantindo a eles uma visibilidade estratégica no ponto de venda. Ainda, garanta que haja uma consistência visual entre as lojas física e virtual, se houver.
Outra dica é criar zonas temáticas para diferentes estilos ou categorias, simplificando a busca para o cliente. A iluminação também é importante, então, invista em luzes adequadas para realçar detalhes e atrair a atenção do comprador.
Não se esqueça de capacitar a equipe para manter a integridade visual diariamente. Afinal, é importante que existam diretrizes claras sobre a organização da loja com base no VM. Dessa forma, o time deve seguir o plano e assegurar que o PDV esteja de acordo com o que foi definido pelo lojista.
Neste conteúdo, você conferiu o que é visual merchandising e como a técnica é relevante para o varejo de calçados. Com esse conhecimento em mãos, você e os colaboradores poderão manter o ponto de venda atrativo para os clientes, guiando-os às ações desejadas pela marca.
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