Varejo calçadista: como vender mais no Dia dos Namorados?
Dicas ao Lojista

Varejo calçadista: como vender mais no Dia dos Namorados?

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Preparar-se para datas comemorativas é fundamental para qualquer loja, afinal, as vendas aumentam consideravelmente em algumas delas. Em junho, além das festas juninas, é importante contar com dicas sobre como vender mais no Dia dos Namorados

Pesquisas demonstram que, em 2019, mais de 12% dos presentes comprados para os amados foram calçados. Por isso, se você estava pensando como e o que vender no Dia dos Namorados, continue apostando em sapatos, tênis e outros produtos do segmento.

No entanto, para sua loja se destacar aos olhos dos consumidores, é necessário mais do que só oferecer certos itens. Confira, aqui, ideias para vender no Dia dos Namorados, como ações para lojas físicas e virtuais, decoração e até frases para se inspirar!

Ações para o Dia dos Namorados (Lojas físicas)

Existem muitas maneiras de se preparar e garantir o aumento das vendas. Reunimos algumas estratégias que podem alavancar seu negócio nesta data. Confira:

1. Prepare sua equipe de vendas

O primeiro passo para uma temporada com sucesso de vendas é o treinamento de profissionais qualificados. A ação é indispensável e pode ser feita de maneira coletiva ou segmentada, desenvolvendo as competências individuais. 

A flexibilidade, a boa comunicação e a capacidade de negociar são pontos-chave a serem trabalhados. Com vendedores prontos e motivados a atender os clientes com atenção, é possível obter um ótimo resultado de vendas!

2. Reforce o seu estoque

Se programe para solicitar, receber e armazenar a quantidade de produtos suficientes para a data. O estoque deve ser controlado diariamente, assim, é possível identificar quais os produtos que mais saem e quais estão parados. 

Não deixe de acompanhar as tendências, as novidades sazonais do mercado e atente-se para que não falte nenhum produto na sua loja.

3. Faça promoções e ofertas que conversam com seu público-alvo

Use a criatividade na hora de criar ofertas e promoções, mas não fuja do perfil do cliente. Use as informações sobre o seu público, como comportamentos e hábitos de compra para elaborar uma promoção adequada. 

Considere, por exemplo, a opção de montar kits de produtos com preços promocionais ou tenha uma grande variedade de itens que corresponda ao Dia dos Namorados. Procure sempre atender às necessidades dos clientes, oferecendo alternativas e produtos complementares.

Disponibilize produtos de qualidade para vender mais no Dia dos Namorados.
É importante disponibilizar produtos de qualidade e que estejam na moda, para satisfazer seus clientes no Dia dos Namorados.

4. Divulgue suas ações 

Fique de olho na divulgação. Crie uma campanha de Dia dos Namorados que converse com o público e reforce a relação com a marca, engajando clientes e possíveis consumidores. 

Em ações nas redes sociais, por exemplo, todas as imagens devem estar em harmonia, criando uma unidade. A foto de perfil, foto de capa e todas as fotografias devem ser temáticas e fazer jus à campanha. Elas podem conter um slogan, uma história, um concurso ou um sorteio. 

Uma boa dica é pedir para que as pessoas compartilhem nos seus stories do Instagram a campanha como forma de participação, o que aumenta sua visibilidade online.

5. Enfatize o diferencial da sua marca

Para se destacar em meio aos concorrentes, aponte o diferencial de sua loja. São produtos de qualidade e diferenciados? O método de pagamento é facilitado? Oferece uma ótima experiência de compra? Possui suporte nas vendas? 

Reforce as particularidades de sua marca que sejam de interesse do consumidor, explorando suas necessidades, desejos, dores e pontos de empatia.

6. Avalie os resultados

Todas as estratégias implementadas para aumentar as vendas devem ser mensuradas e documentadas.

Calculadora e papeis para realizar os resultados das ações de vendas.
Ficar de olho nos resultados e nos dados das suas ações é importante para cenários e decisões futuras.

O desenvolvimento da equipe, o controle do estoque, a campanha online e a qualidade das vendas físicas são pontos que devem ser analisados. Dessa maneira, fica mais fácil saber o que deu certo, o que pode ser mantido nas próximas campanhas e o que deve ser melhorado.

Decoração para o Dia dos Namorados

Nos tempos atuais, já não vendemos somente o produto. É preciso pensar em toda experiência de compra que pode ser proporcionada ao cliente. Por isso, um estabelecimento bonito e agradável é fundamental para vender mais no Dia dos Namorados.

Na hora de preparar a decoração do Dia dos Namorados para a loja, não pense somente em atrair o público. Ela precisa tornar o local aconchegante e visualmente agradável.

Vitrine

Vitrines bem montadas e produtos bem dispostos deixarão boas impressões da marca no consumidor. Uma ótima opção para conhecer as novas tendências é buscar referências em pesquisas, eventos e feiras do segmento.

Aposte também no “menos é mais”. Seja simples para que o foco fique nos produtos exibidos e ganhe o público pelo minimalismo.

Decoração do interior da loja

O interior da loja também precisa ser organizado e estar pronto para receber o cliente. O ideal é que toda decoração converse com a campanha divulgada nas redes sociais, com o mesmo slogan, cores e fontes. Os melhores produtos devem ser destacados e dispostos na altura do olhar, chamando atenção do consumidor.

Os enfeites mais usados para o Dia dos Namorados são os balões de corações, pétalas de rosa, adesivos personalizados, “cortinas” de papel e fundos temáticos. Mas fique atento: a intenção é criar um clima romântico, e não um ambiente poluído visualmente.

Clique e acesse a pasta de inspirações de decoração de Dia dos Namorados para lojas.

Elementos sensoriais

Além da visão, explore os outros sentidos dos clientes. Faça uma seleção de músicas para o Dia dos Namorados especiais ou acesse playlists prontas no Spotify e no YouTube.

Outra dica é usar essências e aromas amadeirados e levemente doces para atrair o público para sua loja. Grandes marcas fazem isso e, atualmente, são reconhecidas pelo cheiro que emanam dos produtos e do estabelecimento.

Ações para o Dia dos Namorados (Lojas virtuais)

Se o hábito de comprar online já estava se solidificando cada vez mais entre os brasileiros, as restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19 aceleraram o processo e vender na internet (e saber fazer isso bem) se tornou essencial para a saúde de um negócio. 

Pensar em estratégias para aproveitar as datas comemorativas no e-commerce também é muito importante, portanto, confira algumas estratégias:

Ofereça uma opção especial de embalagem 

Todo mundo que busca um presente de Dia dos Namorados quer surpreender a pessoa amada desde o primeiro momento. Sendo assim, oferecer a possibilidade de uma embalagem especial e temática pode fazer diferença na decisão de compra. 

como vender mais no dia dos namorados: embalagens
Embalagens temáticas chamam a atenção do cliente.

Uma boa experiência de unboxing também é um forte chamariz para a escolha de um presente em datas comemorativas. Trata-se de oferecer algo a mais na entrega, para além do produto. No caso do dia dos namorados, um cartão, uma fragrância suave e, até mesmo, coraçõezinhos de papel seda dentro da caixa já dão o recado e tornam o momento mais especial. 

Para evidenciar esses diferenciais, coloque banners na página inicial do e-commerce para que o cliente seja estimulado a fazer a compra desde o primeiro momento. 

Promova engajamento ao redor do tema nas redes sociais da loja

Chamar a atenção das pessoas nas redes sociais, para que elas se envolvam com a sua loja e, consequentemente, fiquem com ela na cabeça, é muito importante para aumentar a visibilidade, e as datas comemorativas são ótimas oportunidades para criar conteúdo interativo.

É claro que é preciso entender o seu público-alvo específico para criar ações que conversem diretamente com ele, mas, em geral, posts com frases românticas no feed do Instagram podem ser grandes motivadores de compartilhamentos e marcações. 

Ainda na mesma rede social, os Stories são uma ótima ferramenta de engajamento e podem ser utilizados de inúmeras maneiras. Que tal criar quizzes com curiosidades sobre a data? Templates com perguntas também fazem bastante sucesso, já que convidam as pessoas a participarem da brincadeira e, à medida em que elas repostam em seus próprios perfis, o nome da marca vai passeando junto e conquistando novos espaços.

Criar boards temáticos no Pinterest também pode ser uma ótima estratégia. Envolva o cliente oferecendo galerias de receitas para a data, decorações para um jantar especial e, é claro, ótimas opções de presente, nas quais você pode inserir seus produtos. Todas essas são formas de fazer com que o cliente se relacione mais afetivamente com a sua marca e, assim, ela marque presença inconscientemente entre suas opções de compra. 

Realize alguma promoção relacionada com a data

As promoções e condições especiais de pagamento também são ótimas ações de marketing para chamar a atenção do cliente para o seu e-commerce e estimulá-lo a concluir a compra. Avalie ações que fazem sentido e são possíveis dentro do contexto financeiro do seu negócio, é claro, e chame bastante atenção para elas na divulgação.

Unindo essa estratégia ao ponto anterior, oferecer cupons de desconto diferentes em cada uma das redes sociais é bastante interessante, visto que os seguidores se sentem especiais e criam ainda mais laços com a marca. 

Invista em e-mails com conteúdos relacionados à data

Não só das redes sociais vive o engajamento virtual! Os e-mails e newsletters, que chegam diretamente na caixa de entrada do consumidor, também são ótimas ferramentas para marcar presença e criar laços afetivos — quando bem utilizados, é claro.

Em meio a e-mails promocionais e de divulgação de produtos, experimente enviar conteúdos! Curiosidades sobre o Dia dos Namorados, dicas de presente, dicas para criar uma noite especial… tudo isso é válido para mostrar ao cliente que sua marca está preocupada com ele e faz questão de agregar valor para muito além da experiência do produto.

como vender mais no dia dos namorados
Conteúdo informativo e afetivo por meio de e-mails e newsletter também agregam à experiência do cliente com a marca.

Crie um hotsite com dicas de calçados para presentear nesta data

Hotsite, em tradução literal, significa “site quente” e, portanto, seu nome já diz a que ele vem. Ele é um portal com prazo de validade que é criado como estratégia de marketing para campanhas específicas. Lançamentos especiais, e datas comemorativas são ótimas oportunidades para a criação de um hotsite.

No caso do Dia dos Namorados, sua marca pode convidar as pessoas a navegarem por um hotsite temático que traga desde curiosidades sobre a data até dicas diversas e, é claro, opções de presentes disponíveis na sua loja de calçados. 

Você pode estar se perguntando qual é o sentido de criar um novo site ao invés de utilizar o do e-commerce, mas é preciso entender que os portais têm propostas diferentes. É claro que o site da loja virtual também pode ganhar um ar mais temático para a data, mas ele precisa continuar atendendo a todos os consumidores que procuram produtos com diferentes intuitos. Já o hotsite se torna uma experiência a mais para um público específico, aumentando o engajamento e o estímulo para a compra.

As melhores frases de Dia dos Namorados para comércio

Não consegue ter ideias de frases e slogans para suas campanhas de Dia dos Namorados? Separamos algumas que você pode utilizar! Confira:

  • Seu amor andaria quilômetros por você. Que tal recompensar os pés dele por isso?
  • Amor é igual calçado: independente do modelo, é sempre lindo!
  • O amor está no ar, e o presente é para os pés!
  • Neste Dia dos Namorados, aperte seus laços com a gente!
  • Para todo par perfeito, existe outro par perfeito!

Juntando a campanha, o slogan e as ações, vender mais no Dia dos Namorados vai ser mais simples e, sempre, repleto de amor! Na hora de rodar as estratégias, não se esqueça de ser representativo e ilustrar todas as formas de amor porque, hoje em dia, a decisão de compra é influenciada pelo posicionamento das marcas.

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