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Dicas ao Lojista

Playlist para loja de calçados: 20 opções para o dia a dia

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Na hora de se destacar frente ao consumidor, é preciso ser estratégico e minucioso. Detalhes como a decoração da vitrine, a escolha da playlist para loja, e até a fragrância do estabelecimento podem ser citados como diferenciais.

Uma boa música ambiente é algo que pode melhorar a experiência da loja de calçados. Da mesma forma, um local com um som desagradável terá o efeito contrário, o que pode causar prejuízos e afastar o consumidor.

Hoje, com as plataformas de consumo via transmissão em tempo real – tecnologia conhecida como streaming, presente em serviços como YouTube, Spotify e SoundCloud –, a tarefa de incrementar o ambiente com música ficou mais prática. Com a utilização de playlists, sequências de músicas que podem ser encontradas facilmente na internet, trabalhar a trilha sonora da loja ficou mais simples.

Para encontrar as faixas mais adequadas para sua loja, é importante conhecer seu público-alvo. Por essa razão, pesquise o tipo de som que mais agrada seus clientes e, caso sua empresa atenda a uma diversidade muito grande de públicos, procure um meio termo que seja compatível com todos ou tenha várias opções para alternar durante o dia.

Cliente sorrindo dentro de uma loja, segurando um buquê de flores.
O objetivo das playlists é criar uma conexão com os clientes, para que eles se sintam confortáveis em passar um tempo dentro da loja.

Para investir em música e reproduzir uma playlist na sua loja, são necessários apenas um computador com acesso à internet e uma caixa de som. Tanto o YouTube quanto o Spotify permitem a reprodução gratuita com a exibição de alguns anúncios. Caso queira evitar isso, para ter um ambiente mais agradável ainda, é possível pagar os planos premium em ambos e se livrar das propagandas.

Neste post, reunimos vinte playlists para loja de calçados que podem ser utilizadas para melhorar a experiência do cliente e deixar o ambiente mais convidativo à compra. Também ensinamos como criar uma. Confira!

Público casual

Se o público-alvo de sua loja é mais casual, uma boa opção é apostar em músicas mais calmas e lançamentos que atinjam um grande número de pessoas.

Em estabelecimentos desse segmento, a playlist de músicas para loja geralmente terá faixas de vários estilos: pop, rock, eletrônico, entre outros. 

Ter mais de uma opção é outro fator que pode contribuir caso a seleção de músicas atual não estiver sendo bem aceita. Assim, durante o dia, você varia as seleções, garantindo um som bastante eclético.

Para esse tipo de público, vale apostar também em uma seleção de músicas mais neutra, sem necessariamente seguir um gênero musical específico.

Lofi hip hop radio (YouTube): uma playlist para loja eclética

Outras sugestões:

Público esportivo

Se sua loja é especializada em calçados esportivos – ou em artigos para exercícios –, uma boa playlist de músicas agitadas pode ser uma opção, fazendo um paralelo com a sonoridade ouvida enquanto se pratica atividades físicas.

As listas indicadas contêm mais músicas dos gêneros pop e eletrônico.

Público infantil

Ao criar uma playlist ou escolher as músicas para loja infantil, o foco deve estar em tornar o ambiente atrativo, com músicas alegres e divertidas.

Para esse segmento, haverá variações dependendo da faixa etária. Isso tudo deve ser pensado para que o ambiente seja adequado e convidativo.

Vale ressaltar que, mesmo que a loja não seja exclusivamente direcionada ao público infantil, é possível utilizar essas playlists em datas específicas desse nicho, como a semana do Dia das Crianças.

Clique para baixar o ebook com datas comemorativas para lojas de calçados.

Público streetwear

Uma das principais tendências de moda e calçados nos últimos anos é o estilo de rua, ou streetwear, inspirado pela cultura hip hop norte-americana. Algumas marcas referência nesse segmento são a Supreme e a OFF-WHITE (mundialmente) e, no Brasil, a HIGH.

A estética desse nicho busca fugir dos padrões do mercado, investindo em uma experiência focada na qualidade e exclusividade dos produtos. Os chinelos de tira larga são exemplos de produtos do streetwear que se popularizaram e que há anos são um sucesso de vendas dentro do nicho.

Esse público consome, em sua maioria, músicas derivadas da cultura hip hop, como rap, trap e R&B. Abaixo, você confere uma lista de músicas perfeita para esse ramo da moda.

Hip Hop Crew (Spotify)

Outras opções:

Público feminino

Quando falamos sobre lojas destinadas ao público feminino, precisamos ter o cuidado para não cair em clichês e restringir o que está sendo tocado ao pop ou “músicas feitas para mulheres”.

A dica para sair das já batidas músicas românticas, quando pensamos no gênero feminino, é criar ou selecionar músicas para o ambiente de trabalho que sejam cantadas por mulheres. Assim, podem ser tocadas faixas ecléticas, mantendo um tema em comum entre elas.

Playlists para lojas de shopping

Quando falamos em lojas de shopping, lidamos com praticamente o mesmo público que lojas de segmento casual. Os consumidores podem ser de diferentes gêneros, faixas etárias e ter gostos variados.

Por isso, a não ser que o estabelecimento seja bem segmentado, a dica é apostar nas músicas clássicas, como as novidades e o que está fazendo sucesso.

Passo a passo para criar playlist para loja

Os passos para criar playlist para loja no Spotify, YouTube ou SoundCloud são semelhantes.

No Spotify, basta procurar uma música (ou um disco inteiro), clicar no símbolo de reticências e selecionar a opção “Adicionar à playlist“. Então, clicando em “Nova Playlist“, um campo para digitar o nome vai aparecer. Feito isso, ela já será criada.

Para adicionar mais músicas, é só seguir o mesmo caminho. Porém, ao clicar na opção “Adicionar à playlist“, basta selecionar o nome da playlist recém criada.

O próprio site do Spotify oferece um tutorial para criar playlists, nos mais diversos dispositivos.

Criar playlists no YouTube também é um processo simples. Logo abaixo da descrição de cada vídeo, há a opção “Salvar”, que mostrará uma lista com todas as playlists já criadas, mais a opção para criar uma nova.

Screenshot de um vídeo no YouTube.
Opção “Salvar” em vídeos no YouTube.

No SoundCloud, a criação de playlists segue a mesma lógica. Para cada música, há um símbolo de reticências que mostrará uma seleção de opções e, dentre elas, “Adicionar à playlist“.

Screenshot da tela do SoundCloud.
Opções das faixas de música no SoundCloud.

Explore os outros sentidos do consumidor

As músicas são apenas um dos elementos que você pode utilizar para conquistar o cliente e melhorar a experiência dele na loja. Uma dica interessante é expandir essa estratégia para os outros sentidos humanos.

Apostar em aromatizadores é uma ideia, tendo em mente que algumas marcas são reconhecidas mundialmente pela fragrância de suas lojas. 

Além disso, combinar os elementos sonoros aos visuais também pode ser um diferencial. Exibir os clipes das músicas que estão sendo tocadas ou vídeos da coleção vigente, por exemplo, melhora o ambiente.

Nas vitrines, aproveite para dar um ar diferente, criando uma identidade visual para os produtos baseada, por exemplo, em cores ou em modelos. Combinando esses elementos, a maneira como sua loja é notada se torna única.

Clique para acessar o kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

As playlists para tocar em lojas de calçados são, portanto, mais um recurso para melhorar a experiência dos clientes. As listas desse post são apenas algumas sugestões, dentre tantas que estão disponíveis nas plataformas.

Vale a pena investir um tempo entendendo seu público-alvo e escolhendo as melhores músicas para cada situação. Isso, com certeza, será um diferencial que pode potencializar as vendas!

Além de analisar o público alvo da empresa, outra estratégia é pensar no calendário anual, identificando datas importantes, como playlists para fim de ano ou para o Dia dos Namorados.

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