Daniel Atacado Blog

Saiba como manter uma loja organizada em dias de alto fluxo de pessoas

A experiência de compra é um fator-chave para o sucesso dos varejos. Isso, porque as percepções que o cliente desenvolve ao entrar em contato com uma loja influenciam diretamente em seu comportamento, definindo se ele irá comprar mais, retornar ou indicar a marca aos amigos.

Um ambiente aconchegante e arrumado, portanto, é fundamental para aprimorar essa experiência. Assim, tanto a vitrine como a disposição de produtos e o interior do estabelecimento devem ser levados em consideração nas estratégias da empresa, influindo na decisão do consumidor.

Pensando nisso, reunimos diversas dicas sobre como manter uma loja organizada em dias de alto fluxo de pessoas. Confira!

Vitrine

A vitrine é o primeiro contato que o consumidor tem com a loja, influenciando – e muito – na decisão de entrar ou não no estabelecimento. Para criar um cenário atrativo, é preciso, primeiramente, conhecer seu público-alvo: a faixa etária e o estilo de vida auxiliam na definição do tema e elaboração da vitrine.

Depois de escolher o tema, uma boa dica é procurar por inspirações nos buscadores e redes sociais. Selecione os produtos que serão exibidos, assim como as cores, texturas e elementos que serão utilizados para criar esse cenário.

como manter uma loja organizada

Para construir a vitrine, pense na mensagem que deseja passar, que deve sempre conversar com a identidade visual da loja. Brinque com os sentidos dos consumidores, utilizando a simetria e o contraste para dispor os produtos. A iluminação também deve ser considerada, pois além de valorizar os artigos, influencia nas sensações e emoções.

Prateleiras e gôndolas

Aproveite bem os espaços das prateleiras, gôndolas e expositores. A dica é colocar produtos iguais, pouco procurados e de marcas concorrentes nos espaços mais nobres, ou seja, na altura dos olhos dos consumidores. Os artigos mais procurados podem ser dispostos em locais inferiores, abrindo espaço para a visualização de novos produtos.

Interior da loja

A dúvida sobre como manter uma loja organizada, mesmo em dias de alto fluxo de pessoas, é recorrente. No entanto, também deve ser considerada durante a elaboração das estratégias da empresa.

Para planejar a organização do interior da loja, pense nos caminhos intuitivos que o consumidor pode traçar, procurando coordená-lo para que entre em contato com outros produtos. Evite a poluição visual, retirando artigos repetidos de gôndolas e prateleiras.

Sinalize as áreas da loja, direcionando o cliente para uma boa e fácil visualização dos produtos que deseja. Esses, devem estar limpos, em bom estado e apresentar etiquetas claras e precisas. Lembre-se que os corredores do estabelecimento também devem permanecer livres, possibilitando a circulação de pessoas no local.

como manter uma loja organizada

Se atente também à limpeza do local e condições dos produtos exibidos. Além disso, a falta de reposição dos itens que foram vendidos pode causar a sensação de desordem.

Um ótimo local para ser explorado na organização de uma loja é a área de pagamento. Selecione produtos de preço baixo e que podem ser comprados por impulso e os disponha em prateleiras próximos aos caixas, com o objetivo de elevar o valor de compra do consumidor.

Agora que você já sabe como manter uma loja organizada, que tal conferir o kit para o lojista calçadista planejar o ano? Clique no banner e baixe gratuitamente!

como manter uma loja organizada