Uma loja pode acumular uma série de clientes atendidos regularmente ao longo do tempo. Nesse sentido, é essencial ter um controle das principais informações sobre eles. Para tanto, criar uma ficha de cadastro de cliente é fundamental para oferecer um atendimento personalizado.
O uso desse instrumento exige do lojista a escolha da ferramenta mais adequada e a coleta das informações do seu público durante o processo de vendas. Com a medida, é possível entender melhor o consumidor e construir relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado nessa estratégia? Neste post, você conhecerá 4 motivos para compor uma ficha de cadastro de seus clientes. Confira!
1. Personaliza o atendimento
No atendimento personalizado, os clientes são tratados de modo individualizado e têm mais chance de terem as suas expectativas atendidas. A intenção é criar uma relação de confiança com o consumidor e surpreendê-lo positivamente ao mostrar que a sua loja se importa com ele.
As informações da ficha de cadastro de cliente, como nome, área de atuação, data de aniversário e produtos que mais consome, ajudam a entender as necessidades da pessoa para propor soluções mais eficientes. Como resultado, você terá a percepção de valor elevada por parte do cliente.
2. Possibilita entender melhor o seu público
Com uma ficha de cadastro de clientes bem estruturada, você poderá coletar informações valiosas sobre o comportamento de consumo do seu público. Alguns exemplos são necessidades, frequência de compras e preferências por produtos.
Esses dados são fundamentais para uma tomada de decisão estratégica do setor de controle de vendas, marketing e compras. Além disso, o processo permite que a loja ofereça serviços e produtos mais alinhados às necessidades dos clientes, que serão atendidos de forma mais direta.
3. Facilita o pós-venda
Com as informações de contato dos clientes, a equipe de pós-vendas pode conversar diretamente com os consumidores para compreender com mais precisão o que eles pensam sobre a sua loja. A pesquisa é essencial para suas decisões sobre o posicionamento do seu comércio.
Ao mesmo tempo, você consegue entender se os clientes têm dúvidas e se o produto adquirido solucionou os seus problemas. Esse tipo de informação ajuda a desenvolver um serviço de pós-venda eficiente e com foco na construção de um relacionamento duradouro.
4. Pode aumentar as vendas
Outro motivo para fazer a ficha de cadastro dos seus clientes é a possibilidade de aumentar as vendas. Há duas estratégias que contribuem com esse objetivo: cross-sell e upsell. Os nomes podem parecer complicados, mas o conceito é simples de entender.
O cross-sell consiste em oferecer ao consumidor produtos complementares ou relacionados ao item que ele está comprando. Ao analisar o histórico de compra registrado na ficha de cadastro, a equipe de vendas pode identificar oportunidades para sugerir itens adicionais que agreguem valor à compra.
Já o upsell envolve oferecer ao cliente versões superiores ou atualizadas do produto que ele está interessado em adquirir. Com base nas informações de cadastro e no histórico de compra, é possível visualizar quais opções seriam interessantes para o consumidor e apresentá-las durante o processo de venda.
A ficha de cadastro de cliente é uma ferramenta importante para fazer a captação correta dos dados dos consumidores e otimizar a comunicação. Portanto, não deixe de adotar essa estratégia em sua loja para aproveitar todos os benefícios que ela oferece!
Gostou do post e quer saber mais? Então aprenda a avaliar e melhorar a experiência do cliente na sua loja!