Quem trabalha com varejo sabe que a motivação dos vendedores impacta diretamente na qualidade e quantidade das vendas. Funcionários engajados, que entendem sua importância dentro da empresa, têm conhecimento sobre o produto que vendem e se sentem valorizados, replicam esse sentimento aos cliente, aumentando as chances de converter as vendas.
Para entender melhor a importância disso e conferir dicas de como motivar vendedores, com foco no varejo calçadista, continue na leitura do texto!
A importância de uma equipe motivada
É importante começar tendo em mente que todo negócio é feito por pessoas e que, diferentemente das máquinas, os seres humanos possuem sentimentos, expectativas, experiências e dias bons e dias ruins que também devem ser levados em consideração.
Quando essas pessoas se sentem verdadeiramente enxergadas e acolhidas pela empresa, o clima organizacional fica muito melhor e o comprometimento e a produtividade aumentam consideravelmente, o que também se converte em maior lucratividade.
Se os funcionários estão engajados um com o outro e com os objetivos da empresa, trabalham com propósito e se preocupam mais em se ajudar, manter um bem-estar geral e alcançar suas metas.
Dicas para motivar sua equipe de vendas
A parte de gestão de pessoas de uma empresa é responsável tanto por envolver os funcionários nos objetivos gerais do negócio quanto por capacitá-los e desenvolvê-los enquanto profissionais. As dicas a seguir, portanto, passam por diferentes pontos que abarcam todos esses aspectos.
Garanta ambiente e clima agradáveis
Trabalhar com ambiente e clima organizacional agradáveis significa cultivar uma cultura interna saudável, na qual as pessoas se respeitam, têm liberdade para expressar suas individualidades, contribuir com ideias e praticar uma competitividade saudável, visando incentivo e crescimento.
Uma comunicação de qualidade também é essencial para um clima positivo de trabalho, já que todas as pessoas precisam se entender, compreender o funcionamento e a importância de cada processo no trabalho e, é claro, empresa e funcionários devem estar com suas expectativas alinhadas.
Um ambiente de trabalho favorável não só motiva os funcionários como é um ponto-chave para a atração de novos talentos, o que também é importante em fases de crescimento da empresa que demandam a ampliação das equipes.
Fortaleça a construção do time de vendas
Na hora de montar um time, é importante levar em consideração a necessidade de encontrar pessoas com características distintas e que tenham diferentes pontos fortes. Você pode ter vendedores que sejam mais comunicativos e encantam o cliente pela simpatia, enquanto outros possuem um conhecimento mais profundo sobre o produto, aqueles que são mais persuasivos e profissionais que lidam melhor com crianças, por exemplo.
Quando sua equipe é formada por pessoas com qualidades distintas e que sabem trabalhar juntas e entender melhor como aproveitar os pontos fortes de cada um e superar os pontos fracos, as chances de êxito do time são muito maiores.
Estimule nas equipes, sempre, a colaboração acima da competitividade, para que os vendedores encarem uns aos outros como aliados e não como rivais e estejam sempre se estimulando e prontos para aprender juntos.
Ofereça segurança e benefícios
Os benefícios trabalhistas e segurança no emprego são formas de mostrar ao funcionário que ele é valorizado e enxergado como uma peça importante para o desenvolvimento do trabalho e que não vai ser descartada a qualquer momento.
Pessoas que se sentem valorizadas e possuem segurança no próprio emprego trabalham mais felizes e se sentem mais motivadas a trazerem melhores resultados. Além disso, é claro, os benefícios tornam a sua empresa mais atrativa para novos talentos disponíveis no mercado.
Benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e auxílio creche são alguns que podem fazer toda a diferença na fidelização de seu funcionário e na sua tranquilidade para focar na execução de sua função no dia a dia.
Trabalhe com comissão de vendas
O comissionamento é uma forma de remuneração amplamente utilizada pelas empresas que comercializam tanto produtos como serviços. Neste modelo, o vendedor recebe uma porcentagem do valor de cada venda efetuada como complemento de seu salário mensal.
Trabalhar com esse formato na sua loja de calçados faz muito sentido, visto que ele ajuda a motivar os vendedores a se esforçarem cada vez mais para converter vendas, pensando sempre em novos caminhos e possibilidades.
É importante, no entanto, trabalhar para que este modelo seja utilizado de forma saudável pelo time, e não como forma de competição desenfreada e rivalidade entre os vendedores. Uma forma de driblar esse problema pode ser, por exemplo, pensar também em formatos de comissionamento coletivo, de forma que o percentual é aplicado nas vendas totais da equipe e distribuídos entre todos.
Dessa forma, o trabalho em grupo é reforçado pela responsabilidade em participar e fazer a diferença na somatória de ganhos coletivos e os funcionários, também, passam a incentivar mais uns aos outros e, até mesmo, ajudar na cobrança dos colegas.
Trabalhe com base em campanhas
O trabalho com base em campanhas é muito interessante para dar movimentadas constantes no cenário, trazendo novos objetivos e, com isso, uma nova força de incentivo aos funcionários.
Para criar uma campanha de vendas, comece definindo seu objetivo. Ele pode estar relacionado ao crescimento do faturamento geral, mas, também, a nichos específicos, como aumentar a venda dos calçados infantis ou a quantidade de produtos comprados por cliente.
Essa campanha também precisa ter um período específico de tempo para sua vigência e o ideal é que ela renda premiações para os funcionários que atingirem os objetivos. Os prêmios podem ser bônus no salário, viagens, dias de folga ou até mesmo cursos de especialização e produtos como televisores, computadores e smartphones. O que mais importa é encontrar uma maneira interessante de motivar o funcionário a vender mais e pensar em novas estratégias.
Para que a campanha seja executada da melhor maneira, é importante também estabelecer regras e deixar muito claras as condições para a premiação: todos os que atingirem a meta individual ganham ou apenas aquele que vender mais? Um funcionário que atingir a meta individual ganha o prêmio mesmo que a campanha não tenha a meta total atingida? Tudo isso precisa estar muito bem definido para que, ao final da experiência, o efeito não seja o contrário do esperado, trazendo frustrações e desestimulação às equipes.
Também é essencial que haja o treinamento das equipes para que os objetivos sejam possíveis. Se a meta da campanha é aumentar a venda dos calçados de plástico, por exemplo, pode fazer parte da capacitação uma explicação aprofundada sobre esse nicho, suas particularidades e as vantagens do produto.
Por último, mas não menos importante, a comunicação interna deve salientar a existência da campanha, promovendo sua constante divulgação e, ao final, evidenciando seus resultados positivos e os funcionários premiados.
Monte um plano de carreira para os vendedores
Um plano de carreira é um programa que mostra a cada funcionário o caminho que ele deve percorrer e que atitudes lhe são esperadas para que ele possa avançar nos cargos dentro da organização. Dessa forma, ele não se sente estagnado em uma mesma posição, sem sentir possibilidade de avançar e ser incentivado a se capacitar para subir hierarquicamente.
Para isso, é necessário estruturar internamente quais são os cargos existentes na organização e quais as competências esperadas dos profissionais em cada um deles. A partir disso, deve ser elaborado um documento relativo a cada funcionário que analise em que ponto ele está, quais são suas opções de crescimento e como ele pode alcançá-las.
Esse documento deve ser revisto periodicamente com cada funcionário em reuniões individuais com a coordenação, e o RH também deve acompanhar a situação de perto.
Ofereça cursos e mentorias
Um funcionário também se sente visto e considerado pela empresa quando ela está disposta a investir em sua capacitação. Por conta disso, é interessante que a gestão de pessoas mantenha em seu radar a possibilidade de novos cursos de especialização ou, até mesmo, complementares, como cursos de idioma, e encontre uma maneira de oferecê-los aos seus funcionários.
Quando ele é incentivado pela empresa a se desenvolver, ele também se sente mais motivado a buscar novos treinamentos por si próprio, o que acarreta em funcionários bem capacitados e fazendo a diferença nos resultados alcançados pela organização.
Ofereça prêmios
Assim como nas campanhas específicas, é interessante oferecer prêmios aos vendedores de calçados que mais se destacaram em determinado período de tempo. Dessa forma, todos se sentem vistos, reconhecidos e estimulados a fazer melhor para alcançar o presente e se tornarem destaque.
É possível variar os prêmios de acordo com o período avaliado e o momento da empresa, então não necessariamente precisa ser algo muito grandioso: é claro que uma viagem ou um computador novo são estimulantes, mas muitas vezes um par de ingressos para o cinema já vale como incentivo. Coloque a criatividade para funcionar e ouça os colaboradores para saber em que tipo de prêmio eles estão interessados.
Com essas dicas de motivação de equipes você vai aumentar a satisfação dos seus funcionários, a retenção de talentos e, certamente, o nível de faturamento de sua loja de calçados. Para receber mais conteúdos sobre o segmento calçadista e gestão de pessoas, inscreva-se na newsletter da Daniel Atacado preenchendo o formulário abaixo!