Um dos itens primordiais ao criar um planejamento anual para o varejo calçadista é conhecer a situação atual da empresa bem como entender o contexto na qual ela está inserida.
Nesse sentido, a análise SWOT de uma loja de calçados é uma ferramenta muito útil para mapear as forças e fraquezas internas, além de compreender as oportunidades e ameaças que o mercado oferece no momento.
Continue a leitura para entender como aplicar essa técnica na sua empresa, ter um diagnóstico rápido e aumentar a assertividade ao planejar as ações.
Análise SWOT: estrutura
O conceito por trás de uma análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA, é agregar as informações mais importantes sobre o estado atual da empresa em um só lugar.
SWOT é a sigla em inglês para Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). As iniciais das palavras traduzidas dão origem ao termo FOFA.
A estrutura é simples: uma área dividida em quatro partes (ou quadrantes) principais vai abrigar cada uma das letras da sigla. Os envolvidos nessa análise, então, preenchem os campos.
![Estrutura básica da matriz SWOT.](https://5447e4.a2cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2019/12/analise-swot-de-loja-de-calcados-matriz-estrutura.jpg)
Do lado esquerdo, ficam os aspectos positivos, com os desafios à direita. Os dois espaços superiores são destinados a características internas de competência exclusiva da loja, enquanto os de baixo estão relacionados a fatores externos.
Como fazer uma análise SWOT
Agora que a estrutura da matriz foi exposta, vamos passar algumas dicas sobre como preenchê-la, a fim de obter os melhores resultados a partir da análise das informações.
Forças
Começando pelas Forças (Strengths): esse ponto diz respeito aquilo que a empresa tem de vantagens competitivas no âmbito interno. Ou seja, trata-se de tudo o que a loja de calçados faz certo e muito bem feito.
Alguns exemplos podem ser:
- Modelo de gestão sólido e com excelência
- Processos internos bem definidos
- Clientes fidelizados
- Forte presença da marca
- Fornecedores e produtos de qualidade
Fraquezas
Em seguida, é preciso listar os pontos fracos da empresa, referentes ao desempenho das atividades internas. Listar as Fraquezas (Weaknesses) de forma honesta é fundamental para traçar um panorama do que precisa ser ajustado.
Entre as opções, podemos listar:
- Alta rotatividade de funcionários
- Poucas reservas de capital
- Falta de estrutura física para crescimento
- Localização desfavorável do ponto de venda
Os pontos fortes e fracos de uma empresa de calçados envolvem desde a operação do dia a dia até os aspectos da administração geral, recursos humanos e a própria infraestrutura da loja.
Oportunidades
Terminada a análise interna, a matriz FOFA vai examinar o contexto no qual o negócio está inserido. As Oportunidades (Opportunities) reúnem tudo o que está acontecendo no mercado, que pode ser benéfico para a loja de calçados.
Exemplos de oportunidades:
- Saída de concorrentes
- Mudanças favoráveis nos impostos sobre calçados
- Crescimento do número de consumidores
- Lançamento de novos sofwares para melhorar a gestão
Ameaças
Por fim, as Ameaças (Threats) ocupam o último campo da análise SWOT, com os elementos de mercado que podem representar algum perigo para o crescimento da loja de calçados.
Como ameaças, podemos listar:
- Chegada de novos concorrentes
- Projeção de retração na economia
- Maiores taxas para importação/exportação
- Mudanças rápidas nas tendências de moda
Em um plano de ação, saber quais são os fatores externos de influência é essencial para guiar o planejamento no sentido de evitar os imprevistos e aproveitar os sinais favoráveis à empresa.
Depois de discutir entre a equipe da loja e encontrar todos os pontos, a análise SWOT deve produzir um documento semelhante ao seguinte:
![Exemplo de matriz SWOT preenchida.](https://5447e4.a2cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2019/12/analise-swot-de-loja-de-calcados-matriz-preenchida.jpg)
Por que aplicar uma análise SWOT?
Reunindo todas essas informações em um só lugar, a empresa terá em mãos um resumo dos pontos positivos e negativos do negócio. No futuro, os dados serão utilizados para direcionar os próximos passos.
A análise SWOT é o primeiro passo para entender a real situação da loja de calçados. Sua principal vantagem é a simplicidade: basta uma folha de papel dividida em quatro quadrantes, uma caneta e uma reunião entre a equipe.
Para empresas que estão começando sem recursos financeiros abundantes, essa é uma ótima alternativa para tirar ideias de ações a curto e médio prazo, corrigindo erros e potencializando acertos.
Se a sua empresa está na fase de analisar resultados e se preparar para um novo ciclo de planejamentos, experimente utilizar a matriz FOFA nesse processo. Se feita com sinceridade e isenção, com certeza a loja conseguirá boas ideias para o futuro.
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