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Campanha de Dia das Crianças: como vender mais

As datas comemorativas são extremamente importantes para o comércio, já que têm potencial para aumentar consideravelmente o número de vendas. Não basta, no entanto, contar que esse impacto positivo já é algo garantido e cruzar os braços: nessas épocas, a concorrência fica ainda mais acirrada e é preciso se planejar para se destacar!

Neste post, você confere ideias de ações que fazem sentido em uma boa campanha de Dia das Crianças no varejo calçadista, tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais. Siga na leitura!

1. Faça o planejamento

Não existe boa execução sem planejamento. Toda ação precisa ser cuidadosamente elaborada para que seus resultados sejam atingidos — e mensurar as metas para esses resultados, inclusive, é uma etapa importantíssima da campanha, já que é preciso saber onde se quer chegar.

Para começar, é preciso entender muito bem o seu negócio, o público-alvo e os caminhos possíveis. A partir de então, é hora de colocar no papel todos os pontos que devem ser levados em consideração para que a estratégia se desenvolva, como as ações que serão aplicadas, a renovação do estoque e, é claro, a divulgação. 

campanha de dias crianças - planejamento
O planejamento é o primeiro passo da estruturação de uma campanha e é fundamental para que ela se desenvolva da maneira esperada.

2. Estude o público-alvo

No momento de se preparar para uma data comemorativa, é preciso estudar ainda mais a fundo o público-alvo de sua loja, entender qual é o seu comportamento de consumo nessa situação específica e se preparar para chamar sua atenção e atendê-lo da melhor forma possível.

No caso do Dia das Crianças, em geral, é preciso se preparar tanto para lidar com mães e pais exigentes, que querem entender melhor sobre o calçado e seus níveis de ergonomia e durabilidade, até tios e amigos, que desejam apenas encontrar um opção interessante de calçado infantil com brinde, por exemplo, e, muitas vezes, não sabem nem quanto a criança calça.

Os vendedores precisam estar muito preparados para lidar com todas essas possibilidades, munidos de todas as informações sobre os produtos para conquistar os mais exigentes e, é claro, com condições de dar sugestões dirigidas aos clientes um pouco mais perdidos. 

3. Crie ações que conversem com o seu público

Entender como o público se comporta vai muito além do momento da conversão da venda: primeiro, é preciso trazê-lo até a loja. Para isso, saiba chamar atenção e engajá-lo com a sua marca para que ela se torne a primeira escolha. 

Promova concursos

Que mãe não gosta de postar belas fotos com seus filhotes? A ideia de um concurso de imagens nas redes sociais é bastante relevante nesse contexto: aproveite para engajar as consumidoras no Instagram, para que elas postem fotos temáticas e marquem a sua loja para concorrer a cupons de desconto ou, dependendo das possibilidades, até mesmo a um par de calçados.

Temas como “mostre como você cuida dos passos de seu filho” ajudam a reforçar, na mente, a inspiração do calçado como presente e da importância que ele tem no caminhar e no desenvolvimento da criança. 

Promoções

Não tem jeito: as promoções são chamarizes essenciais de uma campanha — mas tenha em mente que, muitas vezes, a criatividade fala tão alto quanto o impacto financeiro e pode fazer toda a diferença.

campanha de dia das crianças
Uma boa promoção de Dia das Crianças vai atrair a atenção dos pais e, é claro, alegrá-los!

É possível buscar parcerias com outras empresas para promover brindes interessantes nas compras, como ingressos de cinema e, com isso, aproveitar para criar uma comunicação com base no incentivo de que pais e filhos vivam bons momentos juntos na data.

Engajamento online

Mesmo que a sua loja de calçados seja física, é impossível ignorar a internet. O engajamento online se tornou parte essencial da conquista do público e da jornada de compra, e não dá para deixar de aproveitar as oportunidades que o virtual oferece. 

Entenda em quais redes sociais o seu público está e saiba qual a melhor forma de chamar a atenção dele em cada uma delas. Fique atento também à linguagem utilizada e à boa etiqueta virtual, é claro, para não trocar os pés pelas mãos!

A criação e a distribuição de materiais gratuitos também é uma boa forma de criar um relacionamento online: que tal um quiz sobre o universo infantil para que os pais e crianças respondam juntos? Ou mesmo um infográfico com as características que não podem faltar em um bom calçado infantil. Para ir além, um e-book com dicas de como comemorar o Dia das Crianças em família também é uma excelente ideia!

4. Prepare o ambiente da loja (inclusive o virtual!)

O visual faz toda a diferença no varejo calçadista. Uma loja limpa e organizada, que possibilita que os consumidores consigam visualizar os produtos expostos com clareza e tranquilidade, já faz a diferença, mas decorações relacionadas à data também são um chamariz importante.

Pense nas emoções positivas que cada elemento pode causar nos consumidores e, nesse caso, é interessante criar oportunidades que conversem tanto com os adultos quanto com as crianças, afinal, em algum grau, elas participam da jornada de compra. 

Para além de uma decoração festiva, vale apostar em estratégias como a montagem de um pequeno parquinho na loja, caso haja espaço, ou mesmo da contratação de um carrinho de pipoca ou algodão doce. Alguém fazendo esculturas de bexiga ou pintura facial para as crianças enquanto os pais são atendidos também pode fazer a diferença!

campanha de dia das crianças
Prepare o ambiente da loja para chamar a atenção dos pais e dos pequenos com uma boa decoração de Dia das Crianças e, se possível, atividades!

E se a sua loja for online, não pense que esse tópico não serve para você! O ambiente virtual também é um ambiente, afinal de contas, e, portanto, precisa receber igualmente bem os seus consumidores. 

Prepare o site para a data colocando os calçados infantis em destaque, facilitando a jornada de compra do consumidor. É possível também pensar em banners que chamem a atenção para o assunto e, caso haja a possibilidade de desenvolver materiais virtuais gratuitos como os sugeridos no tópico anterior, convide o cliente a baixá-los. 

Tome cuidado, no entanto, para não poluir o site, torná-lo pesado para o carregamento e acabar afastando o público. Se for o caso, crie um hotsite* específico para a data e convide os consumidores interessados para se dirigirem diretamente a ele, onde poderão encontrar não só os produtos, mas também conteúdos direcionados. 

*Um hotsite, que em tradução literal significa “site quente”, é um site criado para fins específicos com prazo de validade, ideal para a realização de campanhas. 

5. Divulgue as ações de marketing

A divulgação é uma etapa essencial de toda ação de marketing, já que não faz o menor sentido pensar em diversas estratégias se elas não chegarem ao conhecimento do público. Entenda em que lugares e de que maneira o seu público consome informações para garantir que ele fique sabendo das suas propostas.

Estruture uma sólida campanha de divulgação, utilizando as ferramentas virtuais como aliadas, para ter certeza de que todo o trabalho não será em vão. Para começar, é preciso definir os canais que serão utilizados, qual o público-alvo de cada um, a linguagem a ser utilizada e o investimento necessário. 

6. Prepare muito bem o seu estoque

O objetivo final das ações da sua campanha é vender mais, certo? Então garanta que sua loja estará preparada para isso! Já imaginou construir toda uma estratégia voltada para atrair o cliente e, quando ele chega ao momento da conversão, o produto está em falta?

É claro que um caso ou outro são inevitáveis, mas é importante alinhar o seu estoque às expectativas de resultados. Estude as tendências para entender quais são os produtos que não podem faltar, ofereça variedade de modelos e tamanhos e, caso sua loja ofereça diferentes canais de venda, garanta que a comunicação entre eles esteja alinhada: pega muito mal vender um produto online, por exemplo, e depois se dar conta de que ele não está mais disponível porque foi vendido na loja física. 

Encontrar bons fornecedores atacadistas também é uma etapa essencial da preparação do estoque. A Daniel Atacado é uma representante exclusiva dos calçados Grendene que atua há 30 anos no setor calçadista, possui lojas físicas em São Paulo e, por meio do e-commerce, atende o Brasil inteiro! Para preparar o seu estoque de Dia das Crianças comprando calçados infantis no atacado, é só clicar no banner abaixo: