A equipe de uma loja é capaz de impactar diretamente os resultados obtidos, dependendo do trabalho feito. Por isso, é fundamental saber como contratar um funcionário para que o negócio encontre as pessoas certas e prospere.
Existem diferentes tipos de contratação, como em jornada integral ou parcial, que podem funcionar nesse contexto. Mas entender somente isso não basta. A gestão deve compreender o que ela precisa em seu time, os processos até a efetivação e como acolher os novos colaboradores.
A seguir, você descobrirá detalhes sobre cada uma das etapas. Então veja como contratar um funcionário para a sua loja de calçados!
Defina o perfil profissional
Antes de ir ao mercado em busca de novos talentos, trace claramente o que a empresa precisa em termos de recursos humanos. Assim, pense nos conhecimentos, experiências e habilidades necessárias.
O varejo tem certas particularidades, não é mesmo? Logo, boa comunicação, negociação e empatia são características frequentemente requisitadas de vendedores. Mas você pode ir além dessa definição e traçar o perfil profissional com as demandas específicas da função e do seu negócio.
Estabeleça um processo seletivo
Agora que já existe uma lista de critérios, defina um processo seletivo que ajude a encontrar os profissionais certos. O primeiro passo é determinar onde procurar por eles. Por isso, determine canais para divulgar a vaga — como sites, redes sociais e internamente.
Em seguida, estabeleça que informações coletar, além do método utilizado para isso, como e-mail ou formulários digitais.
Logo depois, defina linhas de corte para usar ainda durante a triagem e análise de currículos. Isto é, tenha em mente os requisitos mínimos que devem ser atendidos para o candidato prosseguir no processo.
Só então convide as pessoas mais adequadas para as entrevistas, cujo foco é a observação de competências técnicas e comportamentais. Dinâmicas e avaliações práticas também podem ser feitas, quando for o caso.
Vale destacar que as particularidades do negócio influenciam nas exigências e na complexidade da tarefa, está bem?
Faça um bom onboarding
Depois do processo seletivo, chega o momento de contratar o colaborador. O trabalho demanda cuidados especiais para adaptar o profissional à organização. É aí que entra o onboarding, ou seja, a integração do funcionário à empresa.
Ainda que essa seja uma tarefa habitual, é preciso ter certos cuidados, como:
- fornecer informações e materiais necessários ao contratado;
- já no primeiro dia, apresentar o novo integrante aos colegas e explicar a cultura organizacional;
- facilitar o acesso a sistemas e fornecer um guia sobre políticas e procedimentos;
- ao longo das primeiras semanas, promover cursos, treinamentos e mentorias.
Um onboarding bem-preparado é capaz de acelerar a adaptação e fortalecer o comprometimento do colaborador. Dessa maneira, a parceria pode se estender, diminuindo a rotatividade de profissionais e gerando resultados positivos.
Você viu que saber como contratar um funcionário é bastante útil. Afinal, a definição do perfil, o estabelecimento dos processos e um bom onboarding podem levar as pessoas certas para o seu negócio.
Você já tinha essas etapas estabelecidas em sua loja de calçados? Deixe um comentário contando as práticas do seu varejo!