Todo profissional precisa continuar se especializando para garantir que seu desenvolvimento na área seja um sucesso. No varejo calçadista, uma das melhores formas de fazer isso é investindo em cursos para vendedor.
Atualmente, existem inúmeras plataformas online que disponibilizam materiais para você se profissionalizar sem sair de casa, o que é ótimo para pessoas com uma jornada mais corrida. Dessa forma, podem fazer o curso de vendedor quando for melhor.
Caso você seja o responsável por uma equipe de vendas, saiba que investir em uma formação para os colaboradores é uma ótima maneira de aumentar seus resultados.
Você pode criar grupos de estudos para debater o que foi aprendido, como as lições podem ser implantadas no dia a dia e até aproveitar o momento para pensar em inovações junto aos vendedores de calçados. Apenas lembre-se que esta atividade deve ser encaixada na carga horária dos profissionais.
Geralmente, um curso para vendedor de loja foca em como abordar o cliente, em como ser um profissional mais capacitado, em técnicas de vendas e, claro, em como utilizar tudo isso para aumentar o faturamento.
Quer investir em um treinamento? Então continue a leitura e confira nossa seleção de 10 cursos onlines de vendedor para se especializar agora mesmo! Algumas opções, aliás, são gratuitas!
1. Curso de vendedor de loja – Certificado Cursos Online
Esse é um curso grátis e online que demonstra como você não precisa pagar caro para ter acesso a conteúdo de qualidade. Após as aulas, você consegue um certificado de 30 horas, que pode ser utilizado para atividades extracurriculares, para enriquecer seu currículo e até para demonstrar como você tem ido atrás de capacitação.
![Mulher fazendo curso para vendedora pela internet.](https://5447e4.a2cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2020/12/shutterstock_1681616164-1.jpg)
É um curso livre, com mais de 3.000 alunos matriculados, e extremamente completo, passando pelas seguintes lições durante as aulas:
- Principais requisitos para ser um profissional qualificado no varejo
- Qual o futuro do vendedor de loja
- Como realizar um bom atendimento ao cliente
- Principais técnicas de vendas
- 8 atitudes para ser um vendedor de sucesso (descritas de forma específica)
- Quais os objetivos da equipe de vendas?
- Como estruturar uma boa estratégia para o setor de vendas
- Como gerenciar as vendas
- O que significa “atendimento”?
- Como realizar uma abordagem e uma sondagem adequada do cliente
- Como demonstrar um produto da melhor maneira
- A melhor forma de fechar uma venda
- A importância do relacionamento com o cliente
- Métodos e técnicas para implementar pós-venda
- Como fidelizar clientes
Ou seja: é uma ementa de ouro! As aulas são completas e partem do início, ensinando como ser um bom vendedor, falando sobre maneiras de aumentar as vendas por meio de estratégias e finalizando com dicas de fidelização e de pós-venda. Tudo isso por meio de um curso online e com direito a certificado!
2. Como vender mais e melhor – Sebrae
Esse curso de vendas é mais focado em faturamento e em aumento de resultados, como o próprio nome sugere. Ele parte do pressuposto de que vender mais é, automaticamente, vender melhor, de forma que capacitar o profissional é a forma mais interessante de crescer.
É uma formação online e gratuita, com oito horas de duração e 30 dias para concluir após o início. Ele reúne aprendizados sobre como lidar com o consumidor no momento da compra, como compreender suas necessidades e como encantá-lo, tudo desenvolvido com foco em estratégias de venda e no comportamento humano.
São seis módulos desenvolvidos para que vendedores e gestores entendam quais aspectos influenciam uma venda e como o desenvolvimento e a motivação da equipe estão ligados aos resultados. As aulas contemplam:
- É mais proveito vender mais ou vender melhor?
- Tópicos sobre o profissional de vendas
- Como conquistar clientes
- Como definir ações de vendas
- Qual a melhor forma de gerar resultados
- Considerações sobre o mercado
O curso conta, também, com certificação digital para comprovar que ele foi concluído e que os profissionais passaram por cada uma das aulas.
3. Como vender pela internet na crise do coronavírus – Sebrae
Com a pandemia do coronavírus, a transformação digital foi acelerada e muitas lojas tiveram que começar a desenvolver ações online, seja pelas redes sociais, por marketplaces ou até por e-commerces. Com isso em mente, o Sebrae preparou um curso exclusivo sobre como vender pela internet durante a crise ocasionada pelo COVID-19.
As lições partem do início, explicando porque a internet é tão importante para o avanço da sua loja de calçados, quais as melhores técnicas para redes sociais, como desenvolver sua presença digital e, claro, como vender no mundo digital.
![Homem realizando a seleção de calçados para vender online.](https://5447e4.a2cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2020/04/como-vender-no-marketplace-produtos.jpg)
As aulas são completamente online, gratuitas e possuem duração de apenas quatro horas. A partir do momento da inscrição, você tem 15 dias para realizá-las e tirar seu certificado digital. A ementa contempla:
- É válido colocar minha loja na internet?
- Como definir seu público-alvo no mundo digital
- Como começar em diferentes plataformas (redes sociais, marketplaces e lojas virtuais)
- Como atingir novos mercados
- Estratégias focadas em Facebook e em Instagram
- Como usar o WhatsApp para vendas
- Como receber pagamentos de vendas online
- Em quais canais realizar seus anúncios
O curso do Sebrae é uma boa maneira de se familiarizar com assuntos básicos por trás do marketing digital de forma rápida e prática.
4. Customer success: como conquistar e manter clientes – Sebrae
Também desenvolvido pelo Sebrae, esse curso é focado, especialmente, no cliente. Ele volta o olhar para o conceito de customer success, uma abordagem empresarial que coloca o cliente no centro de todos os processos da loja de calçados (ou de outros negócios).
Com apenas duas horas de duração, essa formação também é completamente gratuita e tem o prazo de 15 dias para ser concluída (após o início). Os módulos são baseados nos seguintes tópicos:
- O que é customer success
- A importância em implementar o modelo de customer success
- Quais os benefícios do método
- Passo a passo para implementá-lo
- Quais métricas e indicadores acompanhar para ter uma noção de sucesso
- O retorno sobre o investimento por trás do customer success
O curso também conta com certificação digital e é 100% online. Por isso, não é necessário um investimento, além de tempo, para realizá-lo.
5. Marketing digital para empreendedores – Sebrae
A última opção de curso do Sebrae presente na nossa lista é voltado para comerciantes e empreendedores que querem iniciar o trabalho de marketing digital para a loja de calçados.
Com duração de apenas duas horas, totalmente gratuito e certificado digital disponibilizado após a finalização da formação, o único requisito para obter sucesso no curso é aproveitar as aulas e realizá-las em até 15 dias após a matrícula.
O principal objetivo das lições é dar um direcionamento para que você comece a desenvolver o marketing digital, portanto os seis módulos contemplarão tópicos mais básicos:
- Introdução ao conceito de marketing digital
- Como desenvolver uma estratégia de marketing digital na sua empresa ou loja
- O que é inbound marketing
- O que é vendarketing
- Principais métricas do marketing digital
- Como montar um departamento de marketing digital na sua loja
É uma opção bastante completa e ótima para iniciantes, partindo de conceitos simples e indo até a consolidação da área de marketing online dentro do seu negócio. Tudo isso de forma rápida e prática!
6. Curso de atendimento ao cliente – Prime Cursos
Mais uma opção gratuita, essa formação é desenvolvida a partir do pressuposto de que crescimento está diretamente ligado com um atendimento excepcional, de forma que realizar uma boa abordagem é uma regra de mercado.
O curso explica como realizar um bom atendimento e ensina técnicas para fidelizar clientes e divulgar sua marca. Assim você aprende todo o processo para implementá-lo na loja de calçados! O conteúdo é desenvolvido para atender os seguintes tópicos:
- Qual a diferença entre atender bem e tratar bem
- Erros mais comuns na hora do atendimento
- Como satisfazer o cliente
- Como ir além das expectativas do seu consumidor
- Qual a melhor maneira de lidar com situações e clientes difíceis
- Como realizar uma análise psicológica do perfil de consumidor
- Estratégias para fidelizar clientes
- Como estruturar uma pesquisa de satisfação
- Como criar um gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM)
- Apresentação dos 10 mandamentos do bom atendimento
O curso é mais longo, com duração total de 30 horas. Não existem pré-requisitos para iniciá-lo e, ao final, você receberá uma certificação.
7. Ações eficazes em vendas – Senac
Desenvolvido pelo Senac, esta opção de curso online visa aperfeiçoar (e, por isso, é interessante já ter noções básicas sobre atendimento) conhecimentos em relação às práticas de vendas, melhorando o fluxo e a negociação.
O curso possui carga horária de 20 horas e cede certificação, desde que o aluno acerte mais de 70% das questões na prova final. Após a matrícula, você tem 30 dias para realizar todas as lições. A ementa do curso aborda temas como:
- Como realizar um atendimento de qualidade
- Atendimento para pessoas com deficiência (PCD) e acessibilidade na abordagem de vendas
- Ações para atendimento
- O que é e como melhorar a experiência de compra
- Como realizar negociações em vendas
- Fatores importantes no desenvolvimento das vendas
- A importância de conhecer os produtos e os serviços
- Porque é importante ter conhecimento de mercado
- Quais as melhores técnicas de vendas
- Fases da venda: pré, durante e pós
Ao contrário das outras opções, essa precisa de um investimento de R$ 86,42, valor que pode ser dividido em até três vezes no cartão de crédito (dados de novembro de 2020).
8. Técnicas de fidelização: fazendo o cliente voltar
Esta formação foca os conhecimentos no conceito e nas técnicas práticas para fidelizar clientes, sendo indicada para profissionais que atuam nos mais diferentes nichos de comércio. Os tópicos abordados são:
- O conceito de fidelização e sua relação com o cliente
- Como contornar possíveis problemas
- Qual a melhor maneira de encantar o cliente
- Como desenvolver programas de fidelização
A duração completa é de 20 horas, de forma que, após a matrícula, o vendedor tem até 30 dias para realizar as aulas e a prova final. A certificação é cedida se 70% da avaliação estiver correta.
![Vendedora passando o cartão para cliente na loja de calçados.](https://5447e4.a2cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2020/12/shutterstock_1298676097-1.jpg)
O curso custa R$ 86,42 e pode ser pago via boleto ou dividido em três vezes no cartão de crédito (dados de novembro de 2020).
9. Técnicas campeãs de vendas – Senac
Último curso desenvolvido pelo Senac da nossa lista, o foco deste é instruir vendedores para que tenham uma carreira repleta de sucesso.
Para isso, explica a melhor forma de apresentar soluções para clientes e como lidar com desafios no ambiente de vendas sob a perspectiva pessoal e profissional dos envolvidos (vendedor, consumidor, gerentes, entre outros). O conteúdo programático aborda, ao todo, os seguintes tópicos:
- Desafios detalhados do ambiente de vendas
- Quais as características do campeão de vendas
- Qual deve ser o comportamento do campeão de vendas
- Como realizar boas negociações
- Métodos e técnicas para lidar com objeções
- Como construir uma carreira de sucesso na área de vendas
As lições duram 20 horas e devem ser concluídas até 30 dias após a matrícula. Para conseguir a certificação, o aluno precisa acertar 70% da prova final. O investimento para esse curso é de R$ 86,42, valor que pode ser dividido em três vezes no cartão (dados de novembro de 2020).
10. Os 3 pilares das vendas – Thiago Concer
Estruturado por Thiago Concer, um dos maiores palestrantes da área de vendas do Brasil, esse curso passa pelos três pilares das vendas: prospecção, objeções e fechamento.
É indicado para lojistas que querem novos clientes, pois explica a melhor forma de atingir seu público e como transformá-lo em consumidor. O palestrante parte do pressuposto de que não existe espaço para amadores em vendas atualmente, de forma que é preciso se capacitar para ter sucesso.
O valor do curso é de 12x de R$ 97,14 (dados de novembro de 2020) e, se você se arrepender em até sete dias, Thiago garante o reembolso sem questionamentos em seu site. Os módulos abordam os seguintes temas:
- Como e onde encontrar novos clientes
- Qual a melhor forma de contornar as objeções feitas pelo cliente e vender mais
- Quais as técnicas de fechamento que são um sucesso
Além dos módulos principais, você ainda tem direito aos materiais bônus criados por Thiago:
- Gravação de mentoria do esquadrão de vendas de Thiago
- Acesso ao livro “Vendas não ocorrem por acaso”
- Acesso à ferramenta dos três C’S
- Palestra sobre os três pilares das vendas
- Palestra sobre como formar e treinar seu próprio esquadrão de vendas
- Acesso às lives do Instagram feitas por Thiago
Realizar um curso para vendedor é uma das melhores formas para continuar se desenvolvendo na área. Assim, continua dentro das tendências do mercado e aplica técnicas conectadas com o comportamento do consumidor vigente.
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