A gestão de estoque é um processo que envolve o controle e a supervisão de produtos que uma loja vende. Assim, é possível garantir que as demandas dos clientes serão atendidas, e evitar falta ou excesso de mercadorias.
Na prática, saber como fazer uma boa gestão de estoque ajuda lojistas a atender aos pedidos dos consumidores, garantindo a sua satisfação, e colabora com a saúde financeira do negócio. Mas como fazer esse gerenciamento de forma eficaz?
Para essa tarefa, acompanhe os tópicos a seguir e confira as melhores práticas para fazer uma boa gestão de estoque no seu comércio!
Crie classificações para organizar os produtos
A primeira medida para realizar a gestão de estoque é organizar os produtos conforme as classificações, que você mesmo pode estabelecer. No caso de uma loja de calçados, por exemplo, é possível fazer isso a partir de itens, como:
- cor;
- marca;
- modelo;
- preço;
- tamanho.
Também é interessante organizar o layout do estoque para facilitar o acesso aos produtos mais vendidos, por exemplo.
Mantenha o espaço físico organizado
Ligado ao ponto anterior, é importante que o espaço físico do estoque esteja sempre organizado, de acordo com as categorizações definidas. Não basta que isso aconteça quando chegarem novos produtos na loja, por exemplo.
Por esse motivo, é necessário que os funcionários sejam orientados e treinados nesse sentido. Dessa maneira, é possível manter o estoque sempre em ordem e fazer uma gestão mais eficaz.
Controle as entradas e saídas
Outra ação relevante ao pensar em como fazer uma boa gestão de estoque é controlar todas as entradas e saídas de produtos em tempo real. Com isso, você pode entender de forma mais clara quais mercadorias são mais vendidas e quais costumam ficar mais tempo paradas.
Essas informações contribuem para você conseguir tomar decisões mais adequadas e embasadas sobre quais produtos investir para a sua loja.
Utilize um software de gestão
Como você viu, para fazer um gerenciamento de estoque eficaz no comércio, é preciso acompanhar e analisar diferentes tipos de dados. Realizar essas tarefas apenas com papel e caneta, por exemplo, além de não ser muito prático, pode resultar em erros.
Logo, procure utilizar um software de gestão para auxiliá-lo. Essa tecnologia costuma ser uma grande aliada, facilitando e otimizando o seu trabalho.
Faça promoções estratégicas
É natural que alguns produtos não façam tanto sucesso entre os consumidores. Porém, você não deve deixá-los para trás. Afinal, eles representam dinheiro parado e ocupam espaço no estoque — no final, essas questões podem resultar em prejuízos.
Ao fazer a gestão de estoque, administre mercadorias antigas e considere realizar promoções ou liquidações para conseguir vendê-las — e liberar espaço de armazenamento.
Fique de olho no mercado
Por fim, não deixe de monitorar o mercado em que você atua, incluindo as últimas tendências e as sazonalidades. Dessa forma, você pode se preparar melhor para as demandas e organizar o estoque da sua loja adequadamente.
Aprender como fazer uma gestão de estoque eficiente é uma medida de grande importância para os resultados de um comércio. Com as dicas deste artigo, você conheceu as principais orientações para essa tarefa. Portanto, não deixe de colocá-las em prática no seu negócio.
Gostou do post? Quer conferir mais conteúdos como esse? Siga as nossas redes sociais — Instagram, Facebook e YouTube!