Engajar e gerar recorrência de compras dos clientes é o objetivo de diversas empresas, já que a prática pode aumentar as vendas e proporcionar mais previsibilidade de receita. Nesse sentido, investir na criação de um programa de fidelidade pode ser uma estratégia interessante.
Isso acontece porque ele gera benefícios especiais para os clientes que derem preferência para o seu negócio — como brindes, descontos e serviços exclusivos. Para lojas de calçados, ter um programa de fidelidade costuma ser um caminho para se destacar diante da concorrência e fortalecer a marca.
Quer saber como montar um programa de fidelidade na sua loja de calçados? Acompanhe a leitura deste artigo!
Conheça o seu público
Antes de começar a montar o seu programa de fidelidade, é preciso ter uma boa compreensão do seu público-alvo. Afinal, analisar preferências e padrões de consumo pode ajudar a sua empresa a montar uma iniciativa que seja atraente para os consumidores.
Por exemplo, se sua loja de calçados é focada em modelos esportivos, o público-alvo é diferente daquele de uma marca que trabalha com moda casual feminina, certo? Consequentemente, os hábitos de consumo dos clientes são diversos.
Partindo dessa análise, você entenderá como criar um plano de benefícios e recompensas que sejam relevantes para o público-alvo da campanha. Além disso, será possível definir como as compras serão pontuadas e as regras para resgatar os benefícios.
Defina as recompensas
Entendendo seu público, é hora de criar as ofertas para o programa de fidelidade da sua loja de calçados. Aqui, há diversos pontos de atenção, como o tipo de programa, que pode ser de acúmulo de pontos, de níveis para os clientes etc.
Não pense apenas no tipo de programa, mas também na forma como os consumidores serão recompensados pela fidelidade. Estratégias como descontos cumulativos para um novo calçado ou mesmo um prêmio após alcançar determinado nível no programa podem ser alternativas interessantes.
Para definir as recompensas, é essencial apresentar benefícios que realmente sejam vantajosos para os clientes e que estimulem novas compras. Caso contrário, eles podem não se sentir motivados a priorizar sua loja no futuro.
Divulgue o programa
Além de criar o programa, é preciso divulgá-lo. Tenha em mente que é necessário que seus clientes saibam que essa oportunidade existe para começar a aproveitar as vantagens — aumentando suas vendas.
Outro ponto positivo é que a boa divulgação do programa tende a gerar sensação de “fear of missing out” (FOMO) — medo de ficar de fora, em português. Ou seja, aquelas pessoas que não são seus clientes recorrentes podem se engajar com sua loja para não perderem oportunidades exclusivas.
Ainda, se você usar um aplicativo, cartão da loja ou contar pontos pelo site, é válido ensinar como essas ferramentas funcionam. Assim, os consumidores saberão como aproveitar os benefícios.
Por fim, saiba que os programas de fidelidade não funcionam apenas para quem vende ao consumidor final. Como lojista, você pode se beneficiar com campanhas voltadas ao mercado de calçados, como o “Clube Lucrar Mais”, do Daniel Atacado.
Ele está acessível para todos os lojistas a partir da primeira compra. Basta fazer o cadastro no site para aproveitar benefícios especiais, como cashback cumulativo.
Ao longo deste conteúdo, você entendeu mais sobre a importância de ter um programa de fidelidade em sua loja de calçados e como montá-lo. Agora, use essas dicas para estruturar o seu planejamento e mostrar mais vantagens para os seus clientes.
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