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Como vender calçados no Mercado Livre: dicas para lojistas

Segundo o E-commerce Brasil, o primeiro trimestre de 2021 registrou um aumento de 57,4% nas vendas online, em relação ao mesmo período do ano passado. Vender na internet, portanto, se torna cada vez mais essencial para aqueles que querem obter sucesso em seus negócios.

Além do e-commerce próprio, existem diversas outras maneiras de vender virtualmente. O Mercado Livre é uma plataforma de venda online muito acessada pelos brasileiros e que pode fazer todo o sentido para o seu comércio. Continue na leitura do texto para conferir dicas de como vender calçados no Mercado Livre!

Como funciona o Mercado Livre

Como o próprio nome já indica, o Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que possibilita o livre mercado na internet. Na plataforma, qualquer pessoa pode comprar, anunciar e vender produtos de forma bastante prática. 

O marketplace, que nasceu em 1999 na Argentina e é o maior da América Latina, já atende a 18 países e reúne milhões de vendedores e compradores de produtos em tempo real.

Seja para comprar ou para vender, é preciso começar criando uma conta gratuita que pode ser tanto de pessoa física como de pessoa jurídica para, então, ter acesso aos serviços. 

Vantagens de utilizar a plataforma

Criar um e-commerce do zero exige muito mais trabalho e investimento para começar a vender online do que usar o marketplace, já que você precisa criar toda a estrutura antes de disponibilizar o site e investir muito em divulgação para que a loja passe a ser reconhecida entre os consumidores. 

Com mais de 76 milhões de usuários ativos, o Mercado Livre está em 8º lugar na lista de sites mais acessados do Brasil em 2020 — e, dentre as primeiras 10 posições, é a única plataforma de vendas, o que deixa claro o seu diferencial de visibilidade entre as concorrentes.

Outra grande vantagem é em relação à infraestrutura, já que todas as ferramentas necessárias para a venda online já estão prontas e disponíveis para uso: desde o momento da divulgação até as possibilidades de pagamento e a integração com os correios para realizar a entrega. 

A confiança dos compradores na plataforma também faz toda a diferença na hora da conclusão de uma compra, e o Mercado Livre é seguro e reconhecido por isso, tanto entre os anunciantes quanto entre os consumidores.

como vender calçados no mercado livre
Os consumidores já conhecem o Mercado Livre e confiam na plataforma para realizar suas compras.

Como anunciar no Mercado Livre

Se você já entendeu as vantagens e decidiu experimentar a venda de calçados no Mercado Livre, confira o passo a passo para começar a anunciar seus produtos:

  1. Para criar a sua conta de pessoa jurídica na plataforma, basta preencher os campos de CNPJ, razão social, e-mail e senha.
  2. Após concordar com os termos e políticas que abrangem os direitos e obrigações dos anunciantes na plataforma, selecione a categoria produtos.
  3. Acione as imagens do produto que você quer anunciar.
  4. Preencha a ficha técnica do produto e insira a descrição.
  5. Preencha as informações comerciais e condições de pagamento.
  6. Preencha o endereço de onde o produto será enviado.
  7. Clique em cadastrar e, então, em anunciar.

Esses, no entanto, são os passos puramente práticos de como lidar com a plataforma para vender. Seguiremos o texto com dicas de como usar o marketplace da melhor maneira possível, buscando o sucesso nas vendas.

Dicas para vender no Mercado Livre

Os tópicos a seguir trazem recomendações de boas práticas para vender online, que aumentam as chances de conversão.

Produza boas imagens dos calçados

A imagem é uma parte importantíssima do processo de decisão de compra. Sendo assim, o ideal é garantir boas fotos que apresentem o produto com o máximo de detalhes possível. Aqui no blog da Daniel Atacado já temos um post inteirinho só sobre esse assunto, caso você queira conferir, mas, em resumo:

  • Garanta que as imagens mostrem com clareza todas as características relevantes do calçado, como seu solado, cadarço e cabedal.
  • Ofereça fotos em diferentes ângulos, para que o cliente consiga visualizar o produto de mais de uma maneira.
  • Atente-se à iluminação, já que fotografias escuras dificultam a percepção dos detalhes e incentivam menos a compra.
  • O cenário e a composição da foto também interferem no resultado! O ideal é buscar o minimalismo, para garantir imagens onde só o produto chame a atenção.

Faça descrições claras e o mais informativas possível

Em conjunto com a imagem, são as descrições dos produtos que vão tirar todas as dúvidas do cliente em relação a eles e, consequentemente, estimular a venda.

Ao elaborar uma descrição, pense nas perguntas que precisam ser respondidas sobre aquele produto. No caso de um calçado, é importante dizer se ele é feminino, masculino ou unissex, quais são os materiais e em qual numeração ele está disponível.

como vender calçados no mercado livre
Utilize o espaço da descrição de produto para inserir as informações importantes de forma clara e direta.

Tenha em mente, também, o público para o qual você está se dirigindo para entender o tom de voz e a linguagem que podem ser utilizados. Em geral, não abra mão de um português correto e claro, que não seja nem formal nem informal demais. Evite, também, o uso de gírias e abreviaturas.

Aproveite esse espaço para evidenciar todas as características e diferenciais do produto, para convencer o consumidor de que ele vale a pena e utilize, também, as estratégias de construção de texto para que o algoritmo consiga ler esse conteúdo, entender sua relevância e distribuí-lo nas ferramentas de buscas (Google, por exemplo). 

Esteja disponível para responder rapidamente

Assim como em uma loja física, os consumidores virtuais também querem ser bem atendidos e ter suas dúvidas sanadas rapidamente. Isso não quer dizer que é necessário manter alguém 24h por dia responsável pelas interações, mas é muito importante que o cliente seja atendido o mais rápido possível.

Defina um período do dia para que esses atendimentos possam acontecer em tempo real e, no caso de perguntas que apareçam fora do horário, mantenha o ritmo de retomar o contato na próxima hora útil.

Garanta uma entrega rápida e de qualidade

A velocidade de entrega do produto também faz muita diferença na efetivação da compra pela internet. Busque oferecer aos seus clientes bons prazos e possibilitar a opção do SEDEX, para que o produto chegue mais rápido a quem tem urgência e está disposto a pagar por isso.

O estado em que a caixa do produto chega é muito importante para as possíveis recompras do cliente, ou mesmo para que ele avalie positivamente e indique seu perfil para outros consumidores. Por conta disso, garanta uma embalagem cuidadosa e segura, para que o produto chegue em perfeitas condições.

vendendo online: cuidado com as embalagens
Assegure qualidade na entrega do produto ao cliente, tanto em relação aos prazos quanto em relação às embalagens.

Incentive o cliente a avaliar seu perfil

As avaliações e comentários positivos são muito importantes para que um vendedor seja cada vez mais reconhecido dentro da plataforma. Para estimular um cliente a parar 2 minutinhos de sua vida e deixar uma avaliação, além de cuidar atentamente de cada etapa de atendimento e venda, você pode oferecer recompensas como desconto em uma próxima compra ou demais benefícios de fidelidade.

Agora que você já conferiu todas essas dicas de como vender no Mercado Livre, prefira trabalhar com calçados de qualidade para garantir a satisfação do consumidor. Acesse a loja virtual da Daniel Atacado, clicando no banner abaixo, para ter acesso a uma enorme gama de produtos Grendene!

2 Comments

  • Alcenir silva quindere , 22 de março de 2022

    Olá Boa tarde, o mercado livre complicou muito nos cadastros de calçados não consigo fazer o anuncio 100% como precisa gostaria de uma explicação sobre como fazer as descrições corretamentes nos calçados, quando colocados a venda . a qualificação sobre os produtos não sobe fica na faixa de 55 a 65 % . Aguardo um retorno muito obrigada.

    • Ricado , 2 de maio de 2022

      Olá Alcenir,

      O segredo é você preencher o maior número de informações possível no cadastro de seu produto. Provavelmente eles analisam aquele cadastro que esteja mais completo para qualificar o ranqueamento.

      Att,

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